Certa entidade pública, no início do ano de 2019, reuniu funcionários e diretores para a elaboração do planejamento estratégico dos próximos quatro anos. Na primeira reunião, trataram de realizar a Análise SWOT ou FOFA. Quando recolheram as sugestões, dadas por escrito, havia uma
folha com a seguinte frase: “o quadro de servidores da instituição é altamente qualificado”. Tendo em vista os conceitos consagrados para o tema, pode-se dizer que a opinião descrita nessa folha se relaciona com a ideia de:
O sistema Just-in-Time trouxe uma nova visão para o processo produtivo. Foi introduzido na empresa japonesa Toyota nos anos 1950 e se tornou uma revolução na maneira de gerenciar estoques. Sendo assim, assinale a alternativa INCORRETA em relação a esse sistema.
São características da organização, EXCETO:
Uma faculdade formou, em 2017, 150 alunos, com um custo total de 1.500.000 reais. Em 2018, a faculdade formou 200 alunos, com um custo total de 2.100.000 reais. Considerando-se apenas as informações apresentadas, é correto afimar que, de 2017 para 2018, a faculdade foi:
Uma organização pública realizou uma pesquisa de satisfação junto aos funcionários. Os resultados indicaram que os funcionários não estão satisfeitos no trabalho. A área de recursos humanos não compreende o porquê dessa situação, pois os funcionários têm estabilidade no emprego e boas condições de trabalho (ambiente seguro e confortável, e carga de trabalho adequada, sem excessos).
Pela teoria de motivação dos dois fatores, de Herzberg, uma explicação para essa situação seria:
Em uma entrevista de processo seletivo, o responsável pela seleção perguntou ao candidato o que o motiva a trabalhar na organização. O candidato respondeu: “Busco reconhecimento e status, e sei que o cargo me dará prestígio e oportunidades de promoção”.
Segundo a hierarquia das necessidades de Maslow, a motivação do candidato é satisfazer necessidades do tipo:
Um importante marco na evolução do pensamento administrativo deu-se com o enfoque contingencial, cuja perspectiva pode ser resumida na frase “não existe uma única maneira indicada de administrar e organizar” (Sobral e Peci, 2013, p. 81). Fortemente baseados em pesquisas empíricas, autores desse enfoque - como Woodward, Lawrence e Lorsch, Burns e Stalker e outros - identificaram fatores de contingência que influenciam a estrutura organizacional e que devem ser considerados pelos administradores, na busca por eficácia organizacional.
São fatores de contingência que influenciam a estrutura:
A visão básica da organização como um processamento com entrada, saída e retroalimentação, que procura estar em equilíbrio dinâmico com o ambiente é característica da
Sobre Compliance é correto afirmar:
I. Já se percebe a elevação do nível de consciência dos executivos, de que “Compliance” é fundamental para manter elevada a imagem e a reputação da organização, bem como, promover a garantia da redução de perdas invisíveis por desvios operacionais, erros involuntários, corrupção e fraudes ocupacionais, entre outros fatores que contribuem com a redução do desempenho dos negócios.
II. O termo “Compliance” tem origem no verbo em inglês “to comply”, que significa “cumprir ”, “satisfazer ”, “executar ”, “realizar o que lhe foi imposto” com integridade, não obstante, compreende o dever de respeitar, de estar em “conformidade” e fazer cumprir regulamentos internos, externos, leis e diretrizes de mercado (regulação – fiscal-financeiro-contábil), com transparência e elevado valor ético, determinantes às atividades da organização empresarial.
III. O termo “Compliance” especifica a execução de um grande conjunto de processos e atividades de controle, fundamentados em diretrizes (guidelines), que ao longo do tempo (mais de 20 anos) tem evoluído, para atender as necessidades da “Governança Corporativa” no cumprimento de suas missões, bem como, no atendimento as melhores práticas de mercado, as determinações de regulação e principalmente dos requerimentos legais, no cumprimento das Leis e Regulamentos nacionais e internacionais.
IV. O importante para o Compliance é que se for adotado um padrão ou norma, que ela seja cumprida, portanto, elas devem fazer parte do processo de análise da conformidade, inclusive jurídica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A autoridade é dispersa aos demais níveis da hierarquia. Assim, a _______________ administrativa acontece quando a maioria das decisões são realizadas pelos níveis hierárquicos inferiores.
É a representação gráfica de um procedimento, problema ou sistema, cujas etapas ou módulos são ilustrados de forma encadeada por meio de símbolos geométricos interconectados.
Na Teoria das Relações Humanas destaca-se o estudo das necessidades realizado por Maslow. As necessidades humanas foram hierarquizadas em uma pirâmide sendo que na base encontram-se as necessidades primárias. São necessidades primárias, EXCETO:
A teoria clássica da Administração traz em seu arcabouço de pensadores Taylor e Fayol. Taylor destacou-se como alguém preocupado com a administração ao nível de chão de fábrica. Já Fayol preocupava-se em
Assinale a alternativa que apresenta somente ferramentas para o controle estatístico da qualidade.
A principal característica deste tipo de departamentalização na estrutura organizacional é o aprimoramento da competência dos funcionários para o entendimento das necessidades do cliente da organização: