O denominado Diagrama de Pareto constitui uma ferramenta que
Segundo Porter (2004), ao enfrentar as cinco forças competitivas, existem três abordagens estratégicas genéricas potencialmente bem-sucedidas para superar as empresas em uma indústria: liderança do custo total, diferenciação e enfoque.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que representa um RISCO de seguir a estratégia de ENFOQUE:
O diretor administrativo de uma organização necessita recrutar um novo colaborador para atuação no departamento de cobrança. Considerando a importância dessa função, a valorização interna da equipe e o conhecimento existente dos colaboradores, a gestão decide fazer uma seleção interna, também conhecida como plano interno, de acordo com Araujo e Garcia (2009).
Analisando o conjunto de vantagens relacionadas à seleção interna, verifique as afirmações abaixo e assinale a alternativa INCORRETA relacionada com o plano interno:
A existência dos elementos “Gerenciamento do escopo, dos riscos, do tempo, da qualidade, da integração", permite afirmar corretamente que se está frente à gestão
Julgue as afirmativas sobre a inovação tecnológica e o processo empreendedor e assinale a alternativa INCORRETA:
Ao relacionar a política empresarial com as estratégias a serem desenvolvidas, observa-se que alguns fatores ou variáveis possuem grande influência no estabelecimento das estratégias organizacionais. Dentre essas variáveis, pode-se destacar a competitividade. Para estabelecer uma estratégia que ressalte as vantagens competitivas da empresa, o administrador deve
O processo de desenvolvimento de um novo produto é uma arte ou uma ciência. Pode-se dizer que os dois componentes estão presentes, com maior ou menor intensidade, dependendo do produto em particular. Entretanto existe uma metodologia específica que divide o processo criativo em etapas. De acordo com esse processo, marque a alternativa correta:
Considerando o início de um planejamento estratégico de marketing, os gestores analisam o princípio da organização, ou seja, um conjunto de elementos básicos que se caracterizam por aquilo que uma organização gostaria de ser no futuro, sua vontade, seus desejos de ser e agir. Nesse contexto, estão disponíveis algumas ferramentas do planejamento estratégico de marketing. Analise as afirmações e assinale a alternativa correta.
De acordo com a abordagem neoclássica da administração, a gestão de um processo administrativo percorre, naturalmente, as quatro funções básicas do administrador, universalmente aceitas - planejamento, organização, direção e controle. Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
I - Direção é a função administrativa que orienta e indica o comportamento dos indivíduos no sentido dos objetivos a serem alcançados;
II - Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais os objetivos a alcançar;
III – Organização é a função administrativa que busca assegurar se os objetivos pretendidos realmente foram alcançados;
IV – Controle é a função administrativa que consiste no agrupamento das atividades necessárias para realizar aquilo que foi planejado.
Poder de comandar outros, para que executem ou deixem de executar algo, da maneira considerada pelo possuidor dessa autoridade, como adequada para a realização dos objetivos da empresa ou do órgão. Essa é a definição de:
Precursora da Escola de Relações Humanas, Mary Parket Follet desenvolveu conceitos de foram redescobertos por estudiosos da administração anos mais tarde. Suas ideias serviram de contraste para a administração científica. Ela abordou temas como
O planejamento, para as organizações, é uma ferramenta fundamental para a orientação de seus cursos de ações, que visam à construção de caminhos rumo aos objetivos almejados. (Kotler e Keller, 2006). Chiavenato (2007) explica que o ato de planejar não significa adivinhar, mas é uma forma de antever alguns eventos. Dividido em estratégico, tático e operacional, quando o planejamento é amplo, envolvente e abrange toda a organização é chamado de planejamento estratégico. Quando desenvolvido em cada departamento, no nível intermediário, é chamado de tático. Planejamento operacional é aquele que se refere a cada tarefa em particular. São considerados planos táticos:
A definição de “qualidade” proposta por Garvin (1992) é resultante de um processo evolutivo e vem passando por uma revolução considerável em diferentes organizações. As propostas elaboradas por este autor são consideradas as mais complexas em relação a outros autores da área. Para ele, a qualidade se define a partir de cinco abordagens principais, quais sejam:
A respeito de conceitos, métodos, técnicas, modelos de gestão e estruturas organizacionais no planejamento estratégico, julgue o próximo item.
Os processos decisórios de organizações verticalizadas compostas por muitos níveis administrativos são geralmente morosos e, consequentemente, os gestores dessas organizações enfrentam grandes dificuldades de acompanhamento da produtividade e da qualidade das suas equipes de trabalho.
Com relação às escolas de planejamento estratégico e aos modelos SWOT e Porter, julgue o item seguinte.
Uma organização que elabora a sua estratégia ancorada em um modelo de pensamento analítico, baseando-se em dados passados e estatísticos para planejar o futuro, adota uma forma de atuação alinhada à preconizada pela Escola Empreendedora.