O processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hieraquia é chamado de
Analise as afirmativas seguintes referentes a conceitos centrais da administração moderna, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Indicadores servem para fundamentar a análise dos resultados obtidos e do próprio processo de tomada de decisão.
( ) Eficácia é a relação entre produtos ou serviços gerados com os recursos consumidos, geralmente sob a forma de custos ou produtividade. Por exemplo, o número de domicílios visitados por agente público por período de tempo, para uma determinada campanha.
( ) Cronograma é uma técnica de representação gráfica que busca descrever um processo em todas as suas etapas e os passos para a conclusão de cada etapa.
( ) A amplitude de controle implica no número de funcionários que um gerente lidera ou comanda. Normalmente a amplitude de controle não é padronizada.
Assinale a sequência correta.
De acordo com a BNCC, no novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações. Isso requer o desenvolvimento de competências para, EXCETO:
No que se refere ao clima e à cultura organizacional, julgue o item.
A cultura organizacional manifesta-se na maneira como os integrantes de uma organização interagem entre si e com o mundo externo.
O objetivo econômico e financeiro de uma empresa é a maximização de seu valor de mercado. Nesse sentido, é correto afirmar que a empresa alcança esse objetivo
Assinale a alternativa que apresenta o conceito básico de administração que é um sistema humano, social e cultural que, através da cooperação, recursos, normas estabelecidas e divisão de tarefas, realiza atividades com o objetivo de alcançar objetivos comuns ou compartilhados.
Acerca de gestão de projetos e solução de problemas, julgue o item a seguir
As atividades referentes ao encerramento de um projeto devem ser identificadas e realizadas apenas após a conclusão do projeto, com a finalidade de permitir reflexões pós-projeto.
Um traço ou uma disposição comportamental do ser humano nos quais há um tipo de adiamento ou atraso da tarefa preterida, sendo a mesma substituída por outra atividade menos importante, dando a frequente manifestação de desconforto por se agir dessa maneira. Tal ação pode ser muito prejudicial na organização do trabalho do dia a dia, impedindo que haja o bom funcionamento das rotinas administrativas.
Assinale a alternativa que se refere ao texto acima.
De acordo com a Resolução Normativa nº 370 do Conselho Federal de Administração, que aprova o Regimento do Conselho Regional de Administração de Roraima, a competência para aprovar balancetes mensais e supervisionar e orientar os atos normativos e executivos é, respectivamente:
Os códigos de ética são entendidos como um conjunto de regras que orientam as pessoas no seu agir, definindo princípios fundamentais, deveres, infrações, obrigações e outras. Assim, todo profissional de Administração no exercício de sua função, de acordo com o Código de Ética, tem o dever de:
Para mudar o clima organizacional, é necessária a transição de uma situação para outra diferente, ou seja, passar de um estado para o outro. A incorporação de um novo padrão de comportamento por meio de suporte e de reforço, de modo que se torne a nova norma, integrando o que foi aprendido à prática atual, caracteriza a seguinte fase:
O gráfico que representa a estrutura formal da organização em determinado momento é o organograma, em que é demonstrada a divisão do trabalho, a relação entre superior e subordinado e o trabalho desenvolvido pelas frações. Assim, o organograma radial é caracterizado na seguinte afirmativa:
Considerando os valores esperados de retorno para os ativos A, B, C e D, assinale a alternativa que apresenta o maior intervalo e maior desvio padrão.

Sobre Administração Científica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Foi a primeira tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração, sendo usada a observação e a mensuração. Contudo é muito criticada por pretender criar uma ciência sem o cuidado de apresentar comprovação científica de suas proposições e princípios. Seu método empírico e concreto traz um conhecimento alcançado pela evidência e baseia-se em dados singulares e observáveis.
( ) Henri Fayol (1841-1925) é considerado o fundador da Administração Científica, suas ideias foram publicadas no livro Administration Industrielle et Générale em 1916, Paris.
( ) A Organização Racional do Trabalho (ORT) foi a resposta às críticas, substituindo os métodos empíricos por científicos. Se fundamenta na: Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos; Estudo da fadiga humana; Divisão do trabalho e especialização do operário; Supervisão funcional; Desenho de tarefas e cargos; Incentivos salariais e prêmios de produção; Conceito de homo economicus; Condições Ambientais de trabalho; Padronização de Métodos e de Máquinas.
( ) Possui características próximas da Teoria das Relações Humanas; a observação metódica e paciente da execução de cada operação de uma determinada tarefa possibilitou eliminar desperdício e proporcionar mais tempo livre ao operário, fortalecendo a ênfase nas pessoas.
Assinale a sequência correta.
Sobre Cultura Organizacional, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Define a maneira como os integrantes da organização devem interagir entre si e com o mundo externo, que tratamento devem dar-se, como devem resolver conflitos.
( ) A análise da cultura organizacional é uma tarefa relativamente fácil, pois todos os seus componentes são observáveis.
( ) Artefatos, linguagem, comportamentos habituais, tecnologia, símbolos, mitos, histórias, crenças e valores são todos componentes da cultura organizacional.
( ) Disfunções na cultura organizacional são desvios no comportamento coletivo, que fazem o papel de degenerações sociais, como entender e processar mudanças ambientais, resiliência à mudança interna, subestimar outros grupos, aceitar outros pontos de vista, passíveis de ocorrer sem causar danos ao ambiente organizacional.
Assinale a sequência correta.