
Considerando os tipos de resistência a mudança, assinale a alternativa que se relaciona com os aspectos psicológicos e emocionais dessa conduta.
A percepção de que o hospital tem diversas áreas e departamentos, mas que precisam funcionar em harmonia para que os resultados sejam alcançados, se relaciona com a capacidade cognitiva de enxergar a instituição como um todo e as relações entre as partes. Isso envolve o pensamento gerencial e analítico, o processamento das informações e a capacidade de planejamento. Enxergar as situações, os padrões amplos e subjetivos, implica conhecer onde um departamento se ajusta na organização como um todo e como a organização se encaixa no negócio ampliado, na comunidade e no ambiente social. Esse conceito refere-se a
São técnicas ou ferramentas utilizadas por empresas para melhor conhecer os seus clientes e o mercado consumidor, exceto:
Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:
Considere que uma determinada empresa faça questão de ostentar, nas suas instalações físicas, nos veículos e nos uniformes dos empregados, a representação gráfica de sua marca, na forma de um trevo de quatro folhas, sendo, assim, reconhecida pelos seus clientes, fornecedores e pela sociedade em geral. Essa circunstância
No que concerne a cultura e clima organizacionais, julgue o item que se segue.
No que se refere aos mecanismos primários de implementação da cultura organizacional, devem-se observar as regras e os rituais, as histórias e os mitos organizacionais, o design e a estrutura organizacionais e os sistemas e os procedimentos organizacionais.
Em relação à satisfação, à motivação e ao envolvimento no trabalho, julgue o seguinte item.
Para aumentar o envolvimento dos colaboradores com o trabalho, uma organização precisará orientar os seus líderes para que tenham cuidado com as relações com seus subordinados, conceder maior autonomia para que realizem suas tarefas e, para tanto, delimitar papéis e orientações de trabalho de modo amplo.
Julgue o item seguinte, referente à gestão da qualidade nas organizações.
Os grupos de pessoas que se reúnem regularmente para discutir e resolver problemas que afetam a qualidade de seus trabalho são exemplos de círculos da qualidade.
Assinale a alternativa que apresenta a definição de qualidade segundo a abordagem com base no usuário.
O processo organizacional contínuo de determinar o agrupamento das atividades se chama departamentalização, que é dependente de uma variedade de forças externas. Há teoricamente tantas atividades para departamentalizar quantas forem as organizações. O tipo predominante de departamentalização de atividade desenvolvida na maioria das organizações é a
O BSC também pode ser entendido como uma metodologia administrativa baseada no equilíbrio organizacional e estruturada em quatro categorias básicas (denominadas perspectivas). Uma delas está voltada para analisar o negócio do ponto de vista do que é básico para alcançar o futuro com sucesso, considera as pessoas em termos de capacidades, habilidades, competências, motivação, empowerment, alinhamento e estrutura organizacional em termos de investimentos no seu futuro. Essa categoria (perspectiva) é a de
Assinale a alternativa que define corretamente o termo ética.
O Planejamento Estratégico apresenta 5 (cinco) características fundamentais. O que não corresponde a uma característica do Planejamento Estratégico?
Com relação à comunicação e a trabalho em equipe, julgue o item subsequente.
Quando os colaboradores precisam de trabalhar em equipe para cumprir as ordens de seus superiores, eles se sentem mais motivados com o trabalho proposto e a tarefa torna-se mais interessante.
Em administração, _______________________ é uma área responsável pela análise e desenvolvimento de sistemas, lidando com um conjunto de técnicas e tendo como objetivo principal promover o bom funcionamento das organizações.
O enunciado acima refere-se a: