São diversos os tipos de embalagem que se aplicam segundo características próprias de um produto. Acerca dessa temática, relacione as colunas, numerando a segunda de acordo com a primeira:
I Caixas de papelão
II Tambores
III Fardos
IV Recipientes plásticos
( ) Permitem a utilização de prensas. É muito suscetível à umidade, especialmente às chuvas.
( ) Facilidade de manipulação, armazenagem, transporte e absoluta proteção que oferece à mercadoria, como atrativos. Alta resistência.
( ) Podem ser armazenadas abertas, ocupando pouco espaço. Rápida selagem
( ) Servem ao transporte de líquidos e materiais a granel. Têm substituído as embalagens convencionais de vidro e madeira, dentre outros.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Para o desenvolvimento de um estudo de arranjo físico, o profissional de OSM pode seguir as seguintes etapas: levantamento da situação atual; estudo das soluções alternativas; consolidação da solução escolhida; e
Quanto à gestão de resultados na produção de serviços públicos, às convergências e diferenças entre gestão pública e gestão privada e ao paradigma do cliente na gestão pública, julgue o item seguinte.
O paradigma do cliente na gestão pública decorre do fato de que os administradores dos serviços públicos estão mais voltados a atender os interesses do Legislativo e do Executivo que os dos cidadãos.
Observe o seguinte organograma:
O número de unidade(s) organizacional(is) representada(s) neste organograma é
Sobre a abordagem das Relações Humanas, analise as afirmativas a seguir.
I. O trabalhador não ser comporta como um ser isolado, mas sim como um membro do grupo.
II. É papel da organização, encontrar criar dispositivos para garantir o equilíbrio homeostático.
III. Não há uma maneira perfeita de se organizar.
Está correto o que se afirma em
A estrutura organizacional reflete
Julgue o item seguinte, referente à cultura organizacional.
Uma cultura forte apresenta como ponto negativo a elevada rotatividade da força de trabalho, devido ao clima interno de alto controle comportamental.
Segundo Berg (2010), “Com a crescente globalização da economia, as pessoas estão interagindo cada vez mais umas com as outras e as empresas estão sofrendo um processo acelerado de mudanças, o que provoca maiores possibilidades de conflitos e divergências. É onde surge a necessidade de administrar conflitos".
Com relação aos conflitos no ambiente organizacional, preencha os parênteses com V para Verdadeiro ou F para Falso:
( ) Conflitos podem ser ocasionados por mudanças na estrutura organizacional ou escassez de recursos.
( ) É importante que todos os conflitos que surjam nas organizações sejam resolvidos da mesma maneira, utilizando-se a padronização de procedimentos.
( ) A competência para que conflitos sejam evitados é de responsabilidade exclusiva dos líderes da organização.
( ) Os resultados obtidos, após situações de conflito no ambiente organizacional, sempre serão negativos para o grupo.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, na ordem em que se apresentam.
Os programas de reconhecimento dos funcionários têm sido muito utilizados por organizações para estimular o alto desempenho de indivíduos e equipes. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de ação ou programa de reconhecimento dos funcionários.
De acordo com Chiavenato (2009), “o recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. [...] Para ser eficaz, o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção.” Segundo o autor, uma das vantagens do recrutamento externo é que:
Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O ambiente de trabalho produz satisfação com o próprio ambiente.
II. O conteúdo do trabalho produz satisfação com o próprio trabalho.
Estão corretas as afirmativas:
A liderança é um conceito bastante complexo. Apesar de existirem muitas teorias, pesquisas e autores que publicam sobre a liderança, é unânime o entendimento de que a “figura do líder” é fundamental para que as organizações consigam mobilizar pessoas, em todos os níveis organizacionais, para o alcance dos objetivos e metas que foram estabelecidos no planejamento estratégico. Sobre as aplicações práticas do conceito de liderança, conforme teoria de House e Dessler, assinale a afirmativa INCORRETA.
Para que as empresas mantenham em sua estrutura
organizacional pessoas comprometidas, produtivas e,
acima de tudo, satisfeitas, é essencial o investimento
em motivação, entretanto, motivar pessoas não é algo
tão simples como muitos gestores imaginam. Motivar
pessoas é um dos maiores desafios do administrador,
pois cada pessoa possui um impulso motivacional
diferente. Para enfrentar este desafio, o administrador
deve acumular experiência e ter conhecimento sobre as
diferentes teorias motivacionais. Sobre uma das
principais teorias motivacionais, a “Teoria das
Necessidades Aprendidas” de MacClelland, relacione
adequadamente as “três necessidades básicas” aos
seus respectivos componentes.
1- Necessidades de poder.
2- Necessidades de afiliação.
3- Necessidades de realização.
( ) Reflete o desejo de interação social. É o desejo de
estabelecer e manter amizades e relações
interpessoais com os outros. A pessoa que possui
esta necessidade coloca o relacionamento social
antes das tarefas de realização pessoal.
( ) É o desejo de controlar e de ser responsável pelos
outros ou de influenciar o seu comportamento.
Leva as pessoas a influenciar as outras e vencê-las
pela argumentação. Dependendo da situação este
tipo de necessidade poder ser “negativo ou
positivo”.
( ) É o desejo de ser excelente, melhor ou mais
eficiente, resolver problemas ou dominar tarefas
complexas. As pessoas com esta necessidade
gostam de responsabilidades e de terem retroação
de seu próprio desempenho.
A sequência está correta em
Organizar o ambiente de trabalho é imprescindível para que as atividades sejam executadas de maneira adequada. São VANTAGENS de ORGANIZAÇÃO do ambiente de trabalho, EXCETO:
“As empresas não funcionam na base da improvisação. E
nem querem depender da sorte ou do acaso. Tudo nelas é
cuidadosamente planejado para que tudo possa ser feito da
melhor maneira possível”. (CHIAVENATO, 2014).
A respeito do planejamento nas organizações é correto
afirmar: