A mudança que se pretende em uma instituição está ligada à dimensão estratégica dessa instituição. Ou seja, o que as instituições definem como situação desejada no processo de resolver seus problemas deverá estar ligado às estratégias e, para alcançá-las ou adaptá-las, as instituições públicas procedem a vários ciclos de transformação, cuja contextualização no campo da gestão das instituições admite duas perspectivas de análise:
Considerando as características da eficiência e da eficácia, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
Sobre a Teoria Contingencial, analise as afirmativas a seguir. I. O sistema é composto por variáveis mutáveis. II. A organização deve focar em controlar variáveis independentes. III. Variáveis independentes devem servir como incentivo à adaptação. Está correto o que se afirma em
No que concerne a cultura e clima organizacionais, julgue o item que se segue.
A cultura organizacional engloba o sistema de normas e valores que origina as políticas organizacionais que moldam o clima organizacional, o qual, por sua vez, revela como o contexto de trabalho afeta os comportamentos dos trabalhadores, sua qualidade de vida e o desempenho das organizações.
Em relação à satisfação, à motivação e ao envolvimento no trabalho, julgue o seguinte item.
O gestor que pretenda usar a teoria da hierarquia das necessidades de Maslow para diagnosticar o nível atual de necessidades dos seus empregados a fim de determinar iniciativas com vistas a satisfazê-las deve ter cautela, pois não há respaldo científico para as cinco categorias da teoria, tampouco para a ideia de preponderância.
Quanto à motivação, à organização e ao gerenciamento de reuniões, julgue o item subsequente.
Segundo a teoria dos dois fatores de Herzberg, os fatores higiênicos estão localizados no ambiente que rodeia as pessoas, abrangem as condições em que desempenham seu trabalho e apenas evitam a insatisfação do empregado.
Detrminado órgão público realizou uma pesquisa de satisfação dos funcionários. Os resultados indicam que os funcionários não estão satisfeitos no trabalho. A área de recursos humanos não compreende o motivo dessa situação – afinal, os salários estão de acordo com os praticados no mercado, os funcionários têm estabilidade no emprego e o relacionamento com as chefias é bom.
Pela teoria de motivação dos dois fatores, de Herzberg, uma explicação para essa situação seria:
Quanto aos conceitos e características das organizações formais, avalie as afirmativas a seguir, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Estrutura formal é aquela deliberadamente planejada e oficialmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma.
( ) Estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Apresenta relações que, usualmente, não aparecem no organograma.
( ) O planejamento representa o estabelecimento de objetivos e resultados, bem como das estratégias e meios mais adequados para se alcançar uma situação futura pretendida.
( ) A direção representa o acompanhamento, o controle e a avaliação dos resultados apresentados em relação aos objetivos e aos resultados esperados.
Assinale a sequência correta.
Henri Fayol, durante o século 19, através da observação dos fatos e na condução de experiências, desenvolveu um modelo administrativo baseado em 14 princípios de gestão. Em relação a estes princípios, marque a alternativa que defina um destes de forma incorreta.
Segundo Taylor, as indústrias de sua época sofriam de três males: vadiagem sistemática dos operários; desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo para sua realização; falta de uniformidade nas técnicas e nos métodos de trabalho. Para correção desses males, Taylor sugere o scientific management ou Administração Científica, que ficou conhecida como:
“_____I_____ em lugar de empirismo. ______II______ em vez de discórdia. Cooperação e não _____III____. Rendimento _____IV_____ em lugar de produção reduzida. Desenvolvimento de cada homem, a fim de alcançar maior ________V_______."
A alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto, tornando-o verdadeiro, é:
Acerca de estrutura organizacional, relações públicas, comunicação e temas correlatos, julgue o item subsequente.
O feedback é uma ferramenta dispensável no processo de trabalho coletivo, uma vez que cada servidor precisa de cumprir apenas o que foi solicitado pelo gestor para alcançar os resultados desejados.
Sobre a problemática que envolve os quatro níveis administrativos na visão de Cury (2005), numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando o nível administrativo com suas respectivas atribuições e responsabilidades básicas.
COLUNA I
1. Administração de cúpula de produção e administração setorial
2. Administração estratégica
3. Administração funcional
4. Administração de supervisão
COLUNA II
( ) Definição das políticas e estabelecimento de estratégias e diretrizes com lógica de sistema aberto; planos gerais, visando fins.
( ) Definir, a partir dos objetivos setoriais, as metas a serem desenvolvidas pelos órgãos subordinados; planos instrumentais.
( ) Realizar atividades e tarefas com lógica de sistema fechado; planos operacionais.
( ) Traduzir as políticas, estratégias e diretrizes em objetivos setoriais; planos direcionais, visando adequar meios a fins.
Assinale a sequência CORRETA.
Analise as posturas apresentadas abaixo:
I. Trabalhe em equipe: coopere com os outros colegas e mantenha relacionamentos positivos e produtivos com outros funcionários, sejam eles do mesmo grupo ou de diferentes setores.
II. Seja gentil, atencioso e disposto.
III. Procure ser inflexível em suas posturas e opiniões.
IV. Utilize gírias e diminutivos para criar um vínculo de proximidade com a pessoa atendida.
V. Durante o atendimento ao público, atenda telefonemas particulares ou seu celular.
VI. Evite falar alto no seu trabalho.
São posturas éticas e que devem ser adotadas em um ambiente de trabalho:
O campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de melhorar a eficácia de empresa, é denominado:
Quando analisamos as diferentes teorias da Administração, percebemos maneiras distintas de compreender o indivíduo. Nesse sentido, identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras “V" ou falsas “F" e assinale a sequência correta, de cima para baixo.
( ) A Escola de Relações Humanas teve o grande mérito de revelar uma maior complexidade relativa ao comportamento humano nas organizações, o qual não depende apenas de estímulos econômicos, como diziam os teóricos da Escola Clássica, mas é também influenciado por fatores de ordem social e afetiva.
( ) Os autores da Escola de Relações Humanas têm em comum com os autores clássicos a consideração do homem como um ser passivo, que reage de forma padronizada aos estímulos aos quais é submetido na organização.
( ) O conceito de homem complexo vai além do conceito de “homo social", desenvolvido pela Escola de Relações Humanas. O homem complexo tem necessidades múltiplas, não só as de associação e filiação a grupos informais, como propunha essa escola.
( ) São características do homem social, conforme a Escola de Relações Humanas, necessidades múltiplas e complexas, desejos de autodesenvolvimento e realização e autonomia de pensamento.
( ) O conceito de homem complexo, que embasou o movimento de humanização do trabalho, foi criticado, uma vez que, embora ampliasse a compreensão do indivíduo em comparação às teorias anteriores, pressupunha que o ser humano buscasse sua realização e construísse sua identidade necessariamente nas relações de trabalho.