Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 216 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A cultura organizacional é uma variável amplamente estudada para permitir um melhor entendimento do comportamento organizacional. A cultura em uma organização cumpre algumas funções. São funções da cultura organizacional, EXCETO:

Comportamento organizacional é um

A avaliação de desempenho ajuda a reduzir a incerteza do colaborador ao proporcionar retroação a respeito de seu desempenho. Com relação às razões pelas quais as organizações avaliam o desempenho de seus colaboradores, analise e assinale a alternativa CORRETA.

O processo estratégico é um tema de grande relevância no campo acadêmico da Administração. Desde os anos de 1960, a literatura sobre estratégia tem sido classificada em algumas escolas prescritivas e descritivas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as características da escola citada.

Ao decidir mudar um modelo de gestão de uma organização, o gestor precisar estar ciente de que a adaptação simultânea da cultura organizacional será um fator fundamental para o sucesso dessa empreitada.

Com base nisso, caso um gestor decida implementar um modelo de gestão por processos em organização, espera-se que determinadas características da cultura organizacional sejam visadas, como

A partir da década de 1960, diferentes modelos de organização foram identificados e suas características determinadas a cada situação e contexto específico. Dois desses modelos se destacam. O primeiro, adequado a condições de ambiente relativamente estáveis, tarefas especializadas e precisas e hierarquia bem definida. O segundo modelo, condizente com ambientes instáveis, com contínua redefinição de tarefas e de natureza cooperativa. Esses modelos são, respectivamente:

Sobre Cultura Organizacional, considere as seguintes afirmativas:

1.Uma cultura forte é aquela na qual os membros da organização compartilham os valores essenciais da organização, os quais são amplamente acatados.

2.Os funcionários aprendem a cultura organizacional por diversas práticas. Dentre elas, podemos destacar como formas de transmissão da cultura organizacional as narrativas (ou histórias), os rituais, os símbolos materiais e a linguagem.

3.Três forças têm um papel importante na manutenção da cultura organizacional: a seleção de pessoal, os dirigentes e a socialização organizacional.

4.Uma cultura organizacional forte pode ser associada a menor necessidade de formalização dos processos organizacionais.

Assinale a alternativa correta.

A ocorrência do conflito nas organizações é uma situação relativamente comum; no entanto, é essencial para a manutenção de um ambiente de trabalho saudável e agradável, que os gestores saibam identificar as causas destes conflitos, para desativá-los, a tempo de evitar uma contaminação ainda maior do ambiente organizacional. Sobre os diferentes estilos de administração de conflitos, assinale a afirmativa INCORRETA.

Uma empresa que fabrica equipamentos para usinas

termoelétricas está em processo de expansão para a América

Latina. Para dar suporte a sua estratégia, a competência

“articulação internacional" foi incluída no seu modelo de gestão e

desdobrada em competências de nível individual. Foram

mapeadas as competências individuais e identificados os gaps de

competências que precisam ser desenvolvidas nos planos de

desenvolvimento individuais (PDIs). A primeira rodada de

avaliação mostrou que um número expressivo de funcionários

precisa desenvolver: conhecimentos de espanhol, conhecimentos

do contexto cultural da América Latina e disposição para

cooperar. Tendo em vista os tipos de capacidade que precisam

ser desenvolvidos, são ações de capacitação adequadas:

Uma gerente geral de fábrica do setor automobilístico sabe bem da importância de tratar corretamente seus funcionários e de criar um clima construtivo objetivando uma plena comunicação. Ela afirma que não é produtivo ter uma mão-de-obra diversificada e altamente competente, se você não solicita, valoriza e escuta as opiniões e ideias dela. No texto acima, a alternativa CORRETA que indica a opinião da gerente geral é

A respeito dos processos organizacionais de planejamento e de tomada de decisões, julgue os itens que se seguem.

Normalmente, o tomador de decisões que adota o estilo integrativo utiliza poucas informações no processo decisório. Por esse motivo, ele pretere a criatividade e prioriza a avaliação dessas informações de maneira crítica, detalhada e centralizada.

O Desenvolvimento Organizacional é um desdobramento prático e operacional da Teoria Comportamental a caminho da abordagem sistêmica.
Sobre essa teoria, é correto afirmar que ela:

De acordo com Robbins (2014), considerando a cultura organizacional em sua perspectiva integradora, do ponto de vista dos membros da organização, deve-se esperar que os indivíduos com

No desenvolvimento de uma estrutura organizacional, devem-se considerar seus componentes, condicionantes, níveis de influência e níveis de abrangência. São três os componentes da estrutura organizacional: sistema de responsabilidades, sistema de autoridades e sistema de comunicações. A autoridade é o direito estabelecido de se designar o que – e, se necessário, como, por quem, quando e por quanto – deve ser realizado em sua área de responsabilidade na empresa. Sobre autoridade, leia as seguintes afirmativas.
I. A autoridade formal representa a estabelecida pela estrutura hierárquica da empresa, e pode ser delegada pelo superior hierárquico imediato.
II. A autoridade informal é uma espécie de “autoridade adquirida” a qual é desenvolvida por meio de relações informais entre as pessoas da empresa, que o fazem voluntariamente e por deferência à sua posição ou status.
III. A autoridade informal serve para modificar a autoridade formal na determinação do quanto esta terá de aceitação por parte dos vários subordinados nos diferentes níveis hierárquicos da empresa.
Pode-se afirmar que:

Considerando o que preceitua o Código de Ética Profissional do Servidor Público, são deveres fundamentais do servidor público, EXCETO:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282