A cultura organizacional é uma variável amplamente estudada para permitir um melhor entendimento do comportamento organizacional. A cultura em uma organização cumpre algumas funções. São funções da cultura organizacional, EXCETO:
Comportamento organizacional é um
A avaliação de desempenho ajuda a reduzir a incerteza do colaborador ao proporcionar retroação a respeito de seu desempenho. Com relação às razões pelas quais as organizações avaliam o desempenho de seus colaboradores, analise e assinale a alternativa CORRETA.
O processo estratégico é um tema de grande relevância no campo acadêmico da Administração. Desde os anos de 1960, a literatura sobre estratégia tem sido classificada em algumas escolas prescritivas e descritivas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as características da escola citada.
Ao decidir mudar um modelo de gestão de uma organização, o gestor precisar estar ciente de que a adaptação simultânea da cultura organizacional será um fator fundamental para o sucesso dessa empreitada.
Com base nisso, caso um gestor decida implementar um modelo de gestão por processos em organização, espera-se que determinadas características da cultura organizacional sejam visadas, como
A partir da década de 1960, diferentes modelos de organização foram identificados e suas características determinadas a cada situação e contexto específico. Dois desses modelos se destacam. O primeiro, adequado a condições de ambiente relativamente estáveis, tarefas especializadas e precisas e hierarquia bem definida. O segundo modelo, condizente com ambientes instáveis, com contínua redefinição de tarefas e de natureza cooperativa. Esses modelos são, respectivamente:
Sobre Cultura Organizacional, considere as seguintes afirmativas:
1.Uma cultura forte é aquela na qual os membros da organização compartilham os valores essenciais da organização, os quais são amplamente acatados.
2.Os funcionários aprendem a cultura organizacional por diversas práticas. Dentre elas, podemos destacar como formas de transmissão da cultura organizacional as narrativas (ou histórias), os rituais, os símbolos materiais e a linguagem.
3.Três forças têm um papel importante na manutenção da cultura organizacional: a seleção de pessoal, os dirigentes e a socialização organizacional.
4.Uma cultura organizacional forte pode ser associada a menor necessidade de formalização dos processos organizacionais.
Assinale a alternativa correta.
A ocorrência do conflito nas organizações é uma situação relativamente comum; no entanto, é essencial para a manutenção de um ambiente de trabalho saudável e agradável, que os gestores saibam identificar as causas destes conflitos, para desativá-los, a tempo de evitar uma contaminação ainda maior do ambiente organizacional. Sobre os diferentes estilos de administração de conflitos, assinale a afirmativa INCORRETA.
Uma empresa que fabrica equipamentos para usinas
termoelétricas está em processo de expansão para a América
Latina. Para dar suporte a sua estratégia, a competência
“articulação internacional" foi incluída no seu modelo de gestão e
desdobrada em competências de nível individual. Foram
mapeadas as competências individuais e identificados os gaps de
competências que precisam ser desenvolvidas nos planos de
desenvolvimento individuais (PDIs). A primeira rodada de
avaliação mostrou que um número expressivo de funcionários
precisa desenvolver: conhecimentos de espanhol, conhecimentos
do contexto cultural da América Latina e disposição para
cooperar. Tendo em vista os tipos de capacidade que precisam
ser desenvolvidos, são ações de capacitação adequadas:
Uma gerente geral de fábrica do setor automobilístico sabe bem da importância de tratar corretamente seus funcionários e de criar um clima construtivo objetivando uma plena comunicação. Ela afirma que não é produtivo ter uma mão-de-obra diversificada e altamente competente, se você não solicita, valoriza e escuta as opiniões e ideias dela. No texto acima, a alternativa CORRETA que indica a opinião da gerente geral é
A respeito dos processos organizacionais de planejamento e de tomada de decisões, julgue os itens que se seguem.
Normalmente, o tomador de decisões que adota o estilo integrativo utiliza poucas informações no processo decisório. Por esse motivo, ele pretere a criatividade e prioriza a avaliação dessas informações de maneira crítica, detalhada e centralizada.
O Desenvolvimento Organizacional é um
desdobramento prático e operacional da Teoria
Comportamental a caminho da abordagem sistêmica.
Sobre essa teoria, é correto afirmar que ela:
De acordo com Robbins (2014), considerando a cultura organizacional em sua perspectiva integradora, do ponto de vista dos membros da organização, deve-se esperar que os indivíduos com
No desenvolvimento de uma estrutura organizacional,
devem-se considerar seus componentes, condicionantes,
níveis de influência e níveis de abrangência. São três os
componentes da estrutura organizacional: sistema de
responsabilidades, sistema de autoridades e sistema de
comunicações. A autoridade é o direito estabelecido de se
designar o que – e, se necessário, como, por quem, quando
e por quanto – deve ser realizado em sua área de
responsabilidade na empresa. Sobre autoridade, leia as
seguintes afirmativas.
I. A autoridade formal representa a estabelecida pela
estrutura hierárquica da empresa, e pode ser delegada
pelo superior hierárquico imediato.
II. A autoridade informal é uma espécie de “autoridade
adquirida” a qual é desenvolvida por meio de relações
informais entre as pessoas da empresa, que o fazem
voluntariamente e por deferência à sua posição ou
status.
III. A autoridade informal serve para modificar a autoridade
formal na determinação do quanto esta terá de
aceitação por parte dos vários subordinados nos
diferentes níveis hierárquicos da empresa.
Pode-se afirmar que:
Considerando o que preceitua o Código de Ética Profissional do Servidor Público, são deveres fundamentais do servidor público, EXCETO: