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A Lei nº 9.394/96, estabelece que a educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização [...] Contribuindo para o acesso e a permanência dos alunos na escola, o Art. 23 desta Lei propõe que se considere

Em uma proposta inclusiva, para o aluno com surdez,

o Atendimento Educacional Especializado (AEE)

requer o desenvolvimento de três momentos didáticopedagógicos.

Quais são esses momentos? Analise as

proposições abaixo e, a seguir, assinale a alternativa

que contém a( s) resposta(s ) CORRETA(S ):

I.Momento do Atendimento Educacional

Especializado em Libras na escola

comum, em que todos os conhecimentos

dos diferentes conteúdos curriculares

são explicados nessa língua por um

professor, sendo este preferencialmente

surdo.

II.Momento do Atendimento Educacional

Especializado para o ensino de Libras na

escola comum, no qual os alunos com

surdez terão aulas de Libras, favorecendo

o conhecimento e a aquisição,

principalmente, de termos científicos.

III.Momento do Atendimento Educacional

Especializado para o ensino da Língua

Portuguesa, no qual são trabalhadas as

especificidades dessa língua para

pessoas com surdez.

IV.Momento do Atendimento Educacional

Especializado para o ensino da Língua

Portuguesa em sua modalidade oral, para

que pessoas com surdez possam se

comunicar com mais facilidade com os

ouvintes, facilitando, assim, o processo

de inclusão.

Estudos linguísticos da Libras mostram ser ela um sistema de comunicação que utiliza vários tipos de pronomes, entre eles os pronomes que representam as pessoas do discurso. Qual o sistema pronominal utilizado em LIBRAS para representar essas pessoas, ou seja, que sistema é esse?

Em 2008, o MEC, por meio da Secretaria de Educação Especial, lançou a nova política nacional de educação especial. Nesta política, foi corroborada a educação bilíngue para surdos. Analise as proposições e, a seguir, assinale a alternativa que contém apenas proposições contidas na redação desta política: I.O atendimento educacional especializado para alunos surdos é ofertado tanto na modalidade oral e escrita, quanto na Língua de Sinais. II.Devido à diferença linguística, orienta-se que o aluno surdo esteja com outros surdos em turmas comuns na escola regular. III.Para o ingresso dos alunos surdos nas escolas comuns, a educação bilíngue – Língua Portuguesa/Libras desenvolve o ensino escolar na Língua Portuguesa e na Língua de Sinais, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para alunos surdos, os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa e o ensino de Libras para os demais alunos da escola. IV.Devido à diferença linguística, orienta-se que o aluno surdo seja sempre único em turmas comuns na escola regular.

“Considerando a empresa essencialmente como um espaço educativo, estruturado como uma associação de pessoas

em torno de uma atividade com objetivos específicos e, portanto, como um espaço também aprendente, cabe à

pedagogia buscar estratégias e metodologias que garantam uma melhor aprendizagem/apropriação de informações e

conhecimentos." Acerca dessa afirmativa e das atividades de um pedagogo na empresa, analise.

I.Promove a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe e autonomia emocional e

cognitiva.

II.Ocupa-se basicamente com os conhecimentos, as competências, as habilidades e as atitudes diagnosticadas como

indispensáveis/necessárias à melhoria da produtividade.

III.Qualifica o pessoal da organização, cada um em sua área, seja a administrativa, a operacional, buscando a dedicação

exclusiva a uma só atividade.

IV.Implementa programas de qualificação, difundindo o conhecimento, traçando estratégias e metodologias que

asseguram uma melhor aprendizagem dos funcionários.

Estão corretas as afirmativas

Provas: IDECAN - 2014 - DETRAN-RO - Pedagogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Vygotsky

“Partindo do reconhecimento de que o homem não pode ser apreendido como objeto ou produto, já que ao mesmo tempo, é sujeito e produtor das relações sociais, Vygotsky marcou uma etapa diferenciada no estudo da determinação sócio-histórica do psiquismo.” Considerando a afirmativa e a teoria de Vygotsky, analise. I.Define que as origens das formas superiores de comportamento consciente deveriam ser encontradas nas relações sociais que o indivíduo estabelece com o mundo exterior. II.Considera que os processos psicológicos humanos se realizavam inicialmente no social enquanto processos intrapessoais ou intrapsicológicos. III.Define as concepções que consideram que o comportamento social deriva-se do individual. IV.Afirma que o indivíduo sofre influências sociais de forma passiva e que se fundamentam em um conceito de “ambiente” no sentido estrito de um conjunto de circunstâncias ou contingências que, de acordo com suas características, podem ou não fornecer elementos que facilitem o desenvolvimento. Estão corretas as afirmativas

Segundo Luckesi (2011), a prática que caracteriza a aferição do aproveitamento escolar pode ser descrita em três

procedimentos sucessivos: “a medida do aproveitamento escolar, a transformação da medida em nota ou conceito e

a utilização dos resultados identificados".

Não obstante essa constatação, o autor defende que “a avaliação é um mecanismo subsidiário do planejamento e da

execução [...]. Ela só faz sentido na medida em que serve para o diagnóstico da execução e dos resultados que estão

sendo buscados e obtidos. A avaliação é um instrumento auxiliar da melhoria dos resultados". (Luckesi, 2011, p. 150.)

Com base nas informações a respeito da avaliação escolar, é correto afirmar que o professor deverá

O estado da arte sobre formação continuada, feito for Ortega (citado por Gatti e outros, 2001, p. 232), constata que este tipo

de programa só produz efeitos sobre as aprendizagens dos alunos quando combinado com outras variáveis de

contexto e, ainda, que boa parte das condições que dão sustentabilidade às práticas docentes efetivas está fora do

controle dos professores. Diante dessas afirmações, depreende-se que um programa de formação continuada

empreendido por uma instituição dificultará a melhoria da qualidade da educação quando

Sabe-se que, há tempos, as organizações de trabalho começaram a importar-se com os métodos e com as técnicas de produção de produtos e serviços. Nesse sentido, passaram também a preocupar-se com as relações humanas e com os motivos que levam os seres humanos à ação. Formar grupos de trabalho passou a ser uma oportunidade de entender e coordenar o alcance dos objetivos organizacionais. Com base nesse assunto, assinale a alternativa que apresenta o conceito de grupo nas organizações.

Assinale a alternativa que apresenta a primeira e mais importante etapa de qualquer plano de desenvolvimento de pessoal nas organizações.

Quando a organização adota a estratégia de educação corporativa, ela deve iniciar identificando as possíveis técnicas de desenvolvimento das pessoas. Nesse sentido, existem algumas atividades que devem ser consideradas na capacitação dentro das organizações, tais como educação, educação profissional, formação, treinamento, desenvolvimento e outros. A esse respeito, formação é o processo

Segundo o documento elaborado pelo CFESS (2011) acerca da Educação afirma–se a “(...)

necessidade de identificar e propor alternativas de enfrentamento às condições sociais,

econômicas, aos fatores culturais, às relações sociais marcadas por diferentes formas de

opressão que interferem nos processos educacionais, na efetivação da educação como um

direito e elemento importante na formação dos sujeitos para o exercício da cidadania". Ao

afirmar isto, o CFESS considera ser necessário( a ).

Para Sanmartí (2009), a avaliação não só mensura os resultados, como também condiciona o que e como se ensina, principalmente o que aprendem os estudantes e de que maneira o fazem.
Sobre a avaliação, é INCORRETO afirmar que

Segundo Candau (2002), um grande desafio para os educadores, diante dos novos cenários da sociedade contemporânea, é articular igualdade e diferença à base cultural comum e expressões da pluralidade social e cultural.
Analise as seguintes afirmativas sobre cidadania, pluralidade cultural e educação.
I. O papel de formadora de identidades, sejam estas individuais, sociais e culturais, tem sido um dos trunfos da legitimação da escola.
II. A percepção da escola como espaço sociocultural possibilita pensar o processo educativo escolar como sendo heterogêneo, produto da ação recíproca entre sujeito e instituição e capaz de reconhecer e incorporar a diversidade no desenvolvimento dos educandos como sujeitos socioculturais.
III. No mundo de hoje, há uma grande igualdade, não só do acesso, mas também do uso que se faz do conhecimento.
A partir dessa análise, pode–se concluir que estão CORRETAS

Para Cunha (2004), o desenvolvimento do ensino superior se dá por um processo

desigual e combinado de diversos setores.

Analise as seguintes afirmativas sobre o ensino superior no Brasil.

I. Não são mencionados os exames (concursos) vestibulares na Lei de Diretrizes e

Base/96, porém é feita referência à aprovação em processos seletivos e à exigência

de conclusão do ensino médio como condições para um candidato ser admitido a

qualquer curso de graduação.

II. As universidades devem cumprir requisitos específicos, relativos à qualificação e

dedicação dos docentes: dois terços deles devem ter títulos de pós–graduação de

mestre ou de doutor; um terço deve atuar na instituição em tempo integral.

III. As instituições de ensino superior brasileiras oferecem cursos de graduação, de

pós–graduação e de extensão como também cursos sequenciais.

A partir dessa análise, pode–se concluir que estão CORRETAS

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