Em conformidade com o art. 23 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação básica poderá organizar-se das diversas formas previstas nesse dispositivo legal, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. Sobre as disposições constantes desse diploma legal, a alternativa que traz um comentário correto é:
Na prática, a Gestão do Conhecimento, que nada mais
é do que estimular e facilitar a troca, o uso e a criação
de conhecimento em toda a organização. Com a
Gestão do Conhecimento, as pessoas são incentivadas
a compartilhar aquilo que sabem, de forma a criar
um ambiente de trabalho no qual toda experiência
válida pode ser acessada pelos outros colaboradores
e aplicada em suas atividades a fim de elevar a
produtividade da organização. É possível distinguir
dois tipos de conhecimento:
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva
da Educação Inclusiva, tem como objetivo de promover
respostas às necessidades educacionais especiais
garantindo:
I. Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até o nível superior.
II. Atendimento educacional especializado.
III. Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino.
IV. Formação de professores para o atendimento educacional especializado e de mãos profissionais da educação para a inclusão escolar.
V. Participação da família e da comunidade.
VI. Acessibilidade urbanística, arquitetõnica, nos mobiliários e equipamentos, na comunicação e informação.
VII. Articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.
Considerando V (verdadeiro) e F (falso), I, II, III, IV, V, VI
e VII são respectivamente:
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo para Idosos — SCFVI — tem como foco:
I. Desenvolvimento da capacidade de coordenação viso– motor e de comunicação.
II. Desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade III. No fortalecimento dos vínculos familiares.
IV. No convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.
Das afirmações apresentadas:
No texto Pensamento e Palavra (in Pensamento e Linguagem,1993), Vygotsky analisa o signi?cado que uma palavra pode ter no pensamento e na linguagem, procurando compreender se este signi?cado é um fenômeno da fala ou do pensamento. De acordo com sua tese, é possível a?rmar que:
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a base nacional comum dos currículos deste nível de ensino deverá contemplar as quatro áreas do conhecimento, com tratamento metodológico que evidencie:
Em relação ao projeto político-pedagógico, julgue os itens a seguir.
Por ser instrumento norteador do trabalho a ser desenvolvido pela instituição escolar, o projeto político-pedagógico deve conter análises da realidade institucional que abranjam sua historicidade bem como os contextos sociais, culturais, econômicos e geográficos, além do perfil da comunidade local e da organização interna da escola e da sala de aula.
Julgue os itens seguintes, relativos à liderança e às relações humanas no trabalho.
O estímulo ao debate e à participação caracteriza o líder democrático no exercício de suas atribuições no cotidiano das organizações.
Considerando a legislação aplicada à educação a distância, julgue os próximos itens.
A oferta de educação básica na modalidade de educação a distância restringe-se a casos específicos, como o de cidadãos em situação de cárcere.
Com relação ao Plano Nacional de Educação 2001-2010 (PNE), julgue os itens a seguir.
Um dos objetivos estabelecidos no PNE é a redução das desigualdades sociais e regionais relacionadas ao acesso à educação pública e à permanência, com sucesso, na escola.
Julgue os itens que se seguem, relativos a interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e globalização do conhecimento.
Em uma prática multidisciplinar, o professor deve atuar na construção do saber como um todo, respeitando as inter-retroalimentações das partes no processo.
Com relação à metodologia de projetos e à ação pedagógica, julgue os itens a seguir.
A autonomia dos alunos é favorecida primordialmente pela busca das fontes de informação, portanto o diálogo estabelecido entre professor e aluno é um fator complementar para o estabelecimento de comparações, inferências e relações.
Com relação a novas tecnologias aplicadas à educação e a plataformas de aprendizagem virtuais e de avaliação educacional, julgue os itens seguintes.
Por permitir novos enfoques pedagógicos, as plataformas virtuais operam com a instrução centrada no aluno, logo prescindem da mediação realizada por um educador no processo educativo.
Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.
Para ser um ato de conhecimento, o processo de alfabetização de adultos demanda, entre educadores e educandos, uma relação dialógica, na qual os sujeitos do ato de conhecer se encontram mediatizados pelo objeto a ser conhecido.
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
A influência de Rogers na educação brasileira é constatada de forma mais evidente nas ideias do movimento da Escola Nova, segundo as quais o professor deve criar um ambiente experimental em sala de aula que favoreça uma aprendizagem prazerosa.