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Em conformidade com o art. 23 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação básica poderá organizar-se das diversas formas previstas nesse dispositivo legal, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. Sobre as disposições constantes desse diploma legal, a alternativa que traz um comentário correto é:

Na prática, a Gestão do Conhecimento, que nada mais

é do que estimular e facilitar a troca, o uso e a criação

de conhecimento em toda a organização. Com a

Gestão do Conhecimento, as pessoas são incentivadas

a compartilhar aquilo que sabem, de forma a criar

um ambiente de trabalho no qual toda experiência

válida pode ser acessada pelos outros colaboradores

e aplicada em suas atividades a fim de elevar a

produtividade da organização. É possível distinguir

dois tipos de conhecimento:

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva

da Educação Inclusiva, tem como objetivo de promover

respostas às necessidades educacionais especiais

garantindo:

I. Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até o nível superior.

II. Atendimento educacional especializado.

III. Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino.

IV. Formação de professores para o atendimento educacional especializado e de mãos profissionais da educação para a inclusão escolar.

V. Participação da família e da comunidade.

VI. Acessibilidade urbanística, arquitetõnica, nos mobiliários e equipamentos, na comunicação e informação.

VII. Articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.

Considerando V (verdadeiro) e F (falso), I, II, III, IV, V, VI

e VII são respectivamente:

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo para Idosos — SCFVI — tem como foco:

I. Desenvolvimento da capacidade de coordenação viso– motor e de comunicação.
II. Desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade III. No fortalecimento dos vínculos familiares.
IV. No convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.

Das afirmações apresentadas:

No texto Pensamento e Palavra (in Pensamento e Linguagem,1993), Vygotsky analisa o signi?cado que uma palavra pode ter no pensamento e na linguagem, procurando compreender se este signi?cado é um fenômeno da fala ou do pensamento. De acordo com sua tese, é possível a?rmar que:

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a base nacional comum dos currículos deste nível de ensino deverá contemplar as quatro áreas do conhecimento, com tratamento metodológico que evidencie:

Em relação ao projeto político-pedagógico, julgue os itens a seguir.

Por ser instrumento norteador do trabalho a ser desenvolvido pela instituição escolar, o projeto político-pedagógico deve conter análises da realidade institucional que abranjam sua historicidade bem como os contextos sociais, culturais, econômicos e geográficos, além do perfil da comunidade local e da organização interna da escola e da sala de aula.

Julgue os itens seguintes, relativos à liderança e às relações humanas no trabalho.

O estímulo ao debate e à participação caracteriza o líder democrático no exercício de suas atribuições no cotidiano das organizações.

Considerando a legislação aplicada à educação a distância, julgue os próximos itens.

A oferta de educação básica na modalidade de educação a distância restringe-se a casos específicos, como o de cidadãos em situação de cárcere.

Com relação ao Plano Nacional de Educação 2001-2010 (PNE), julgue os itens a seguir.

Um dos objetivos estabelecidos no PNE é a redução das desigualdades sociais e regionais relacionadas ao acesso à educação pública e à permanência, com sucesso, na escola.

Julgue os itens que se seguem, relativos a interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e globalização do conhecimento.

Em uma prática multidisciplinar, o professor deve atuar na construção do saber como um todo, respeitando as inter-retroalimentações das partes no processo.

Com relação à metodologia de projetos e à ação pedagógica, julgue os itens a seguir.

A autonomia dos alunos é favorecida primordialmente pela busca das fontes de informação, portanto o diálogo estabelecido entre professor e aluno é um fator complementar para o estabelecimento de comparações, inferências e relações.

Com relação a novas tecnologias aplicadas à educação e a plataformas de aprendizagem virtuais e de avaliação educacional, julgue os itens seguintes.

Por permitir novos enfoques pedagógicos, as plataformas virtuais operam com a instrução centrada no aluno, logo prescindem da mediação realizada por um educador no processo educativo.

Provas: CESPE - 2013 - DEPEN - Pedagogia
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Paulo Freire

Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.

Para ser um ato de conhecimento, o processo de alfabetização de adultos demanda, entre educadores e educandos, uma relação dialógica, na qual os sujeitos do ato de conhecer se encontram mediatizados pelo objeto a ser conhecido.

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

A influência de Rogers na educação brasileira é constatada de forma mais evidente nas ideias do movimento da Escola Nova, segundo as quais o professor deve criar um ambiente experimental em sala de aula que favoreça uma aprendizagem prazerosa.

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