A avaliação compreendida como parte do processo de ensino e aprendizagem e do planejamento em todas as suas etapas, ou seja, a avaliação formativa, parte dos seguintes pressupostos, exceto este:
A Educação autêntica não se faz de “A” para “B” ou de “A” sobre “B”, mas de “A” com “B”, mediatizados pelo mundo. (Paulo Freire)
Ao refletir sobre a relação pedagógica professor e aluno, Freire denuncia
leia as seguintes afirmações:
I- A autorização de funcionamento e o reconhecimento de cursos de formação e o credenciamento da instituição decorrerão de avaliação externa realizada no loeus institucional, por corpo de especialistas direta ou indiretamente ligados à formação ou ao exercício profissional de professores para a educação básica, tomando como referência as competências profissionais de que trata esta Resolução e as normas aplicáveis à matéria.
II. Nas licenciaturas em educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, deverão preponderar os tempos dedicados à constituição de conhecimento sobre os objetos de ensino e, nas demais licenciaturas, o tempo dedicado às dimensões pedagógicas não será inferior à quinta parte da carga horária total.
III. Em tempo e espaço curricular específico, a coordenação da dimensão prática transcenderá o estágio e terá como finalidade promover a articulação das diferentes práticas, numa perspectiva interdisciplinar.
Sob o prisma da Resolução CNE/CP n° 1, de 18 de fevereiro de 2002, está correto o que se afirma em:
Na sociedade atual, entendendo–a como sociedade do conhecimento, numa instituição educacional, a ação de planejar é
As novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) prometem gerar uma transformação radical da vida em sociedade ao permitir que todos falem e se façam ouvir, condição–chave para a construção de uma sociedade participativa e igualitária a todos os cidadãos. Por esse motivo, há necessidade de oportunizar o acesso ao mundo digital e virtual a todos, sem exclusão. A educação a distância (EAD) é aquela que ocorre quando o ensinante e o aprendente
Na organização dos conhecimentos escolares, o enfoque
globalizador tem suas raízes no pensamento educativo de
Decroly, estando vinculado aos centros de interesses e à
intenção de proporcionar aos alunos a possibilidade de
compreender os conteúdos de ensino de forma global,
mais totalizadora e contextualizada, não fragmentada. São
propostas que se baseiam na ideia de integração dos
conhecimentos, que consideram o contexto social, o
mundo fora da escola e a realidade do aluno no
desenvolvimento curricular. A sequência de ensino/
aprendizagem no método de Kilpatrick, no qual as
habilidades vinculadas ao saber fazer e ao saber resolver
são o fio condutor do método, apresenta as seguintes
fases:
A chave, tanto para a reorganização do conhecimento
escolar em currículo, quanto para o próprio
desenvolvimento deste, é a clareza quanto ao papel da
aquisição de competências e habilidades na formação do
cidadão. Nessa perspectiva, é correto afirmar que as
competências e habilidades
Hoje é necessário utilizar e compreender o recurso digital
como forma de ampliação de conhecimento coletivo
dentro do curso da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O mundo contemporâneo tem demandas que se utilizam
da comunicação digital e a EJA não pode ser
desvinculada de seu uso. O principal desafio em trabalhar
as tecnologias da informação e da comunicação digital
com jovens e adultos é(são)
Para Belloni, a sala de aula pode ser considerada uma tecnologia, da mesma forma que o quadro-negro, o giz, o livro e outros materiais são ferramentas (tecnologias) pedagógicas que realizam a mediação entre o conhecimento e o aprendente. Considerando essa forma de olhar, é correto afirmar que:
Zabala, em “A Prática Educativa”, aponta que ensinar envolve estabelecer uma série de relações que devem conduzir à elaboração, por parte do aprendiz, de representações pessoais sobre o conteúdo objeto da aprendizagem. Assim podemos afi rmar que aprender constitui uma experiência caracterizada como:
Ghirardelli, em “O que é a Pedagogia”, indica que a pedagogia possui suas características básicas estabelecidas com o advento do mundo moderno, que trouxe um novo conceito ao qual a pedagogia está atrelada e do qual é caudatária. Trata-se do conceito de:
Antoni Zabala diz que a aprendizagem dos conteúdos atitudinais requer uma reflexão mais profunda a respeito das relações interativas que devem ser promovidas no processo pedagógico. Considerando essa afirmação, o comentário correto é:
Jussara Hoffman aponta que a avaliação se configura em mito ou desafio. Em conformidade com a visão da autora é correto afirmar que se constitui mito quando o professor:
O ensino médio constitui a etapa fi nal da educação básica. Em conformidade com a legislação educacional em vigor a carga horária mínima total é de:
ZABALA, em “A Prática Educativa”, afirma que muitos educadores menosprezam as contribuições da Psicologia da Aprendizagem acerca de como se ensina e se aprende. Segundo o autor esse comportamento se explica em função da seguinte razão: