Aos 93 anos de idade, Robert Gabriel Mugabe renunciou à presidência de seu país no dia 21 de novembro de 2017, em meio a uma gravíssima crise econômica e pressão de seus opositores. Qual o país dirigido por Mugabe?
No mês de dezembro de 2017, o presidente norte-americano Donald Trump fez uma declaração polêmica ao reconhecer uma cidade como capital de Israel. Trata-se da cidade de:
No MS Excel 2010, versão em português, qual é a combinação de teclas para operações com matrizes?
Considerando o regime jurídico dos contratos administrativos e suas características, assinale a alternativa correta.
Quanto à administração dos bens componentes do patrimônio municipal, a Lei Orgânica do Município de Guareí determina que:
Em seu art. 169, a Carta Magna determina que a despesa com pessoal não poderá ultrapassar os limites estabelecidos em lei complementar. Assim, por força da Lei Complementar nº 101/2000, o Município não poderá permitir que sua despesa com pessoal exceda o percentual de:
Pela sistemática do Novo Código de Processo Civil, é preferível que o ataque às decisões interlocutórias se faça preliminarmente no julgamento da apelação. Assim, houve a introdução do princípio da irrecorribilidade imediata das decisões interlocutórias.
Pelo casuísmo legal e diante da taxatividade das hipóteses de interposição de agravo de instrumento, este recurso somente será cabível em face de decisão que verse sobre:
Ao aplicar o ordenamento jurídico, o juiz atenderá aos fins sociais e às exigências do bem comum, resguardando e promovendo a dignidade da pessoa humana e observando os princípios abaixo, exceto:
É crime de responsabilidade praticado pelo Presidente da República Federativa do Brasil contra a lei orçamentária a seguinte conduta descrita pela Lei 1.079/1950:
Texto para responder à questão.
Em um dos trechos a seguir foi empregado o sentido conotativo da linguagem. Assinale-o.
Texto para responder à questão.
A oração destacada em: "Não só não atrapalhou as vendas COMO O CLIENTE TENDE a levar a quantidade exata", classifica-se como:
Texto para responder à questão.
Se a frase "Um pouco mais adiante, junto às geladeiras de laticínios, são guardados os ovos." for passada para a voz passiva sintética, o verbo deverá assumir a forma:
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, "A criança e o adolescente têm direito à educação, visando"
I. ao pleno desenvolvimento de sua pessoa.
II. à preparação técnica para o trabalho.
III. ao preparo para o exercício da cidadania.
IV. à qualificação para o trabalho.
V. à aprendizagem integral.
Está correto o que se afirma em:
Quanto ao Ensino Fundamental, a LDBEN, determina que ele é:
Entre as leis e normas que regulamentam a profissão de professor, encontra-se a que se refere à remuneração. Sobre o tema, é correto afirmar que os candidatos ao magistério dos estabelecimentos de ensino devem saber, quanto às regras da CLT, que: