Uma organização é um organismo vivo que busca a sobrevivência e, como os seres vivos, busca também a vida, a longevidade e a melhoria contínua. Neste contexto, Barnard se concentra em três elementos considerados essenciais para que as organizações possam prosperar:
Os ambientes de tarefas das empresas são pluralistas e multifacetados, compostos de vários subambientes com os quais a empresa se acha envolvida em uma rede de interdependência ao efetuar suas transações. Para administrar a interdependência com os demais elementos do ambiente de tarefa, cada empresa adota estratégias que condizem com sua realidade. Para tanto, a empresa pode desenvolver estratégias cooperativas, como:
A legislação ambiental no Brasil é uma das mais completas e avançadas do mundo. Composta por leis que definem normas e infrações, a legislação visa, sobretudo, à mudança de comportamento na sociedade civil e no mundo empresarial, onde o objetivo maior está na criação de uma postura de responsabilidade compartilhada entre todos em defesa dos recursos naturais. Segundo a Lei 9.605/98, são considerados crimes contra a administração ambiental:
A estrutura da empresa empreendedora inicia com um plano de negócios, onde os empreendedores precisam levar em conta
A classificação das atividades desenvolvidas por instituições e empresas no Brasil é definida pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, caracterizada por um cadastro de abrangência nacional em que as organizações estão descritas. A classificação da associação também deve ser definida perante a Receita Federal e ser isenta do pagamento de tributos. São imunes do imposto sobre a renda e estão obrigadas a entregar a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica – DIPJ:
I. Os templos de qualquer culto.
II. Os partidos políticos, inclusive suas fundações.
III. As instituições de educação e as de assistência social sem fins lucrativos.
IV. As empresas de capital aberto que atuam com programas de responsabilidade social.
V. Os planos de previdência complementar.
Em relação às organizações que são imunes, assinale
A educação brasileira incorporou o ensino do teatro a partir da Lei 5.692/71, que tornou obrigatório o ensino da arte no ensino fundamental (antigo primeiro grau) e no ensino médio (antigo segundo grau). A Lei instituía a disciplina de educação artística, tendo o professor polivalente como profissional que deveria ser fluente nas diversas linguagens artísticas (plástica, cênica e musical) e ministrar o conteúdo de forma integrada. Sobre esse período, assinale a alternativa correta.
O teatro oficina Uzyna Uzona - patrimônio do teatro brasileiro tombado pelo CONDEPHAAH - foi concebido em formato “RUA”, a fim de atender a visão democrática e híbrida de seus fundadores, Zé Celso Martinez e Renato Borghi. Para arquitetar o espaço que daria lugar às mais diversas e históricas encenações teatrais, os artistas contaram com a criação arquitetônica de
Bertolt Brecht, dramaturgo e diretor alemão, dedicou-se às experimentações teatrais que estreitavam os vínculos entre teatro e política. Aproximando-se das ideias de Piscator, buscava afirmar o teatro revolucionário organizando uma proposição engajada tanto no texto, quanto na encenação. Seu teatro sinalizou grandes transformações estéticas e sociais que influenciam o teatro até os dias atuais. Uma das principais críticas que Brecht empreendeu com seu teatro épico buscava enfrentar
O teatro contemporâneo é permeado por novos modos de operação onde não existe predomínio do texto sobre a atuação ou encenação. A era do diretor, do autor ou do ator fundiu-se em processos integrados, partilhados e horizontais que funcionam de modos singulares em cada coletivo. A noção de coletivo contamina os procedimentos cênicos, articulando as funções como linhas de força. Tal noção mostra-se altamente eficiente na busca de um espetáculo que represente as vozes, ideias e desejos de todos que o constroem. A sentença ora descrita para a prática contemporânea refere-se
Viola Spolin, autora americana, desenvolveu uma metodologia, cuja aprendizagem visa à representação teatral corporal consciente. Desse modo, estruturou uma série de jogos de regras que visam à organizar a atividade teatral em grupo. O jogo de regras estimula a imaginação criadora – jogo simbólico – combinado a uma prática construtora da forma estética. A sentença refere-se ao conceito de
As corporeidades da Commedia dell’Arte se desenvolvem a partir de máscaras arquetípicas, através das quais é possível explorar teatralidades que emergem de uma realidade social própria. A imensa contribuição desta antiga prática, que atravessou séculos, está pautada em cada um dos tipos sociais da época. Destacam-se como as únicas personagens que não utilizavam máscaras
Acerca da didática, defendida e estudada por diferentes teóricos e autores e que em seu início teve a intenção de propagar e sistematizar o conhecimento produzido por vários séculos de existência da produção humana, analise as afirmativas abaixo: I. Ao defender uma pedagogia histórico crítica, a tentativa era de se romper com esse modelo reprodutor e conscientizar os educadores e a sociedade de que a educação tinha algo mais além de ser utilizada pelos meios de produção. II. No século XXI vivencia-se um momento de ebulição das informações, do conhecimento e das novas tecnologias digitais. As desigualdades estão diminuindo, a educação tem avançado na melhora do conhecimento e nas possibilidades em relação às sociedades economicamente desfavorecidas. O poder educacional está sendo distribuído de forma mais igualitária. III. O que espera desse momento atual é que se saiba utilizar esse avanço científico, tecnológico e comunicacional em prol da sustentabilidade e da sobrevivência humana. O que se torna necessário é agir no topo da formação acadêmica humana do ensino superior. Porque nesse topo são formados os profissionais que mantém o conhecimento. IV. É importante que haja responsabilidade e compromisso social dos profissionais do ensino superior em pesquisar, gerir e difundir conhecimentos necessários para a melhoria da educação e da qualidade de vida da população. Assinale
No que se refere ao planejamento no contexto escolar, analise as afirmativas abaixo: I. A prática pedagógica torna-se uma escolha de vida. O professor precisa estar ciente de sua função emancipadora, concretizando-a em suas ações, bem como a sua identidade sociopolítica, quando ele trabalha com a realidade ao redor. II. Se o planejamento é a identidade da escola, o currículo vem a ser sua concretização, mediante a execução do mesmo na prática de ensino, sendo indispensável no sistema educacional. III. O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social; é uma atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações; se não pensarmos didaticamente sobre o rumo que devemos dar ao nosso trabalho, ficaremos entregues aos rumos estabelecidos pelos interesses dominantes da sociedade. Assinale
Acerca dos desdobramentos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação/1996 à Base Nacional Comum Curricular/2018, analise as afirmativas a seguir: I. As DCNs têm origem na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, que assinala ser incumbência da União "estabelecer, em colaboração com os estados, Distrito Federal e os municípios, competências e diretrizes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, que nortearão os currículos e os seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum". II. As Diretrizes Curriculares Nacionais são diretrizes separadas por disciplinas elaboradas pelo governo federal e não obrigatórias por lei. Elas visam subsidiar e orientar a elaboração ou revisão curricular; a formação inicial e continuada dos professores; as discussões pedagógicas internas às escolas; a produção de livros e outros materiais didáticos e a avaliação do sistema de Educação. Os PCNs são mais antigos, foram criados em 1997 e funcionaram como referenciais para a renovação e reelaboração da proposta curricular da escola até a definição das diretrizes curriculares. III. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) são normas obrigatórias para a Educação Básica que têm como objetivo orientar o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino, norteando seus currículos e conteúdos mínimos. Assim, as diretrizes asseguram a formação básica, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), definindo competências e diretrizes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Assinale
Considerando que é no espaço da sala de aula onde ocorrem as avaliações desenvolvidas durante o processo ensinoaprendizagem, que deve estar vinculado a um projeto educativo mais amplo, em nível de escola, devendo ter como premissa básica o alcance de objetivos que correspondam aos interesses e necessidades dos alunos, analise as assertivas abaixo:
I. Sendo a escola o lugar da construção da autonomia e da cidadania, a avaliação dos processos de qualquer natureza, dentro da escola, das aprendizagens, da dinâmica escolar ou instituição são responsabilidades tanto da coletividade, como de cada um, em particular.
II. O professor deve responsabilizar-se unicamente pelo ato de avaliar as aprendizagens de seus alunos.
III. A avaliação, sendo integrante dos processos cotidianos e do ensino aprendizagem, onde todos estão envolvidos, não pode ser entendida como algo à parte, separada desse processo, haja vista que estão subjacentes uma concepção de educação e uma estratégia pedagógica.
Assinale