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O elemento gráfico que pode ser compreendido como a metáfora do tema do sacrifício do povo negro norte-americano, alvo e vítima da escravidão, é o

Além de saber produzir e apreciar trabalhos de linguagens artísticas, outra expectativa e que os alunos aprendam a valorizar a produção artística dos múltiplos grupos sociais, em tempo e espaço diferenciados, com respeito e atenção referentes às suas qualidades específicas enquanto manifestação, gerando tanto a fruição/apreciação quanto o cuidado com a preservação destas manifestações artísticas e estéticas.

(PCNEM. Competências e habilidades a serem desenvolvidas em Arte, p,54. Disponível em: https://cptstatic.s3.amazonaws.com/pdf/cpt/pcn/linguagem-codigos-e-suas-tecnologias.pdf. Acesso em: 25/01/2020.)

Em relação às linguagens artísticas, relacione adequadamente as suas respectivas competências.

  1. Artes visuais.
  2. Dança.
  3. Música.
  4. Teatro.

( ) Conhecer, identificar e estabelecer relações entre as funções dos criadores musicais, intérpretes, arranjadores, regentes, técnicos diferenciados e outros profissionais envolvidos na produção musical.

( ) Perceber homens e mulheres enquanto seres simbólicos e sociais que pensam e se expressam através de signos também visuais, audiovisuais.

( ) Refletir sobre os principais aspectos de escolha de movimento, fontes coreográficas, gênero e estilo dos coreógrafos estudados.

( ) Lidar criticamente com o repertório musical do século XX em suas várias vertentes, contextualizando-as e focandoas enquanto objeto de diálogo.

( ) Aperfeiçoar conhecimento sobre dançarinos/coreógrafos e grupos de dança brasileiros e estrangeiros que contribuam para história da dança nacional, reconhecendo e contextualizado épocas, regiões e países.

( ) Aprofundar saberes sobre aspectos da história e estética do teatro que ampliem o conhecimento da linguagem e dos códigos teatrais e cênicos.

( ) Desenvolver contato sensível consciente com signos de sua própria produção, da produção de seus colegas, de sua cultura e do confronto com as demais culturas.

A sequência está correta em

O Folclore brasileiro é considerado um patrimônio cultural imaterial pela Unesco, o termo tem origem no inglês, e ele significa:

E em relação ao âmbito da música, NÃO está estre essas habilidades:

A arte contemporânea nos leva a viajar através das cores e formas que nos rodeiam, representando a nossa atualidade de forma que o espectador interprete das mais variadas formas, acompanhando o homem e sua história em manifestações que refletem o contexto social do momento em que ele está inserido.

(SEIDEL, Marisa Frohlich. Arte Contemporânea: Arte e Vida. Disponível em: https://nucleodoconhecimento.com.br/.)

Em relação aos objetivos do ensino da Arte Contemporânea, analise as afirmativas a seguir.

  1. Apresentar transformações da arte nas últimas décadas e suas relações com contextos socioculturais.
  2. Abordar como a arte contemporânea rompe com as formas tradicionais ao propor novas visões sobre o mundo e a natureza da arte.
  3. Apresentar manifestações artísticas contemporâneas, priorizando as artes visuais das vanguardas europeias e suas possibilidades de relação com o contexto do expectador.
  4. Problematizar as relações entre arte e vida nas manifestações contemporâneas.

Estão corretas as afirmativas

O componente curricular de Arte está centrado nas linguagens da dança, do teatro, da música e das artes visuais, é importante que seja garantido aos alunos que eles:

Martins, Picosque & Telles (1988) indicam os estudos de Michael Parsons sobre apreciação artística como fornecedores de condições para maior entendimento sobre a leitura de imagens. Segundo as autoras, Parsons constatou que a cada estágio os alunos, em relação às imagens, interpretam a pintura de forma mais aperfeiçoada que a anterior. Em cada estágio, para o autor, uma ideia ou grupo de ideias é salientada.

São as ideias ou grupos de ideias apontados por Parsons:

Japiassú (2001) aponta a importância da teoria genética do desenvolvimento, de Piaget, aliada aos saberes sobre a função terapêutica do teatro, investigada e acompanhada pelos experimentos psicoterápicos conduzidos por J.L. Moreno (1890-1974), que abriram caminho
para a utilização educativa do psicodrama aplicado ao treinamento de pessoal em empresas e ao ensino de conteúdos extrateatrais, denominado psicodrama

Ao elaborar a importância do jogo para sua abordagem de ensino teatral, Spolin aponta sua “forma natural de grupo que propicia o envolvimento e a liberdade pessoal necessários para a experiência. Para a autora, as habilidades essoais são desenvolvidas no próprio momento em que a pessoa está jogando, divertindo-se ao máximo e recebendo toda a estimulação que o jogo tem para oferecer
– é este o exato momento em que ela está verdadeiramente aberta para recebê-las”. (SPOLIN, 2003)

Dessa forma, resulta, segundo Spolin, que os jogos

Segundo os parâmetros curriculares nacionais, o ensino do teatro deve considerar a formação do educando sob três eixos de desenvolvimento, quais sejam: expressão e comunicação, produção coletiva, produto cultural e apreciação estética. Nesse sentido, quanto às competências e habilidades é correto afirmar que o educando deve

Segundo Bredariolli (in: BARBOSA, 2010), a Abordagem Triangular não pode ser caracterizada como um método constituído por etapas em disposição hierárquica, mas sim estruturada como um organismo, articulado pela interação e interdependência entre suas ações totalizadoras, realizadas entre o professor e o aluno.

São essas ações,

Para Japiassú (2001), as implicações pedagógicas da Teoria Crítica (Escola de Frankfurt) para o ensino pós-modernista de arte se fazem muito nítidas – embora não explícitas – na proposta metodológica triangular. Para o autor, como exemplo da perspectiva pós-modernista, as intervenções educacionais com a linguagem teatral passam a ser desenvolvidas, articulando-se

Para Marques (2012), a produção coreográfica de Merce Cunningham e seu pensamento artístico podem ser considerados um início da era da dança pós-moderna, que rompe com o pensamento vigente desde o século XVIII, caracterizado por ser

“Sabemos que a arte na escola não tem como objetivo formar artistas, como a matemática não tem como objetivo formar matemáticos, embora artistas, matemáticos e escritores devam ser igualmente benvindos numa sociedade desenvolvida. Uma sociedade só é artisticamente desenvolvida quando ao lado de uma produção artística de alta qualidade há também uma alta capacidade de
entendimento desta produção pelo público. Desenvolvimento cultural que é a alta aspiração de uma sociedade só existe com desenvolvimento artístico neste duplo sentido”. (BARBOSA, 2012)

Para Barbosa, que busca embasar a Abordagem Triangular, o que a arte na escola pretende é

Os PCN-Artes (1998) apontam para a ocorrência, desde os anos 1920, de “várias tentativas de trabalhar a arte fora das escolas, tais como os Conservatórios Musicais e Dramáticos, as Escolas de Música, as Escolinhas de Arte, vivenciando, assim o crescimento de movimentos culturais, anunciando a modernidade e vanguardas. Especificamente em relação ao modernismo, o documento indica como marcante, para a caracterização de um pensamento modernista, a ‘Semana de Arte Moderna de São Paulo’, em 1922, na qual estiveram envolvidos artistas de várias modalidades: artes plásticas, música, poesia, dança etc”. (PCN-Artes, 1998)

Segundo o documento, as novas concepções sobre a modernidade e o papel das artes no Brasil foram difundidas