Constitui-se como finalidade geral no trabalho com sequências didáticas no ensino de gêneros textuais:
Conforme Padden e Humphries (2000, p. 5), “uma comunidade surda é um grupo de pessoas que vivem num determinado local, partilham os objetivos comuns dos seus membros, e que por diversos meios trabalham no sentido de alcançarem estes objetivos.” Dessa forma, considera-se que
Na língua de sinais percebemos a aplicabilidade dos classificadores para interagir de forma mais coesa, auxiliando na compreensão do que está sendo dito. Dessa forma, quando queremos narrar a imagem de uma pessoa, é comum o uso de

O texto acima trata-se do primeiro capítulo da obra "Gramática na escolas", escrita pelas pesquisadoras Roberta Pires e Sandra Quarezemin. Na obra, as autoras procuram gerar reflexão sobre o papel do linguista nas salas de aula e nas escolas, com o objetivo de demonstrar que, em razão da chamada "língua natural", é possível construir "gramáticas" e melhorar a educação do País. Com base nesse texto, em seus conhecimentos em linguística, em gramática, em literatura e em ensino de língua, responda à questão.
Do trecho “Uma outra razão para utilizarmos a Linguística na escola é o fato de que ela permite a inclusão de todos os falares (e, portanto, de todos os falantes), não apenas de variedades diferentes do português, variedades que são estigmatizadas socialmente" (linhas 13 a 15) infere-se que as autoras trabalham a percepção da sociolinguística, ciência que tem como um dos principais pesquisadores
O texto acima trata-se do primeiro capítulo da obra "Gramática na escolas", escrita pelas pesquisadoras Roberta Pires e Sandra Quarezemin. Na obra, as autoras procuram gerar reflexão sobre o papel do linguista nas salas de aula e nas escolas, com o objetivo de demonstrar que, em razão da chamada "língua natural", é possível construir "gramáticas" e melhorar a educação do País. Com base nesse texto, em seus conhecimentos em linguística, em gramática, em literatura e em ensino de língua, responda à questão.
Em razão da escolha da citação do educador brasileiro Paulo Freire, pode-se inferir que há um “alerta" das autoras acerca da necessidade de que se evitem os autoritarismos (imposições) em relação ao ensino de língua no Brasil, com o objetivo de que a aprendizagem linguística não cause traumas ao educando, bem como não o afaste da língua “que é dele". Uma obra de linguística brasileira que trabalha, por meio da sociolinguística, a relação do falante com os falares, de modo a ter como um dos principais objetivos demonstrar que não há apenas uma gramática, mas sim, “gramáticas" e que não pode haver estigmatização linguística é

O texto acima trata-se do primeiro capítulo da obra "Gramática na escolas", escrita pelas pesquisadoras Roberta Pires e Sandra Quarezemin. Na obra, as autoras procuram gerar reflexão sobre o papel do linguista nas salas de aula e nas escolas, com o objetivo de demonstrar que, em razão da chamada "língua natural", é possível construir "gramáticas" e melhorar a educação do País. Com base nesse texto, em seus conhecimentos em linguística, em gramática, em literatura e em ensino de língua, responda à questão.
A passagem “A língua que o aluno traz para a escola." (linha 31) reflete uma ideia de gramática por meio de descrição do fenômeno natural de aquisição gramatical, o que se denomina de gramática descritiva ou de linguística descritiva. Um dos principais pesquisadores brasileiros sobre neste assunto, tendo-se como base a gramática escrita por ele (ela), é
Which situation best fits the characteristics of English for specific purposes?


The word “they" highlighted in paragraph 5 refers to:
The word “however" highlighted in paragraph 4 is closest in meaning to
Segundo constatamos em diversos autores no campo dos Estudos Culturais, o conceito “artefatos” não se refere apenas a materialismos culturais, mas àquilo que na cultura constitui produções de sujeito que tem seu próprio modo de ser, ver, entender e transformar o mundo (Strobel, 2008). De acordo com a informação acima, analise os itens a seguir buscando identificar quais deles são artefatos culturais do povo surdo. I. Experiência visual e literatura surda. II. Desenvolvimento linguístico e política. III. Família e vida social e esportiva. IV. Artes visuais e fonológicas. Assinale
“Uma vez a empregada doméstica estava lavando o quintal no fundo da casa e eu ficava sentada observando a água suja de lama e sabão correndo até o bueiro. No meio desta sujeira estava um bicho estranho, de mais ou menos uns seis centímetros, que estava morto. Assustei-me porque associava com o bicho que vi na televisão outro dia, jacaré enorme que comia as pessoas e tive muitas noites de insônias, com medo da existência desse bicho no nosso quintal e que viria me pegar e comer. Só agora que entendo que não era um jacaré, e sim simplesmente uma lagartixa. Não havia ninguém que me informasse sobre isso.” (Strobel, 2008) Este é um relato de uma experiência da autora durante a sua infância. Na época, ela não tinha contato com sujeitos surdos e nem com a comunidade surda. A partir desta informação, escolha o artefato cultural que corresponde com o mencionado pela autora.
Carmem, professora de Libras, pediu aos seus alunos do primeiro semestre que assistissem o filme The Hammer (2010) e fizessem um pequeno resumo sobre o que haviam achado do filme. Ela recebeu o seguinte resumo de um aluno: “O filme The Hammer (2010): O filme conta a história de Matt Hamill, um dos maiores lutadores surdos dos Estados Unidos. Matt foi incentivado pelo avô desde criança a praticar luta livre e fez disso seu objetivo de vida. Quando jovem, o Matt ingressa no RIT (Instituto de Tecnologia Rochester), que é um instituto que tem muitos surdos, e ele tem contato com a Libras. O Matt aprende a se comunicar em Libras e começa um romance com uma surda. É muito importante os surdos aprenderem Libras, como também é importante que as pessoas reconheçam que a Libras é a língua dos surdos.” Considerando o relato apresentado, assinale a alternativa correta.
Sobre Semântica Lexical na Língua Brasileira de Sinais, assinale a alternativa que indica uma associação correta.
De acordo com a Lei n° 13.146/2015 no que tange ao direito à educação, analise as afirmativas a seguir buscando identificar quais delas representam incumbências que o poder público deve assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar. I. Aprimoramento dos sistemas educacionais, visando a garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena. II. Oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da Língua Portuguesa como segunda língua, no projeto pedagógico do atendimento educacional especializado. III. Acesso da pessoa com deficiência, em igualdade de condições, a jogos e a atividades recreativas, esportivas e de lazer, no sistema escolar. IV. Adoção de medidas de apoio que favoreçam o desenvolvimento dos aspectos linguísticos, culturais, vocacionais e profissionais, levando-se em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência. Assinale
Dinâmica populacional é o estudo da variação no número de indivíduos da população, sob a ação de um conjunto de fatores ambientais (bióticos e abióticos). Sobre o assunto, analise os itens abaixo:
I. O espaço disponível para uma população é um fator independente da densidade dessa população.
II. A existência de recursos disponíveis exercem efeitos dependentes sobre a densidade da população de um determinado local.
III. A ocorrência de uma queimada durante o período de secas é um fator dependente para a densidade de uma população.
IV. A ocorrência de uma queimada durante o período de chuvas é um fator independente para a densidade de uma população.
V. A ação de predadores sobre uma população de presas varia de acordo com o tamanho da população da mesma, e é denominada fator com efeitos dependentes da densidade da população.
Assinale