Leia as afirmativas a seguir: I. As equipes da Unidade de Saúde da Família não possuem competência para identificar o perfil epidemiológico e sociodemográfico das famílias do território adscrito. II. A Estratégia Saúde da Família é composta pelas ações de vigilância, promoção, prevenção e controle de doenças e agravos. III. A Educação Permanente em Saúde evita o desenvolvimento de práticas educativas que foquem a resolução de problemas concretos. IV. O Sistema de Informações da Atenção Básica (SIAB) é um sistema de informação que sistematiza os dados coletados, possibilita a sua informatização e gera relatórios de acompanhamento e avaliação. Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir: I. A educação popular em saúde não possui relação com a promoção da participação social no processo de formulação e gestão da política de saúde. II. No Brasil, é vedada a participação da iniciativa privada na assistência à saúde. III. A participação da comunidade é uma diretriz das ações e serviços públicos de saúde no Brasil. IV. A Vigilância à Saúde causa a não adequação das ações e serviços de saúde aos problemas, necessidades e demandas da população. Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir: I. O Plano Municipal de Assistência Social é uma ferramenta obrigatória de gestão da política de assistência social. II. As famílias usuárias do CRAS têm direito a ter sua identidade e singularidade preservadas e sua história de vida respeitada. III. As famílias usuárias do CRAS têm direito a dispor de locais adequados para seu atendimento, tendo o sigilo e sua integridade preservados. IV. As famílias usuárias do CRAS têm direito de receber explicações sobre os serviços e seu atendimento de forma clara, simples e compreensível. Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir: I. Poderá o Estado intervir em seus municípios quando não tiver sido aplicado o mínimo exigido da receita municipal na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde. II. Poderá a União intervir nos Estados para pôr termo a grave comprometimento da ordem pública. III. A Constituição Federal determina que os municípios não podem suplementar, em hipótese alguma, a legislação federal e a estadual. IV. Não pode a União intervir nos Estados para repelir invasão estrangeira. Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir: I. As famílias usuárias do CRAS têm direito de receber informações sobre como e onde manifestar seus direitos e requisições sobre o atendimento socioassistencial. II. As famílias usuárias do CRAS têm direito à escuta, à informação, à defesa, à provisão direta ou indireta ou ao encaminhamento de suas demandas de proteção social asseguradas pela Política Nacional de Assistência Social. III. Conhecer o nome e a credencial de quem as atende (profissional técnico, estagiário ou administrativo do CRAS) é um direito das famílias usuárias do CRAS. IV. As famílias usuárias do CRAS têm direito de poder avaliar o serviço recebido, contando com espaço de escuta para expressar sua opinião. Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir: I. Na raça de caprinos Repartida, ou Surrão, o peso médio das fêmeas adultas é de 6 a 8 quilos. II. A raça de caprinos Repartida, ou Surrão, é uma raça formada nos Pampas gaúchos. III. No semiárido, as raças nativas são prejudiciais aos programas de melhoramento da criação de caprinos em regime semiextensivo. IV. Em relação à criação de caprinos e ovinos, é correto afirmar que Repartida ou Surrão é uma raça nativa importante. Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir: I. A família é concebida como o último sistema no qual um padrão de atividades, papéis e relações interpessoais são vivenciados pela pessoa em desenvolvimento. II. O abuso de álcool e drogas é um fator de risco para o desenvolvimento infantil. III. A cultura familiar apresenta-se impregnada de valores, hábitos, mitos, pressupostos, formas de sentir e de interpretar o mundo. IV. O baixo nível educacional é um fator de risco para o desenvolvimento infantil. Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir: I. É na família que a criança encontra os primeiros “outros” e com ela aprende o modo humano de existir. II. Fatores de risco para o desenvolvimento infantil podem ser descritos como características da criança, da família e do ambiente que diminuem a probabilidade de a criança tornar-se competente e ter senso de bem-estar. III. A família é o sistema que menos influencia o desenvolvimento da criança. IV. Nas interações familiares, os padrões de comportamentos, hábitos, atitudes e linguagens, usos, valores e costumes são transmitidos. Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir: I. As demonstrações contábeis podem fornecer informação que auxilia os usuários na avaliação da extensão na qual as receitas, as despesas, os fluxos de caixa e o desempenho da entidade estão em conformidade com os orçamentos aprovados. II. A informação sobre a situação patrimonial da entidade, o desempenho, os fluxos de caixa, a conformidade com os orçamentos aprovados ou com outra legislação relevante ou com os demais regulamentos relacionados à captação e à utilização dos recursos, o desempenho da prestação de serviços e os seus planos futuros, é necessária para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão. III. Para ser útil como informação contábil, a informação não deve corresponder à representação fidedigna dos fenômenos econômicos ou outros que se pretenda representar. IV. O orçamento público é de grande importância. A Constituição brasileira exige a elaboração do orçamento anual, sendo vetada a sua aprovação pelo poder Legislativo, assim como a sua disponibilização à sociedade. Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir: I. O objetivo da elaboração e divulgação da informação contábil é ocultar informação para fins de prestação de contas, não responsabilização (accountability) e tomada de decisão. II. O caput do artigo 2º da Lei nº 4.320/ 1964, recepcionado e normatizado pelo § 5º do artigo 165 da Constituição Federal, determina que a Lei Orçamentária Anual de cada ente federado deverá conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público. III. Os Princípios Orçamentários visam a estabelecer diretrizes norteadoras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência para os processos de elaboração, execução e controle do orçamento público. IV. Todas as receitas previstas e despesas fixadas, em cada exercício financeiro, devem integrar um único documento legal dentro de cada esfera federativa: a Lei Orçamentária Anual (LOA). Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir: I. O princípio orçamentário da universalidade estabelece que o orçamento deve conter todas as receitas e as despesas referentes aos Poderes da União, seus Fundos, Órgãos e Entidades da Administração Direta e Indireta, inclusive as Fundações mantidas pelo Poder Público. II. O orçamento público não possui relação com o controle dos recursos com os quais a sociedade terá que contribuir para manter em funcionamento os serviços públicos. III. O orçamento público não permite verificar a real situação econômica do Estado, também não evidencia os seus gastos com a saúde, educação, saneamento ou obras públicas. IV. O acompanhamento sistemático dos programas é um dos objetivos do orçamento base zero. Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:
Leia o texto 'O IBGE', analise as assertivas a seguir e marque a opção CORRETA: