Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 72 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Sobre os princípios da psicologia vygotskiana em relação à subjetividade humana, é correto afirmar que:

Levando em conta os conceitos de Cherer, Ferrari e Piccinini (2021) sobre os processos identificatórios na constituição da paternidade, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

 

(  ) Tornar-se pai não muda apenas o homem e sua relação conjugal, mas também a relação com seus próprios progenitores.

(  ) A paternidade traz à tona aspectos transmitidos entre as gerações, inclusive conteúdos ocultos e traumas infantis, bem como o modo como cada um articula essas experiências.

(  ) Os modelos de paternidade considerados distantes e ausentes podem criar uma barreira intransponível, condenando os pais à repetição de modelos de paternagem doentios.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Segundo Souza e Messias (2020), há uma visão predominante em várias culturas de que as crianças são propensas à credulidade e acreditam em tudo que ouvem. Evidências experimentais recentes, no entanto, indicam que crianças de ____________ anos já são capazes de rastrear a história passada de um indivíduo e, com base nesse rastreamento, determinar quem é o informante confiável em situações nas quais novas informações precisam ser aprendidas. Essa competência tem sido convencionalmente denominada na psicologia do desenvolvimento de _____________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Levando em conta os conceitos de Wanderley, Falbo e Barros (2021) sobre a vivência materna frente à surdez do filho, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

 

(  ) Tornar-se mãe é um processo que tem como origem a adolescência da mulher.

(  ) Existe resistência na procura por atendimento especializado quando há suspeita de deficiência auditiva, assim como negação, reverberando no atraso do alcance da avaliação e tratamento.

(  ) Dentre todos os familiares envolvidos com a surdez, é a mãe que, em geral, se encarrega dos cuidados com seus filhos.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Manoela ajuizou uma ação pleiteando reparação e indenização por problemas psicológicos oriundos de abandono afetivo, tendo ocorrido desde sua primeira infância, ou seja, na relação entre mãe-bebê. Para Winnicott, o afeto é uma condição de possibilidade do processo de constituição psíquica, referindo-se à experiência de mutualidade entre a mãe e o lactente.

A mola propulsora do desenvolvimento do indivíduo deve ocorrer num ambiente facilitador de intensa sensibilidade e empatia com o bebê, chamado por Winnicott de:

________ concebe a linguagem como ______ exclusivamente humano que duplica o mundo perceptível, permitindo ao homem a capacidade de abstração e generalização. A _________ é a principal instância na comunicação entre os membros do grupo social e é também responsável pela formação do pensamento e da consciência. 

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 

Leia as afirmativas a seguir:

I. Segundo Piaget, a criança busca novos conhecimentos, explorando ativamente seu meio.

II. A violência doméstica e sexual é um ponto importante que está contido na Política Nacional de Saúde da Mulher.

Marque a alternativa CORRETA:

Em relação ao trabalho de Piaget sobre o desenvolvimento infantil, analise as afirmativas a seguir.

I. Todas as crianças passam pelos quatro estágios de desenvolvimento na mesma ordem, mas algumas o fazem com maior rapidez.

II. Esquemas são categorias mentais que organizam a experiência, com base em ações na infância e em propriedades abstratas na adolescência.

III. O estágio sensório-motor se estende do nascimento até os dois anos, em que se progride das ações reflexas para o processamento simbólico.

Está correto o que se afirma em:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Para Piaget, a interação apresenta-se como o principal elemento de desestímulo do desenvolvimento intelectual.

II. O abuso de álcool e drogas pelos pais gera riscos para o desenvolvimento dos seus filhos.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. A saúde não é um direito fundamental do ser humano.

II. Na leitura vigotskiana, só é possível tomar consciência daquilo que não existe.

Marque a alternativa CORRETA:

Vygotsky atribuiu ao aprendizado importante papel no desenvolvimento da criança, uma vez que o processo de desenvolvimento avança de maneira lenta, atrás do processo de aprendizagem, e resulta de uma sequenciação que ele denominou de zona de desenvolvimento proximal.

Com base nessas informações, avalie as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A zona de desenvolvimento proximal corresponde à distância entre o nível de desenvolvimento real e o potencial, determinado por meio da solução de problemas sob a orientação de um adulto,

PORQUE

II. a construção do conhecimento cognitivo é um processo sequencial marcado por etapas caracterizadas por estruturas mentais diferenciadas, em que cada etapa possui uma maneira de compreender os problemas e de resolvê-los.

Considerando essas afirmativas e sua interrelação, assinale a alternativa correta.

A meninice consiste na progressão da dependência para a independência. Precisamos examinar as necessidades da criança, que vão mudando à medida que esta muda da dependência para a independência. Isto nos leva ao estudo das necessidades mais precoces das crianças pequenas e lactentes, e aos extremos da dependência.

Na dependência extrema, as condições precisam ser suficientemente boas, senão o lactente não pode iniciar seu desenvolvimento inato.

O que poderia ser considerado uma falha ambiental neste tipo de dependência:

I-deficiência mental não-orgânica.
II-esquizofrenia da infância.
III-predisposição a doença mental hospitalizável mais tarde.
IV-arrogância.
V-dependência química.

Está (ão)correta(s):

O desenvolvimento emocional ocorre na criança se são providas as condições suficientemente boas, vindo o impulso para o desenvolvimento de dentro da própria criança.

Estas condições são consideradas boas quando:

Para Leontiev Vygotsky, a mediação é um processo
essencial
para tornar possíveis as atividades psicológicas
voluntárias, ou seja, intencionais. Segundo o teórico,
os processos de mediação

John Bowlby, em sua teoria psicológica do desenvolvimento, também conhecida como Teoria do Apego, trabalha com o conceito de monotropia. Qual o significado do conceito de monotropia?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282