A respeito das medidas organizacionais para o
aprimoramento da administração pública de que trata o
Decreto n. 6.944, de 21 de agosto de 2009, analise as
afirmativas abaixo, classificando–as como verdadeiras (V)
ou falsas (F). Ao final, assinale a opção que contenha a
sequência correta.
( ) As propostas de criação, reorganização e extinção de
órgãos e entidades, quando acarretarem aumento de
despesa, deverão ser encaminhadas ao Ministério do
Planejamento, Orçamento e Gestão até 31 de maio de
cada exercício.
( ) No âmbito da administração direta, deverá haver
um único regimento interno para cada Ministério,
ou Órgão da Presidência da República, abrangendo
todas as unidades administrativas integrantes de sua
estrutura regimental, não sendo possível a existência
de regimentos internos específi cos de cada unidade
administrativa.
( ) As unidades setoriais e seccionais do Sistema de
Organização e Inovação Institucional do Governo
Federal – SIORG subordinam–se técnica e
administrativamente ao órgão central do sistema.
Tendo por base o que foi disposto em lei e considerando os comandos emanados do Manual de Orientação para o Arranjo Institucional de Órgãos e Entidades do Poder Executivo Federal, pode–se afi rmar que as estruturas organizacionais dos ministérios contam com os seguintes componentes, exceto:
Nas questões 22 a 25, assinale a opção correta com C e com E a errada.
Sobre as decisões, pode–se afirmar:
( ) as decisões não programadas diferem–se das programadas por se relacionarem com dados novos ou inadequados.
( ) são condições de tomada de decisão a certeza, o risco, a incerteza e a turbulência (ou ambiguidade).
( ) a condição em que o administrador tem objetivos bem definidos, dispõe de informações, mas os resultados futuros são associados ao acaso é a incerteza.
Analise as afirmativas, assinalando C para certa e E para errada.
Sobre as mudanças, pode–se afirmar:
( ) um agente de mudanças pode ser um uma pessoa de dentro ou de fora da organização.
( ) um agente de mudanças detém o papel de quem inicia a mudança e ajuda a fazê–la acontecer.
( ) durante o processo de mudança, o agente não deve se envolver com a promoção de novos valores ou comportamentos.
( ) uma mudança nas organizações refere–se às atitudes das pessoas e não aos seus valores ou comportamentos.
Analise as afirmativas abaixo, indicando C para certa e
E para errada. A seguir, assinale a opção que indica a
sequência correta.
( ) Todas as organizações desenvolvem uma cultura.
( ) O elemento mais simples e mais explícito da cultura é a linguagem.
( ) Os novos integrantes das organizações devem entender a cultura e aprender a se comportar de acordo com os elementos culturais, para serem aceitos e sobreviver.
( ) Artefatos e comportamentos são elementos da cultura que dificilmente se revelam.
A Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional é a lei
orgânica e geral que estabelece as bases da organização
do sistema educacional brasileiro. A versão de 1996, Lei n.
9.394/96, apresenta alguns ganhos em relação à versão
anterior, exceto:
A Emenda Constitucional n. 53, de 19 de dezembro de
2006, deu nova redação aos arts. 7º, 23, 30, 206, 208,
211 e 212 da Constituição Federal e ao art. 60 do Ato
das Disposições Constitucionais Transitórias. Analise e
classifique como V (Verdadeira) ou F (Falsa) as alterações
propostas pela nova redação que deram origem ao
Fundeb.
( ) Valorização dos profi ssionais da educação escolar
pública, garantidos, na forma da lei, planos de carreira,
com ingresso exclusivamente por concurso público.
( ) Piso salarial profissional nacional para os profissionais
da educação escolar pública, nos termos de lei federal.
( ) Manutenção, com a cooperação técnica e financeira
da União e do Estado, de programas de capacitação
docente voltados para educação infantil, ensino
fundamental, ensino médio e educação superior.
( ) Oferta de educação infantil, em creche e pré–escola,
às crianças até 5 (cinco) anos de idade.
( ) A educação básica pública terá como fonte adicional
de financiamento a contribuição social do salárioeducação,
recolhida pelas empresas na forma da lei.
Assinale a sequência correta.
A declaração do Direito à Educação aparece no artigo
6º : “São direitos sociais a educação, [...] na forma desta
Constituição", em que pela primeira vez em nossa história
constitucional, explicita–se a declaração dos Direitos
Sociais, destacando–se, com primazia, a educação. A
respeito dos artigos da Constituição que garantem e
determinam a oferta de ensino, visando ao direito social à
educação, assinale a opção incorreta.
Analisando o quadro abaixo que relaciona assuntos pertinentes às Conferências Nacionais realizadas nos últimos 20
anos, percebemos um grande número de eventos que revelam a participação da sociedade em relação a diversos temas.
Relacionando–se diretamente à educação, assinale a opção correta.
O Projeto Político Pedagógico – PPP reúne o conjunto de
aspirações de uma unidade escolar, envolvendo objetivos
que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar.
A respeito deste assunto, classifi que as afirmativas abaixo
em Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a opção correta.
( ) É um guia que indica a direção a seguir para o grupo de gestores escolares.
( ) É um documento importante e por isto pouco modificável.
( ) Revela as intenções da escola e sua forma de educar.
( ) É pedagógico porque defi ne e organiza as atividades e os projetos educativos.
( ) É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar.
A respeito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Superior – Sinaes, classifi que os itens em Verdadeiro (V)
ou Falso (F) e, em seguida, assinale a opção correta.
( ) Criado pela Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004, é
formado por três componentes principais: a avaliação
das instituições, dos cursos e do desempenho dos
estudantes.
( ) O sistema possui uma série de instrumentos
complementares: autoavaliação, avaliação externa,
Enade, Avaliação dos cursos de graduação e
instrumentos de informação (censo e cadastro).
( ) Os resultados das avaliações revelam um padrão da
qualidade dos cursos de educação superior no país e
apontam caminhos para a manutenção do perfil atual.
( ) A avaliação dos cursos está centrada em duas
dimensões: organização didático–pedagógica e perfi l
do corpo docente.
( ) A coleta de informações é feita pelo censo e pelo
cadastro de cursos e instituições.
Sobre o Plano de Metas Compromisso Todos pela
Educação, podemos afirmar que:
Após a análise do gráfi co abaixo e com base nos
conhecimentos sobre os indicadores de avaliação da
Educação Superior, assinale (V) para as afi rmativas
verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) O Conceito Preliminar de Curso (CPC) faz parte do
Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior
(Sinaes).
( ) Além do desempenho dos discentes no Enade, são
levados em conta para formar o CPC a infraestrutura
e a organização didático–pedagógica das graduações
e a avaliação do corpo docente.
( ) O indicador varia em escala de 1 a 5, sendo o
desempenho 1 (insatisfatório); 2 (razoável); 3 (bom);
4 e 5 (ótimo).
( ) O desempenho das instituições privadas melhorou no
período 2008 – 2011 na avaliação do Ministério da
Educação sobre o ensino superior.
( ) A quantidade de cursos de graduação da rede privada
com notas 4 subiu 22 pontos percentuais em relação
à avaliação de 2008.
Assinale a sequência correta.
Sobre a Rede de Educação Profi ssional, Científi ca e
Tecnológica, é incorreto afirmar que:
Com relação ao Programa de Apoio a Planos de
Reestruturação e expansão das Universidades Federais –
Reuni, assinale a opção correta.