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Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.

Os objetivos gerais de um plano de ensino expressam a

expectativa relacionada aos resultados que serão alcançados

pelos alunos nas esferas do conhecimento, das habilidades e

das atitudes.

A respeito de interdisciplinaridade e de globalização do conhecimento, julgue os itens seguintes.

A didática contém características de interdisciplinaridade em

função de suas próprias características, originadas da

necessidade de os objetivos da aprendizagem terem sentido

para os estudantes.

Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir

O projeto político-pedagógico é uma ação intencional, com

sentido explícito, compromisso sociopolítico e interesses reais

e coletivos da população majoritária definido coletivamente.

Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir

A avaliação é um ato dinâmico que qualifica e oferece

subsídios ao projeto político-pedagógico e orienta as ações dos

educadores e educandos. Ela tem um compromisso amplo, não

somente quanto a eficiência e a eficácia, mas também com os

resultados da própria organização do trabalho pedagógico.

Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.

Por meio do planejamento de ensino, o professor direciona

suas ações para alcançar metas específicas, define estratégias

e recursos necessários para atingir os objetivos e propõe meios

de se avaliar os resultados obtidos.

Julgue os itens que se seguem, a respeito do planejamento em orientação educacional e do projeto político-pedagógico.

O planejamento compreende um processo de organização e de

estruturação de ações intencionais para atingir os objetivos

estabelecidos sobre a realidade.

Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.

A escola tecnicista valoriza as técnicas de ensino e concebe o

professor e o aluno como cumpridores de tarefas.

A respeito de interdisciplinaridade e de globalização do conhecimento, julgue os itens seguintes.

A discussão em torno da perspectiva interdisciplinar em

educação não tem respaldo nas teorias do currículo, em razão

do atendimento, por este, das necessidades de todas as

disciplinas de forma individual.

Julgue os itens que se seguem, a respeito do planejamento em orientação educacional e do projeto político-pedagógico.

O planejamento envolve ações sistemáticas que atendam às

necessidades detectadas sobre uma dada realidade, sem perder

de vista os objetivos a fim de alcançar bons resultados.

A respeito das estatísticas e avaliações oficiais, julgue o item subsequente.

O número de matrículas em cada etapa da educação básica decresceu em 2013 em relação ao ano anterior, devido à dinâmica demográfica nacional e à melhoria do fluxo escolar.

Tendo em vista que, no cenário contemporâneo, apesar da hibridização sociocultural e da consequente banalização dos artefatos, os públicos interessam-se pelas paisagens históricas devido ao fato de elas serem consideras um dos fundamentos da construção de identidades, julgue os itens subsequentes.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) detém a prerrogativa do tombamento, para incluir sítios históricos urbanos brasileiros na lista do patrimônio mundial.

Com relação aos saberes necessários à prática educativa, analise as afirmações a seguir, classificando-as como V (verdadeira) ou F (falsa).

(  ) O papel do professor progressista não é apenas o de ensinar matemática ou biologia, mas sim, tratando a temática que é objeto de seu ensino e da aprendizagem do aluno, ajudar o aluno a reconhecer-se como arquiteto de sua própria prática cognoscitiva.
(  ) A prática educativa vivida com afetividade e alegria prescinde da formação científica séria e da clareza política dos educadores ou educadoras.
(  ) Todo ensino de conteúdos demanda de quem se acha na posição de aprendiz que, a partir de certo
momento, assuma a autoria também do conhecimento do objeto.

De acordo com Freire (2009), assinale a alternativa que apresenta a classificação correta das afirmações, de cima para baixo.

Com relação à mediação do professor como prática cultural de significação do conhecimento, Maturana (1998) defende o ponto de vista de que o(a)

Julgue o item a seguir, a respeito da cultura, da diversidade e da identidade nacionais.

A cultura consagrada nos níveis local, nacional ou mundial traz embutidos, em maior ou menor escala, elementos de caráter identitário e político.

Acerca das políticas e ações governamentais na área da educação, julgue os próximos itens. Nesse sentido, considere que a sigla FIES, sempre que utilizada, se refere ao Fundo de Financiamento Estudantil.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa se baseia na perspectiva de que os três primeiros anos do ensino fundamental constituem um ciclo de alfabetização e letramento essencial para o sucesso escolar ulterior, e inclui, entre suas ações, o suporte à formação de professores alfabetizadores e a aplicação anual de uma avaliação padronizada nacional ao universo de concluintes do terceiro ano do ensino fundamental.

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