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Leia o texto a seguir retirado da obra “Educação: do senso comum à consciência filosófica”, de Saviani:

“O estudo das raízes históricas da educação contemporânea nos mostra a estreita relação entre a mesma e a consciência que o homem tem de si mesmo, consciência esta que se modifica de época para época, de lugar para lugar, de acordo com um modelo ideal de homem e de sociedade.”

Com base no texto anterior e na relação entre educação e sociedade em sua dimensão sociocultural, assinale a afirmação correta:

Os jesuítas, ao chegarem em solo brasileiro, implantaram as primeiras “escolas”, com fomento da coroa portuguesa e predominância de uma educação religiosa. O dilema da educação e sua relação com a doutrina religiosa perpassa a história da educação brasileira.

Sobre questões que se relacionam com a evolução das concepções pedagógicas no Brasil, assinale a afirmativa correta:

A “pedagogia brasílica” é uma orientação educacional que os jesuítas buscaram implantar no Brasil com a liderança do Pe. Manuel da Nóbrega.

Várias foram as ideias e concepções pedagógicas propostas para a sociedade brasileira ao longo de sua história, sobre tais concepções assinale a alternativa correta:

Segundo Bergmann, sobre a sala de aula invertida, assinale a alternativa INCORRETA.

No que se refere à escola de tempo integral, assinale a alternativa correta.


O educando é um ser ativo e dinâmico, que participa da construção de seu próprio conhecimento. Nesse ponto de vista, a avaliação admite um significado:

Acerca das políticas e ações governamentais na área da educação, julgue os próximos itens. Nesse sentido, considere que a sigla FIES, sempre que utilizada, se refere ao Fundo de Financiamento Estudantil.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa se baseia na perspectiva de que os três primeiros anos do ensino fundamental constituem um ciclo de alfabetização e letramento essencial para o sucesso escolar ulterior, e inclui, entre suas ações, o suporte à formação de professores alfabetizadores e a aplicação anual de uma avaliação padronizada nacional ao universo de concluintes do terceiro ano do ensino fundamental.

Com relação aos conceitos de polivalência e politécnica, bem como
à relação, na atualidade, da educação com o mundo do trabalho,
julgue os itens subsequentes.

Politecnia refere-se ao domínio intelectual da técnica e à possibilidade do exercício de trabalhos flexíveis, recompondo-se as tarefas de modo criativo por meio de formas de pensamento mais abstratas, da crítica e da criação.

Julgue os próximos itens, acerca da concepção tradicional de
organização e gestão do trabalho.

Componentes essenciais dessa concepção, o planejamento, a organização, a direção e o controle, denominados funções administrativas, constituem o método racional para a obtenção dos melhores resultados para as organizações.

Julgue os próximos itens, acerca da concepção tradicional de
organização e gestão do trabalho.

O acesso à educação básica de qualidade é condição necessária, mas não suficiente, para a qualificação do trabalhador. Assim, a formação geral não exclui a necessidade de formação profissional específica.

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