As diretrizes de aperfeiçoamento dos diferentes
subsistemas de gestão de pessoas implicam a superação
de desafios institucionais e organizacionais significativos.
Analise os itens abaixo e escolha a opção correta.
I. Pensar estrategicamente a gestão de pessoas pressupõe
que os temas relacionados a pessoal são problemas da
área de recursos humanos.
II. No âmbito das organizações públicas, a baixa integração
da alta administração com as unidades de gestão de
pessoas torna-se uma lacuna para o reconhecimento
como unidade estratégica e para o fornecimento de
suporte à sua modernização.
III. Elementos do ambiente e da cultura do setor público
contribuem para a permanência das unidades de gestão
de pessoas como centros de controle, focados na
execução e no monitoramento de aspectos legais, em vez
de parceiros estratégicos na promoção da eficiência e da
efetividade da Administração Pública.
IV. Um modelo estratégico de gestão de pessoas deve
ser baseado em uma cultura de desempenho, foco
em resultados e excelência, por meio da criação de
mecanismos para motivar, capacitar e aperfeiçoar a
atuação dos colaboradores.
V. A mudança cultural necessária à modernização da
gestão de pessoas depende de instrumentos e políticas
institucionais.
Estão corretos apenas os itens
Sobre o recrutamento e a seleção, julgue os itens a seguir
como certos ou errados. Após, escolha a opção correta.
I. O recrutamento consiste na procura e na atração de
candidatos para uma determinada função.
II. A seleção consiste na escolha e na tomada do candidato
que ocupará o cargo disponível. Tanto o recrutamento
quanto a seleção fazem parte de um processo maior, que
é suprir e prover a organização de talentos e competências
necessárias.
III. Antes de qualquer processo seletivo, faz-se necessário o
levantamento do perfil adequado do candidato que deverá
preencher a vaga. O perfil para o cargo deve ser definido
se adequando às competências necessárias para que a
vaga disponível venha a ser ocupada de acordo com os
objetivos da empresa.
IV. O recrutamento interno pode envolver: transferência
de pessoal de uma posição para outra, promoções de
um nível para outro, transferências com promoções de
pessoal, programas de desenvolvimento pessoal e planos
de carreira de pessoal.
V. O recrutamento e a seleção não são uma atividade que
deve ficar restrita à área de gestão de pessoas.
Estão corretos os itens
Enquanto o recrutamento é a formação de um grupo de
candidatos a um cargo, as decisões de seleção referem-se
a quais candidatos contratar. Relacione os instrumentos
de seleção com a respectiva característica da técnica
utilizada e assinale a opção correta.

Uma empresa fabricante de produtos de higiene iniciou um processo de desenvolvimento organizacional (DO) como suporte a uma mudança em sua estratégia de negócio. A fase de diagnóstico apontou a necessidade de atenção especial ao desenvolvimento das habilidades de relacionamento interpessoal dos funcionários, especialmente os de média e alta gerência, a fim de favorecer o trabalho em equipe, a criatividade e atenuar conflitos e hostilidades. Para tal objetivo, são mais adequadas as seguintes técnicas de desenvolvimento organizacional:
O modelo tradicional de carreira que predominou até a década
de 70 requeria um padrão tipicamente masculino de trabalho, de
tempo integral, para o mesmo empregador, por uma carreira
inteira, com busca constante pelo avanço vertical e por
recompensas externas. Paulo é um competente profissional da
área de educação corporativa e sabe que esse modelo está
ultrapassado e que o novo modelo traz um conjunto de impactos
para as políticas de Gestão de Pessoas. Visando adequar tais
políticas a esse novo modelo de carreiras, Paulo poderia propor:
A tecnologia, em muitos momentos, foi responsável pelo surgimento de novas formas de acesso ao conhecimento, por meio do rádio, da televisão e mais recentemente da internet. Considerando que as novas tecnologias de informação e de comunicação em educação podem ser úteis em diversos aspectos da educação corporativa, um analista de Educação Corporativa de uma multinacional realizou o desenho de um projeto de sistema que permitia substanciais alterações no gerenciamento da universidade corporativa de sua empresa. Considerando a finalidade dos softwares de suporte à educação, a proposta desse analista pode ser considerada:
A evolução teórico-metodológica da área de educação corporativa levou a uma proliferação de conceitos relacionados à área. A aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades que resultem na melhoria do desempenho no trabalho é a definição de:
A sociedade do conhecimento característica da pós-modernidade é sustentada por diferentes formas de linguagem e por um novo tempo em que o saber é muito mais valorizado. Expressões como capital humano e capital intelectual marcam esse cenário em que o capital financeiro deixa de ser o grande diferencial das sociedades e das organizações de trabalho. Nesse novo ambiente, tem sido muito comum o emprego da expressão “Objetos de Aprendizagem”, termo que vem da terminologia inglesa “Learning Objects”, cuja denominação surgiu para representar:
O comportamento humano é motivado por
estados de carência, e as pessoas buscam
diferentes formas de supri-la. Com base nessa
afirmação, associe os tipos de carência com
os fatores que podem satisfazê-la, e assinale a
alternativa que apresenta a correlação correta.

Considere que uma consultoria especializada, contratada para implementar a avaliação do desempenho dos funcionários de uma organização, pretenda aplicar uma das metodologias tradicionais, denominada Incidentes Críticos. De acordo com tal método, o avaliador
A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens
seguintes.
O incentivo ao desenvolvimento profissional, a qualidade e a frequência do feedback e a reflexão conjunta a respeito dos desempenhos ilustram aspectos do comportamento das lideranças que podem influenciar a motivação dos funcionários.
Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de equipes
e gestão de mudanças.
As táticas adequadas para o enfrentamento da resistência à mudança nas organizações incluem a educação e a comunicação, a participação na tomada de decisão, a provisão de suporte gerencial, a manipulação e a cooptação.
Julgue os itens subsecutivos, acerca das características e dos
elementos fundamentadores dos atuais modelos de gestão de
pessoas.
Uma unidade de gestão de pessoas que articula internamente suas iniciativas de trabalho alinhando-as aos planos institucionais, objetivos e características das lideranças organizacionais e da força de trabalho é considerada uma área estratégica para a organização.
Acerca da prática de avaliação e gestão de desempenho nas
organizações, julgue os itens que se seguem.
O efeito de halo, que se refere à média para todos, e o efeito de tendência central, que diz respeito à generalização, estão incluídos entre os principais erros de avaliação.
No que se refere aos conceitos e às aplicações da gestão do
conhecimento e da gestão por competências, julgue os próximos
itens.
Capital humano refere-se à capacidade, ao conhecimento, à habilidade e às experiências individuais das pessoas, ao passo que capital estrutural corresponde aos sistemas físicos utilizados para transmitir e armazenar o conhecimento.