O conceito de desenvolvimento profissional vem ganhando
importância no mundo do trabalho atual a partir do momento em
que as pessoas passaram a ser consideradas um diferencial
competitivo na organização. Nesse novo contexto, o
desenvolvimento de carreiras diz respeito:
A principal característica de uma equipe de trabalho
eficaz é o(a ):
As técnicas de Gestão por Competências tomam por base a criação de um perfil de competências para cada cargo dentro da empresa, utilizando como ferramenta o mapeamento de competências, facilitando a implantação de políticas de pessoal e de planos de carreira. Na dimensão relativa ao recrutamento propriamente dito, é comum a utilização da entrevista comportamental, na qual, entre outros aspectos,
O sistema de remuneração de uma empresa pode ser
categorizado em remuneração direta e indireta.
Assinale a alternativa que apresenta uma
remuneração indireta e fixa.
Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de pessoas.
A nova abordagem acerca de gestão de pessoas superou o conceito de pessoas como simples recursos organizacionais, de modo que os colaboradores passaram a ser concebidos como seres dotados de inteligência, personalidade, competências, aspirações e percepções singulares.
Entre as metodologias comumente aplicadas para avaliação de desempenho existe a Avaliação Participativa por Objetivos - APPO e a Avaliação 360° ou circular, que consideram, respectivamente,
De acordo com Robbins (2014), considerando a cultura organizacional em sua perspectiva integradora, do ponto de vista dos membros da organização, deve-se esperar que os indivíduos com
O cargo de Recepcionista abrange inúmeras funções, qual das alternativas não corresponde a função:
No desenvolvimento de uma estrutura organizacional,
devem-se considerar seus componentes, condicionantes,
níveis de influência e níveis de abrangência. São três os
componentes da estrutura organizacional: sistema de
responsabilidades, sistema de autoridades e sistema de
comunicações. A autoridade é o direito estabelecido de se
designar o que – e, se necessário, como, por quem, quando
e por quanto – deve ser realizado em sua área de
responsabilidade na empresa. Sobre autoridade, leia as
seguintes afirmativas.
I. A autoridade formal representa a estabelecida pela
estrutura hierárquica da empresa, e pode ser delegada
pelo superior hierárquico imediato.
II. A autoridade informal é uma espécie de “autoridade
adquirida” a qual é desenvolvida por meio de relações
informais entre as pessoas da empresa, que o fazem
voluntariamente e por deferência à sua posição ou
status.
III. A autoridade informal serve para modificar a autoridade
formal na determinação do quanto esta terá de
aceitação por parte dos vários subordinados nos
diferentes níveis hierárquicos da empresa.
Pode-se afirmar que:
Em relação ao papel da gestão de pessoas e dos modelos adotados, analise os itens a seguir: I - A gestão de pessoas busca avaliar as necessidades e os recursos dos grupos organizacionais. II - A política de gestão de pessoas de uma empresa deve ser imutável e invariável, sendo soluções temporárias e características de situações rotineiras, baseadas no diagnóstico organizacional. III - Cabe a gestão de pessoas avaliar os cargos e desempenho dos colaboradores, remunerandoos equitativamente para motivá-los. IV - Não compete à gestão de pessoas treinar os colaboradores, melhorar as condições de trabalho e assegurar relações sociais satisfatórias. A sequência CORRETA é:
A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens
seguintes.
O número suficiente de funcionários e de habilidades, a autonomia e os sistemas de recompensas não garantem o sucesso das equipes, que depende, ainda, do investimento feito pelas organizações no suporte necessário para que essas unidades se tornem eficientes e eficazes.
Com relação a movimentação e captação de pessoas como
estratégia competitiva para uma organização, julgue os itens
a seguir.
A organização que adota o recrutamento externo como meio de seleção de pessoal reduz as despesas com fontes de recrutamento e com processo de admissão
Julgue os seguintes itens, relativos a estratégias de gestão de pessoas e gestão do desempenho.
O impacto do fator humano nos resultados organizacionais fez emergir a prática organizacional da gestão estratégica de pessoas
Do que dependem os processos organizacionais ou corporativos de comunicação para que sejam eficazes?
Treinamento é um processo pelo qual as pessoas são preparadas para desempenhar de maneira excelente as tarefas específicas do cargo que ocupam. Assinale a alternativa que apresenta as mudanças de comportamento que podem ocorrer devido ao treinamento.