O estudo sistemático da burocracia, desenvolvido por Max Weber, delimitou o que seria o tipo ideal de burocracia. Weber apresentou uma forma idealizada em que apenas transpareciam as virtudes do sistema, e não previu nem isolou as consequências imprevistas da burocracia. Essas características imprevistas foram denominadas de ‘disfunções da burocracia’, que ocorrem quando:
Em relação à abordagem neoclássica da organização, é INCORRETO afirmar que:
De acordo com Valeriano (2005), a gestão de projetos desdobrase
em diferentes níveis de gestão, cujos aspectos se voltam para
conteúdos técnicos e/ou administrativos do projeto de forma interligada
e interdependente. Nessa perspectiva, relacione as gestões
às respectivas descrições

A sequência correta é
Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000) definiram em seu livro “Safari de Estratégias” dez escolas denominando-as com o adjetivo que melhor parece captar a visão que cada uma tem no processo de estratégia. Nesse sentido, a escola que formula a estratégia como um processo emergente foi denominada de
Com relação ao modelo de acessibilidade em governo eletrônico (eMAG), julgue os itens a seguir.
Devem estar acessíveis, por meio do teclado, todos os
elementos das páginas, que devem ser atualizadas
automaticamente.
São características da gestão por processos os seguintes elementos, EXCETO:
Acerca da evolução da administração pública no Brasil e das abordagens da administração, desde a abordagem clássica até a contingencial, julgue os itens a seguir.
O princípio da divisão do trabalho, estabelecido pela escola clássica, consiste na criação de uma unidade de comando e uma unidade de direção para cada equipe de trabalho.
Julgue os seguintes itens, relativos a estratégias de gestão de pessoas e gestão do desempenho.
O impacto do fator humano nos resultados organizacionais fez emergir a prática organizacional da gestão estratégica de pessoas
Considerando os principais teóricos da gestão da qualidade, a afirmativa “A qualidade deve ter como objetivo as necessidades do usuário, presentes e futuras” é atribuída a:
A gestão pela qualidade combina proposições de diversos especialistas. Considerando a notícia no site da CASAN de que a “companhia faz campanha para uso racional da água” e que a gestão pela qualidade também pressupõe a redução e mesmo a eliminação do desperdício, de quem é a responsabilidade pela qualidade em uma organização?
A gestão por processos ou administração por processos é uma importante tendência organizacional cujo resultado é
A respeito das habilidades dos Administradores, analise as assertivas.
I - Katz dividiu as habilidades dos Administradores em quatro categorias: inter-relacional, técnica, humana e
conceitual.
II - Para Mintzberg, as habilidades são oito: relacionamento, liderança, resolução de conflitos, processamento
de informação, tomada de decisões, alocação de recursos, empreender e instrospecção.
III - Katz e Mintzberg apontam que os Administradores devem possuir a habilidade inter-relacional.
Está correto o que se afirma em
Sobre a evolução do pensamento estratégico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na década de 1970, o planejamento estratégico era formal, complexo e rígido para a formulação de
planos estratégicos; um dos grandes autores Igor Ansoff disseminou o modelo básico SWOT.
( ) Na década de 1980, o autor Michel Porter, em resposta à crise e à pressão dos concorrentes,
fornecedores, entrantes, clientes, produtos substitutos, demonstrou como essas forças competitivas
moldam a estratégia de cada setor.
( ) Na década de 1990, Peter Drucker desenvolveu o mecanismo de gerar estratégias competitivas através
da liderança em custo, diferenciação e ou foco, denominadas estratégias genéricas, além de apresentar o
conceito de cadeias de valor.
( ) No século XXI, Kaplan e Norton desenvolvem sistemas de controle que permitem visualizar um
conjunto de quatro dimensões do desempenho: cliente, inovação, finanças e processos internos,
viabilizando a identificação dos fatores que geram os resultados finais de desempenho, ferramenta
denominada Balanced Scorecard (BSC).
Assinale a sequência correta.
A respeito de Estado, governo e sociedade, analise as
afirmativas abaixo, classificando-as em verdadeiras (V )
ou falsas (F ). Ao final, assinale a opção que contenha a
sequência correta.
( ) O Estado brasileiro, ao longo de sua história, passou
por três modelos de gestão (Administração Pública
Patrimonialista, a Burocrática e a Gerencial). Isso
aconteceu sem que houvesse um rompimento com
algumas práticas do modelo substituído. Portanto, hoje,
o país vive um Modelo Gerencial, apoiado na burocracia,
com certa flexibilidade, mas com fortes traços de
patrimonialismo.
( ) A estrutura organizacional do Estado brasileiro se divide
em três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e
em três níveis (União, Estados-membros e municípios).
Mesmo em Modelo de Administração Gerencial fortemente
burocratizado, o Estado consegue atender bem as
demandas da sociedade brasileira, principalmente nas
áreas de educação, saúde e transporte.
( ) O aparelho do Estado é constituído pelo governo, isto
é, pela cúpula dirigente nos três poderes (Executivo,
Legislativo e Judiciário), por um corpo de funcionários e
pela força militar. O Estado, por sua vez, é mais abrangente
que o aparelho, pois compreende adicionalmente o
sistema constitucional-legal, que regula a população nos
limites de um território.
( ) A República Federativa do Brasil é formada pela união
indissolúvel dos estados, dos municípios e do Distrito
Federal, constituindo-se em Estado Democrático de
Direito, e tem como fundamentos a soberania, a cidadania,
a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do
trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político.
( ) O paradigma gerencial contemporâneo, fundamentado
nos princípios da confiança e da descentralização da
decisão, exige formas flexíveis de gestão, horizontalização
de estruturas, descentralização de funções e incentivo à
criatividade, o que não contrapõe o formalismo e o rigor
técnico da burocracia.
São características de uma estrutura organizacional orientada para a gestão por processos, exceto: