Com relação à organização de um arquivo, a técnicas e métodos de arquivamento, a modelos de arquivos e tipos de pastas, a arquivamento de registros informatizados e à elaboração de relatórios e registros, julgue o item a seguir.
Arquivos correntes são os arquivos consultados com frequência devido a seu uso funcional, administrativo ou jurídico.
A respeito de gestão da informação e gestão de documentos, julgue o item a seguir.
Quando a frequência de uso diminui, os documentos podem ser transferidos ao arquivo intermediário.
Acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos, julgue os itens a seguir.
O arquivo corrente caracteriza-se pela existência de uso em grande frequência ou de possibilidade de uso em um conjunto documental.
A classificação de documentos de arquivo, para fins de organização e recuperação, é realizada com base na
Os conjuntos de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos ou recebidos no cumprimento de atividades-fim e atividades-meio e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e da frequência com que são por eles consultados, são denominados
Suponha que você seja consultado para dar opinião sobre a implantação de um arquivo para uma empresa que trabalha com mapas. Nesse sentido, que forma de arquivamento você recomendaria e que fosse a mais adequado?
A respeito do arquivamento e da ordenação de documentos de arquivo, julgue o seguinte item.
No método de arquivamento numérico simples, a ordenação é orientada pelo número do documento.
Quanto aos arquivos e à sua documentação, julgue o item a seguir.
O método geográfico é considerado como um método padronizado de arquivamento.
Os diários de classe fazem parte do arquivo corrente sendo incorporados ao arquivo permanente por um período e depois recomenda-se a sua incineração. No processo de incineração de documentos o secretário deve:
A respeito de gestão da informação e gestão de documentos, julgue o item a seguir.
Os documentos nos arquivos correntes já tramitaram e estão esperando o término do valor primário.
Gestão de documentos é o conjunto de todas as atividades que envolvem o controle dos documentos da instituição, desde sua criação até seu destino final (eliminação). Acerca desse tema, julgue os itens subsequentes. I O recolhimento é o envio de documentos da fase corrente para a fase intermediária. II Os documentos de valor histórico são considerados como importantes para preservar a memória ou a história da instituição. Incluem‐se entre eles os documentos com um período superior a cinquenta anos de sua produção. III O prazo máximo de retenção de documentos na fase corrente é de dois anos. Após esse prazo, devem passar para a fase intermediária, em que devem permanecer de dez a quinze anos, dependendo da sua utilidade para fins administrativos. Assinale a alternativa correta.
Acerca de aspectos relativos ao documento de arquivo e ao patrimônio cultural, julgue o próximo item.
No processo de avaliação documental nas instituições públicas, o viés político tem um importante papel na medida em que evita representações de poder no acervo resultante.
Em um museu, uma peça de acervo pode passar por numerosas situações: pode ficar acondicionada, pode ser consultada, pode compor uma exposição, pode ser cedida em empréstimo e transportada para outra instituição. Cada uma dessas situações requer medidas do ponto de vista da conservação. Com relação aos parâmetros para conservação de acervo, julgue o item subsequente.
Ao solicitar o empréstimo de uma peça de acervo de um museu, a instituição requerente deve apresentar ao museu um laudo referente não só ao manuseio e ao transporte da peça em questão, mas também detalhar questões de infraestrutura, segurança, controle ambiental, entre outras, do local onde a peça emprestada será acondicionada.
Acerca da gestão arquivística, julgue o item a seguir.
O arquivo é composto, em sua maioria, de documentos originais e respectivas cópias.
Acerca da gestão arquivística, julgue o item a seguir.
A avaliação de documentos é uma das atividades precípuas da área de protocolo, visto que subsidia a criação da tabela de temporalidade dos documentos.