O conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente é denominado de
A relação elaborada com o objetivo de controlar a entrada de documentos em arquivos intermediários e em arquivos permanentes chama-se
No que se refere à microfilmagem, julgue os itens a seguir. I Documentos que contenham filmagens e vídeos são documentos resultantes do processo de microfilmagem. II Na microfilmagem, processo de produção de imagens fotográficas altamente reduzidas de documentos, a extração de um filme cópia é medida de segurança obrigatória, assim como seu armazenamento (que deve ser feito em local distinto daquele do filme original). III A digitalização ou microfilmagem é uma das possibilidades para a destinação final dos arquivos e a terceira fase da gestão de documentos. IV Documentos históricos e de valor permanente, após a microfilmagem, podem ser eliminados. A quantidade de itens certos é igual a
A respeito de gestão da informação e gestão de documentos, julgue o item a seguir.
O protocolo faz a distribuição dos documentos ao arquivo intermediário para que eles possam receber despachos.
É o conjunto de documentos de uso frequente, normalmente mantidos com seus produtores, com valor administrativo, legal e fiscal. De que tipo de documentos estamos nos referindo?
Na fase corrente, justificam-se a guarda e a organização dos documentos de arquivo pelos objetivos
O Regulamento do ISSQN de um Município hipotético contempla várias normas jurídicas, sendo que, dentre elas, encontra-se uma que obriga o contribuinte desse imposto a emitir documentos fiscais em determinadas situações, e outra, que o obriga a efetuar o pagamento do imposto devido. De acordo com o Código Tributário Nacional, a obrigação de emitir documento fiscal e a obrigação de pagar o imposto denominam-se, respectivamente,
Atenção: Para responder à questão considere as informações abaixo, extraídas do Código de Classificação de Documentos da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
000 ADMINISTRAÇÃO GERAL
010 ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO
020 RECURSOS HUMANOS
030 RECURSOS MATERIAIS, PATRIMÔNIO E SERVIÇOS
040 SEGURANÇA, PROTEÇÃO E POLICIAMENTO
050 RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS E FINANCEIROS
060 DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO
090 OUTROS ASSUNTOS REFERENTES À ADMINISTRAÇÃO GERAL
100 PODER LEGISLATIVO
200 PROCESSO LEGISLATIVO
300 RELAÇÕES COM A SOCIEDADE
Na classe 100 PODER LEGISLATIVO, são classificados documentos relativos a
Na indexação, o processo que visa manter a padronização do termo empregado para representar um ponto de acesso é conhecido como
No que se refere às atividades cotidianas de um arquivo, julgue o próximo item.
O processo de triagem realizado em arquivos intermediários deve seguir somente um destes procedimentos: a eliminação dos documentos ou a sua transferência para o arquivo definitivo, para fins de prova ou pesquisa.
A respeito do escopo do gerenciamento e da preservação de documentos digitais arquivísticos, julgue o item a seguir.
O registro, em metadados, das intervenções de preservação no documento apoiam a autenticidade.
Sobre organização de arquivo e métodos de acesso, avalie as assertivas:
I. Os arquivos correntes ou de primeira idade são aqueles documentos que deixam de ser frequentemente consultados, mas cujos órgãos que o receberam e os produziram ainda podem solicitá-los para tratar de assuntos idênticos ou retomar um problema novamente focalizado.
II. Os arquivos permanentes são constituídos de documentos que perderam todo valor de natureza administrativa, que se conservam em razão de seu valor histórico ou documental e que constituem os meios de conhecer o passado e sua evolução.
III. Os arquivos intermediários são constituídos de documentos em curso ou frequentemente consultados, conservados nos escritórios ou nas repartições que os receberam e os produziram ou em dependências de fácil acesso.
IV. Quanto ao gênero podem ser classificados como escritos ou textuais, cartográficos, iconográficos, filmográficos, sonoros, micrográficos, informáticos.
V. Quanto ao gênero podem ser classificados como ostensivos ou sigilosos.
Assinale a alternativa CORRETA:
Operação pela qual um conjunto de documentos passa do arquivo corrente para o arquivo intermediário:
No que se refere à arquivística e a tipos de arquivamento, julgue o seguinte item.
Para facilitar a gestão da informação nas organizações, costuma-se adotar a teoria das três idades. Segundo essa teoria, os arquivos intermediários são os arquivos que não são mais acessados frequentemente, mas, pelo pouco tempo de arquivamento, ainda podem ser solicitados.
Em relação aos arquivos intermediários, assinale a alternativa correta.