As atividades dos arquivos correntes podem ser distribuídas em cinco setores distintos, entre os quais é correto citar o (a)
Com relação aos documentos que ainda preservam o valor primário, mas contam com um prazo de guarda muito extenso e não são consultados com frequência, assinale a alternativa que indica o local em que eles devem ficar guardados.
Quanto aos arquivos intermediários, é correto afirmar que eles são destinados ao armazenamento dos documentos arquivísticos
No que se refere aos princípios, conceitos e legislação arquivística,
julgue os itens a seguir.
A existência dos arquivos correntes na ANATEL pode ser
constatada pela aplicação da tabela de temporalidade de
documentos.
Assinale a opção que indica a etapa de arquivamento que é
caracterizada pelo processo de determinação da codificação sob
a qual o documento será arquivado.
A função de assegurar a preservação de documentos que não são mais movimentados, aguardando pelo cumprimento dos prazos estabelecidos na tabela de temporalidade, corresponde ao conceito de:
Acerca de protocolo, julgue os itens subsecutivos.
As atividades de protocolo são responsabilidade do arquivo geral, o qual recebe os documentos transferidos e indicados para arquivamento.
Julgue os itens seguintes, relativos à gestão de documentos.
O arquivamento intermediário é um dos componentes da fase de destinação de um programa de gestão de documentos.
Ao trabalhar com arquivos correntes de uma instituição, a
partir da identificação da tipologia e das funções a que os
documentos se referem, o arquivista deverá saber :
• A quem ou a que órgão cabe a tramitação desses documentos?
• Qual a legislação que regula a vida ativa da documentação?
• Qual o papel desses documentos na Administração?
• Que informação essencial esses documentos contêm?
O conhecimento desses itens permitirá que o arquivista
realize as tarefas de
Os Arquivos têm ciclo de vida e este é contado a partir da produção do documento e da sua frequência de uso. Depois de destituído dessa vigência, o documento pode ser guardado em função da importância das informações nele contidas. Então, o ciclo pode ser categorizado em três fases ou arquivos:
I- Arquivo Corrente ou de Gestão, também conhecido como de Primeira Idade ou Ativo.
II - Arquivo Intermediário, também conhecido como de Segunda Idade ou Semiativo.
III- Arquivo Permanente, também conhecido como de Terceira Idade ou Histórico.
Agora, de acordo com as afirmativas acima, faça a correta associação.
( ) São os conjuntos documentais custodiados em caráter definitivo, em função do seu valor. O acesso é público.
( ) São conjuntos de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e frequência de uso. São muito usados pela administração.
( ) São arquivos que aguardam, em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final. Apresenta pequena frequência de uso pela administração.
A sequência correta é:
O arquivo intermediário caracteriza-se por armazenar, em geral, documentos
A baixa frequência de uso e o fato de permanecerem efetivos e válidos os encargos e disposições neles contidos justificam o encaminhamento de determinados documentos para o
Para Paes ( 2008 ), as atividades dos arquivos correntes distribuem-se em cinco dimensões distintas, a saber:
Considerando as políticas públicas de arquivo, julgue os próximos itens relativos à legislação arquivística.
Os documentos intermediários são aqueles que não possuem uso corrente nas entidades produtoras e aguardam a eliminação ou a transferência para guarda permanente.
O arquivamento é uma tarefa arquivística muito importante,
pois mais importante do que guardar (arquivar) é achar
rapidamente (recuperar as informações) no momento
desejado. Para se alcançar tais objetivos são utilizados vários
métodos de arquivamento, determinados pela natureza dos
documentos a serem arquivados e pela estrutura da
entidade. O método alfabético é utilizado desde que 0
elemento principal a ser considerado seja o nome. O
arquivamento de nomes obedece a regras de alfabetação.
Com relação às regras de alfabetação, assinale a alternativa
incorreta.