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Em relação à gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.

A ordenação é uma operação física que consiste em colocar o documento no local determinado pelo código ou pelo plano de classificação.

Julgue os itens que se seguem, a respeito de arquivologia.

Em uma situação prática, o princípio de respeito aos fundos, é utilizado para se estabelecer a destinação final dos documentos, ou seja, se eles devem ser eliminados ou guardados permanentemente.

Com relação a conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os seguintes itens.

A avaliação de documentos de arquivo tem caráter irrevogável.

Considere que determinado arquivo corrente da Polícia Rodoviária Federal adota o método de arquivamento alfabético. Ocorre que, na ordenação dos nomes, o responsável pelo arquivo identificou quatro pessoas com sobrenome Silva, João Silva, J. Silva, José Silva e Jair Silva. No mesmo arquivo havia mais duas pessoas: Carlos d'Araújo e Ivan de Arruda. Além disso, foram identificadas pessoas que possuíam titulações cujos sobrenomes exprimiam grau de parentesco, como General Ari Araújo Neto e Coronel Ivo Costa Filho. Havia, também, três nomes orientais - Ken Takada, Li Suzuki e Aiko Kobashi e três nomes espanhóis - Juan Rios Escobar, Pablo Perez Rojas e Roger Mejia Ruiz.

Conforme as regras de alfabetação, para arquivamento de documentos cujo principal elemento seja o nome, é correto afirmar:

Atenção: Para responder às questões de números 31 a 34, considere o quadro abaixo, extraído do Código de Classificação de Documentos aprovado pela Presidência do Tribunal Superior do Trabalho em 14 de maio de 2013.


Se as divisões devem exaurir a totalidade do domínio ou extensão de cada nível de classificação, os códigos negritados correspondentes às funções do Arquivo teriam que ser complementados, a rigor, com as que aparecem registradas, entre outros, nos códigos

Um arquivo intermediário possui uma massa documental acumulada com oito metros lineares de documentos e precisa calcular quantas caixas serão necessárias para acondicionar tal documentação. Considerando que uma caixa possui altura de 400 mm, largura de 200 mm e profundidade de 500 mm, assinale a alternativa que indica quantas caixas serão necessárias para acondicionar o material.

Quanto às instituições de arquivo intermediário, assinale a alternativa correta.

De acordo com a terminologia arquivística, quanto à teoria das três idades dos arquivos, assinale a afirmativa correta.

Em relação à gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.

O registro consiste na passagem dos documentos de um setor para outro para que se tomem decisões em relação às demandas contidas nesses documentos.

Atenção: Para responder às questões de números 31 a 34, considere o quadro abaixo, extraído do Código de Classificação de Documentos aprovado pela Presidência do Tribunal Superior do Trabalho em 14 de maio de 2013.


Em seus estudos sobre o tema, Renato Tarciso Barbosa de Sousa adverte para a necessidade de manter inalterado o critério

que fundamenta as divisões de um mesmo nível de classificação. Alheio a tal preceito, o Código coloca no mesmo plano tipos

documentais, funções e unidades administrativas, a exemplo do que ocorre em

No que se refere ao gerenciamento de informação e à gestão de documentos, julgue os próximos itens.

Os arquivos correntes, por serem formados pelos documentos com grande possibilidade de uso, devem ficar próximos dos usuários diretos.

Com relação ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos, julgue os itens subsecutivos.

A existência do arquivo intermediário é justificada pelos altos custos de manutenção dos documentos nos arquivos correntes.

Na Administração Pública é comum a utilização do método alfabético de arquivamento de documentos. Considere a necessidade de arquivamento das pastas funcionais dos seguintes servidores:

1. Marcelo Araújo da Silva.
2. Pedro Alves Silva.
3. Mariana Cláudia Ribeiro.
4. Maryana Beatriz Ribeiro.
5. José Santos Neto.
6. Manuel Faria Soares.
7. Manoel Fonseca Soares.

Pelas regras de alfabetação, as pastas funcionais serão dispostas na seguinte ordem:

Nos termos da terminologia arquivística, usualmente adotada no Brasil, assinale a afirmativa correta quanto aos métodos de ordenação de documento em um arquivo.

Observe a Tabela a seguir.



Os números da coluna B correspondem à utilização do método

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