Com relação à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial, julgue o item.
O kaizen, ao contrário da administração da qualidade total, baseia-se na montagem de uma equipe de especialistas responsável por gerenciar a qualidade.
Às escolas da Administração precisaram se reinventar ao longo dos anos, pressionadas, inclusive, pelo próprio contexto do mundo em que vivemos, cujas principais características são:
I-a crescente relevância do setor de serviços;
II- o amplo uso de tecnologias da informação;
III- a globalização e a redução da importância do terceiro setor e das organizações sem fins lucrativos.
Estão corretos:
João é um Supervisor de 1 linha e atua no nível operacional da organização Alfa.
O planejamento que ele realiza com seu time:
Fabíola utiliza o sistema de medição de performance de processos (Process Performance Measurement System — PPMS) na sua organização. Ela defendeu seu uso na reunião com a diretoria, ressaltando que os PPMS são essenciais na busca pela excelência. Entre as principais características deste sistema, encontram-se:
I- ser vinculado a recompensas;
II- estar alinhado à estratégia e aos objetivos;
III- garantir o monitoramento contínuo de forma unilateral;
IV- considerar os diversos stakeholders.
Estão corretos apenas os itens:
O ciclo PDCA é um método muito utilizado nas organizações. Com relação a ele, assinale a alternativa correta
Fayol foi um dos primeiros pensadores que propôs o ensino formal da Administração. Em sua obra, ele elaborou o que cuidadosamente chamou de princípios de administração.
São eles, exceto:
Maria pretende fazer um diagnóstico na cultura organizacional da Junta Comercial de Valinhos, local em que trabalha. Para isto, ela deverá observar como se configuram:
I- as políticas de recursos humanos existentes;
II- os estilos de liderança vigentes;
III- os processos de tomada de decisão na Junta Comercial.
Estão corretos:
Maria trabalha no atendimento ao público da Fundação Excelência. Ultimamente, as filas têm aumentado bastante e os usuários estão reclamando do tempo de espera. Para reduzir este tempo, Antônio recomendou-lhe usar algumas técnicas para gerenciar esta demanda de forma mais inteligente. São elas:
I- sistema de reserva e agendamento;
II- promoção em períodos de alta demanda;
Após a análise dos itens, pode-se afirmar que:
Relativo às autarquias, leia as afirmações seguintes e marque a alternativa incorreta.
O ciclo PDCA ficou conhecido a partir da década de 1950, apesar de ser da década de 1930. Através dessa teoria, cada processo da empresa passa por quatro fases:
Uma organização constatou elevado índice de insatisfação de seus clientes, o que começava a provocar perdas de negócios e diminuição dos resultados. Para atuar no problema, a diretoria determinou que fossem realizados estudos com vistas a identificar: (I) os fatores organizacionais que provocavam tamanha insatisfação; e (II) os fatores para os quais se destinavam as maiores quantidades de reclamações, para que fosse possível estabelecer
prioridades na implementação de ações corretivas.
Nessa situação, a equipe responsável deve utilizar como ferramentas prioritárias da qualidade para atender às demandas (I) e (II), respectivamente,
No que se refere à gestão da qualidade, julgue:
O downsizing busca substituir a cultura baseada na desconfiança, que promove a ampliação de comandos e de controles, por uma cultura que incentiva a iniciativa e a autonomia das pessoas.
Uma das principais preocupações do gestor de um órgão público era promover a melhoria contínua nos processos de atendimento ao cidadão-usuário: sendo assim, o ciclo PDCA foi implementado. Refere-se à última fase desse ciclo:
O Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), baseado em seus critérios de excelência, classifica os processos em
Relativos à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial, julgue:
O Kaizen representa o aprimoramento radical e abrupto da organização, implementado por meio do envolvimento ativo e comprometido da alta direção da organização no que ela faz e na maneira como as coisas são feitas.