Sobre as políticas recomendadas para o planejamento da mão de obra em uma empresa, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Dar preferência a cargos mais abrangentes e polivalentes, de forma a assegurar a utilização racional do quadro.
II. Assegurar uma reserva estratégica de Recursos Humanos para emergências nos setores-chave.
A gestão da qualidade envolve, por exemplo, comparar a qualidade planejada e a qualidade percebida na prestação do serviço público, o que se configura como
No que se refere à gestão da qualidade organizacional, julgue os itens subsequentes.
I Um dos princípios da qualidade defendido por Deming consiste em acabar com a dependência da inspeção em massa.
II A qualidade tem no processo o seu centro prático de ação e compreende a definição clara dos clientes e dos resultados esperados.
III Um dos objetivos da implantação da gestão da qualidade em organizações públicas reside na promoção da governança, por meio de melhor aproveitamento dos recursos em relação aos resultados da ação pública.
IV A visão de futuro pela gestão da qualidade associa-se ao alcance de resultados consistentes, que assegurem o aumento de valor tangível e intangível, de forma sustentada.
Estão certos apenas os itens
Entre as ferramentas de destaque para a gestão da qualidade em organizações, destacam-se a gestão da qualidade total e a reengenharia, que promovem, respectivamente
Julgue o item que se segue, relativo à gestão de pessoas e à gestão da qualidade.
A disposição para entender as necessidades dos clientes e satisfazê-las, o treinamento e o envolvimento de todos os profissionais da organização nos processos de gestão da qualidade e a agregação de metas de qualidade ao planejamento de negócios estão entre os princípios estabelecidos por Deming em relação à gestão da qualidade.
Definir qualidade não é uma tarefa simples, pois a qualidade pode ser entendida de pontos de vista diferentes. Sendo assim, o professor Garvin sugeriu que a qualidade fosse definida com base em cinco abordagens.
Assinale a alternativa incorreta sobre essas abordagens.
Lucena (2004) vê a avaliação de desempenho como a verificação da atuação dos empregados na produção de resultados. É a confrontação de algo que acontece (resultado) com algo que foi estabelecido (objetivo).
Ele considera alguns motivos para que a avaliação de desempenho seja importante. Sobre esses motivos, assinale alternativa incorreta.
As organizações alicerçadas na Gestão da Qualidade fomentam a administração pelo tripé da sustentabilidade.
Sobre o assunto, a assinale a alternativa que indica corretamente este conceito.
Julgue o item seguinte, que se referem à administração geral.
A abordagem de Deming acerca da gestão da qualidade total é baseada no seguinte tripé: planejamento, controle e melhoria da qualidade.
Julgue o item seguinte, que se referem à administração geral.
A atuação em rede é um dos fundamentos do modelo de excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade.
O Seis Sigma é uma ferramenta muito utilizada para a gestão da qualidade e traduz os esforços de melhoria das organizações na meta específica de reduzir defeitos para próximo de zero. Assinale a alternativa incorreta quanto aos objetivos do Seis Sigma:
O principal modelo de aferição de qualidade em serviços com ênfase no cliente (Parasuraman et al., 1985, p. 47) lida com as seguintes dimensões a serem consideradas:
Assinale a alternativa em que todas as dimensões estão CORRETAS.
Para o desenvolvimento da excelência em gestão, ou seja, gestão da qualidade, há necessidade de se elaborar diversos processos ou atividades empresariais.
Sobre esses processos ou atividades, assinale a alternativa incorreta.
Entender o conceito de competência é muito importante para se tratar da gestão por competência. Sobre este assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Competência é a capacidade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.) para solucionar adequadamente uma série de problemas. Reflete os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que precisam ser colocados em prática para se atingir um determinado objetivo.
II. Uma competência não é apenas um saber, um conhecimento, nem é apenas uma habilidade, um saber fazer; nem apenas uma atitude, uma vontade de querer fazer. Uma competência é um somatório do conhecimento, da habilidade e da atitude e considera a agregação de valor e a entrega que o profissional faz para a empresa.