O(s) teórico(s) da administração de qualidade que tinha(m) por principal ideia a trilogia da qualidade formadapor planejamento, controle e aprimoramento:
Acerca da qualidade em serviços, analise as afirmativas a seguir:
É correto o que se afirma
No que se refere à gestão da qualidade, julgue:
O programa de qualidade total preconiza que planos, metas e objetivos devem ser de conhecimento apenas
por parte da alta direção.
Uma organização buscava implementar ações eficazes para a gestão da qualidade total e, para isso, abandonou a aquisição de insumos com base apenas no preço, promoveu a segurança total dos envolvidos nos novos processos de gestão da qualidade e eliminou metas baseadas apenas na produção de grandes quantidades.
Nesse caso, as ações implementadas pela organização estão de acordo com os pressupostos da teoria de
Ferramentas de qualidade são ferramentas estatísticas utilizadas com o intuito de melhorar produtos, serviços e processos. Acerca desse assunto, leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta.
"É uma ilustração sequencial de todas as etapas de um processo, mostrando como cada etapa é relacionada. Esta ferramenta da qualidade é empregada para nortear a realização de operações de uma forma uniforme." (Paladini, 1997; Aguiar, 2002)
A teoria do controle da qualidade total tem como pedra fundamental uma definição de qualidade que tem como ponto de partida
De acordo com uma pesquisa divulgada em 2018, no âmbito federal, o modelo de Gestão da Qualidade mais utilizado pelas empresas públicas é o ISO 9000 e seus desdobramentos e atualizações normativas. Nesse contexto, os documentos normativos considerados normas brasileiras (NBR) são atualizados e aprovados somente no fórum da
Relativos à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial, julgue:
O outsourcing substitui a antiga cultura baseada na desconfiança por uma nova cultura, que incentiva as pessoas a tomar decisões que eram tomadas pelos gerentes.
No que se refere à gestão da qualidade, julgue:
No processo de melhoria contínua da qualidade, a terceira etapa consiste na identificação dos benchmarks.
Acerca dos principais teóricos e suas contribuições para a gestão de qualidade, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
"_____ foi responsável por difundir três crenças na gestão organizacional: constância de finalidade; melhoria constante; conhecimento profundo, cujas diretrizes são traduzidas em seus quatorze princípios para a qualidade. Ajudou a tornar as empresas mais competitivas, buscando a melhoria constante, a aplicação de métodos estatísticos e a visão de longo
prazo. "
"Umas das primeiras contribuições de _____ para a qualidade foi a disseminação do círculo de qualidade, tempos depois se destacou por criar uma das ferramentas da qualidade mais utilizadas, o diagrama de causa e efeito. "
"Após trabalhar como engenheiro na empresa Western Eletric, _____, se transferiu, em 1924, para os laboratórios da Bell Telephones, onde publicou o histórico memorando datado de 16 de março de 1924, no qual apresentou e propôs aos seus superiores o gráfico/carta de controle."
"_____ trouxe à tona o conceito de que a qualidade nada mais é que a soma dos esforços de toda a organização para satisfazer o cliente. Isso abriu novas perspectivas sobre a qualidade no mundo inteiro e deu origem ao seu maior legado, o Controle da Qualidade Total (CQT)."
O brainstorming é uma das ferramentas básicas de gestão da qualidade, cujo propósito consiste em lançar e detalhar ideias originais e com certo enfoque. NÃO faz parte das características principais dessa ferramenta:
A ferramenta da gestão da qualidade característica por calcular falhas por milhão e utilizar do método DMAIC é denominada:
O chefe do almoxarifado de uma repartição pública apresentou um diagrama de Ishikawa na última reunião, cujo tema era a qualidade do serviço prestado aos clientes internos. O principal objetivo para utilizar essa ferramenta foi representar as
Sobre Compliance é correto afirmar:
I. Já se percebe a elevação do nível de consciência dos executivos, de que “Compliance” é fundamental para manter elevada a imagem e a reputação da organização, bem como, promover a garantia da redução de perdas invisíveis por desvios operacionais, erros involuntários, corrupção e fraudes ocupacionais, entre outros fatores que contribuem com a redução do desempenho dos negócios.
II. O termo “Compliance” tem origem no verbo em inglês “to comply”, que significa “cumprir ”, “satisfazer ”, “executar ”, “realizar o que lhe foi imposto” com integridade, não obstante, compreende o dever de respeitar, de estar em “conformidade” e fazer cumprir regulamentos internos, externos, leis e diretrizes de mercado (regulação – fiscal-financeiro-contábil), com transparência e elevado valor ético, determinantes às atividades da organização empresarial.
III. O termo “Compliance” especifica a execução de um grande conjunto de processos e atividades de controle, fundamentados em diretrizes (guidelines), que ao longo do tempo (mais de 20 anos) tem evoluído, para atender as necessidades da “Governança Corporativa” no cumprimento de suas missões, bem como, no atendimento as melhores práticas de mercado, as determinações de regulação e principalmente dos requerimentos legais, no cumprimento das Leis e Regulamentos nacionais e internacionais.
IV. O importante para o Compliance é que se for adotado um padrão ou norma, que ela seja cumprida, portanto, elas devem fazer parte do processo de análise da conformidade, inclusive jurídica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Assinale a alternativa que apresenta somente ferramentas para o controle estatístico da qualidade.