Uma das principais preocupações do gestor de um órgão público era promover a melhoria contínua nos processos de atendimento ao cidadão-usuário: sendo assim, o ciclo PDCA foi implementado. Refere-se à última fase desse ciclo:
Relativos à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial, julgue:
O Kaizen representa o aprimoramento radical e abrupto da organização, implementado por meio do envolvimento ativo e comprometido da alta direção da organização no que ela faz e na maneira como as coisas são feitas.
Ferramentas de qualidade são ferramentas estatísticas utilizadas com o intuito de melhorar produtos, serviços e processos. Acerca desse assunto, leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta.
"É uma ilustração sequencial de todas as etapas de um processo, mostrando como cada etapa é relacionada. Esta ferramenta da qualidade é empregada para nortear a realização de operações de uma forma uniforme." (Paladini, 1997; Aguiar, 2002)
O brainstorming é uma das ferramentas básicas de gestão da qualidade, cujo propósito consiste em lançar e detalhar ideias originais e com certo enfoque. NÃO faz parte das características principais dessa ferramenta:
A ferramenta da gestão da qualidade característica por calcular falhas por milhão e utilizar do método DMAIC é denominada:
O chefe do almoxarifado de uma repartição pública apresentou um diagrama de Ishikawa na última reunião, cujo tema era a qualidade do serviço prestado aos clientes internos. O principal objetivo para utilizar essa ferramenta foi representar as
A respeito do processo de planejamento, julgue:
A ferramenta 5W2H consiste em um checklist de atividades, prazos e responsabilidades que devem ser desenvolvidas em um projeto, de modo a definir o que será feito, por que, onde, quem irá fazer, quando será feito, como e quanto custará.
Assinale a alternativa que apresenta somente ferramentas para o controle estatístico da qualidade.
O denominado Diagrama de Pareto constitui uma ferramenta que
É comum a maioria dos serviços depender, direta ou indiretamente, da interação pessoal entre clientes e colaboradores. Por isso, a natureza destas interações influencia fortemente:
O Sistema de Apoio à Decisão (SAD) é o sistema de informação gerencial que oferece suporte tecnológico para a tomada de decisão, conta com o auxílio de hardwares e softwares para as análises. Que funções o SAD possui?
As ferramentas de qualidade são técnicas que podem definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que interferem no bom desempenho dos processos de trabalho. A esse respeito, leia as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O fluxograma tem como finalidade mostrar a distribuição dos dados através de um gráfico de barras, indicando o número de unidades em cada categoria.
( ) As cartas de controle mostram o que acontece com uma variável quando a outra muda, para testar possíveis relações de causa e efeito.
( ) O diagrama de Ishikawa tem como finalidade explorar e indicar todas as causas possíveis de uma condição ou um problema específico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Sobre os Equipamentos de Proteção individual (EPI) e coletivo (EPC), assinale a alternativa incorreta.
O consultor contratado por uma empresa alimentícia utilizou a matriz BCG para definir a posição de cada uma das demais empresas do setor.
Segundo sua análise, a empresa avaliada foi categorizada como Estrela, o que significa que ela
O principal objetivo de uma política de gestão da informação é garantir que todos os dados cheguem às pessoas certas sem que ocorram erros ou problemas de integridade. Nesse contexto, leia o texto abaixo.
“_____ refere-se a escolha de fontes de informações confiáveis que se enquadrem nos critérios definidos sobre qualidade da informação. _____ referese a agrupar as informações de acordo com as características e propriedades identificadas. _____ consiste em fazer com que a informação chegue a quem dela precisa no momento certo.”
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.