São apresentados como eixos norteados da educação infantil nas Diretrizes Curriculares Nacionais, conteúdos que envolvam:
A creche onde as crianças exploram o ambiente de diferentes maneiras e constroem sentidos pessoais e significados coletivos à medida em que se constituem como sujeitos, possibilita corretamente que se apropriem de um modo singular:
O auxiliar Maurício acompanha sistematicamente o planejamento da creche com os professores. Ao selecionar atividades que visam o desenvolvimento de experiências educativas por meio de um lanche mensal com os pais das crianças, a creche deve oportunizar ao familiar:
O processo avaliativo na Educação Infantil não deve ser restrito a um professor, principalmente quando há vários outros profissionais especializados dentro da escola. Contudo, existem níveis desiguais de exigências sobre as quais cada profissional não possui a mesma perspectiva. Nesse sentido, assinale a alternativa correta sobre o que o professor deve considerar no processo avaliativo.
Os jogos motores trazem oportunidades de aprendizagens sociais pois as crianças aprendem a colaborar umas com as outras, combinando e respeitando as etapas que devem ser seguidas. Em relação aos jogos motores, é correto afirmar que:
A criança tem o direito de ser educada e cuidada sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel e degradante conforme descrito no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8.069/1990). Dessa forma, assinale a alternativa correta a seguir.
Valorizar atitudes e comportamentos favoráveis à saúde, em relação à alimentação e à higiene pessoal, desenvolvendo a responsabilidade no cuidado com o próprio corpo e com os espaços que habita são informações importantes que a criança precisa ter conhecimento. Dessa forma, analise as afirmações a seguir:
I. A criança pode registrar as diferenças e semelhanças entre os diversos ambientes em que vive.
II. A criança pode identificar a presença comum de água, seres vivos, ar, luz, calor, solo e características específicas do mundo que a cerca.
III. A criança pode perceber as características do corpo humano e aprender a respeitar as diferenças individuais.
IV. A criança pode reconhecer etapas de transformação de materiais e objetos do ambiente, realizando experimentos simples.
V. A criança, não se pode esperar a elaboração, classificação e interpretação das relações de forma, função e dependência entre elas.
Estão corretas as afirmativas:
Contemplar o cuidado na esfera da instituição da educação infantil significa compreendê-lo como parte integrante da educação, embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica. Ou seja, cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda:
Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, é correto o que se afirma em:
Como o documento Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças está organizado?
O texto faz referência a um princípio fundamental previsto nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil relacionado à dimensão
As propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil devem prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que visam assegurar, EXCETO:
Diariamente, ao chegar em sala de aula, os alunos da professora Luciana, que têm idade entre 3 e 4 anos, podem escolher as atividades que irão realizar e os amigos com os quais irão brincar naquele momento. Para ajudar na escolha dos brinquedos e atividades, Luciana organiza cantinhos na sala e, em cada um, ela coloca massinha, papéis e giz de cera, brinquedos de casinha, carrinhos ou jogos de encaixe para que as crianças escolham, livremente.
Sobre a ação da professora, é correto afirmar que está:
Dentro da educação infantil a brincadeira é muito importante, pois as crianças vão aprendendo vários conceitos que a professora irá ensinar. As brincadeiras lúdicas possibilitam a criança, EXCETO:
Nas brincadeiras as crianças amadurecem algumas capacidades de socialização por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais, portanto, o brincar é: