Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 189 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Na teoria desenvolvimentista, Gallahue e Donnelly (2008), demonstram um processo no qual a aprendizagem do movimento é diretamente relacionada a diversos fatores como afetividade e cognição. Neste mesmo processo, os autores descrevem também que as habilidades motoras fundamentais de base são expressas por meio de:

Na creche é fundamental articular as condições de organização dos espaços, tempos, materiais e interações sociais com as práticas educativas:

O atendimento à educação infantil requer da instituição escolar:

I. localização e acessibilidade adequadas.

II. segurança e salubridade;

III. estética e luminosidade;

IV. competência e comprometimento.

Estão corretas as afirmativas:

A rotina na Educação Infantil pode ser facilitadora ou cerceadora dos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Analise as afirmativas acerca da organização do tempo e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Rotinas rígidas e inflexíveis favorecem a adaptação da criança, pois não há surpresas e nem ansiedade causada pelo novo.

( ) A organização do tempo deve prever possibilidades diversas e, muitas vezes, simultâneas de atividades.

( ) Uma rotina clara e compreensível para as crianças é fator de desestímulo, pois se torna repetitiva e monótona.

( ) A rotina pode orientar as ações das crianças, possibilitando a antecipação de situações que irão acontecer.

Assinale a sequência CORRETA.

O texto faz referência a um princípio fundamental previsto nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil relacionado à dimensão

Sobre a rotina na creche é incorreto afirmar:

As crianças que apresentam necessidades especiais (portadores de deficiência mental, auditiva, visual, física e deficiência múltipla, e portadores de altas habilidades) devem ser atendidas:

As situações de aprendizagem no cotidiano das creches e pré-escolas podem ser organizadas de três maneiras: as atividades permanentes, os projetos e as sequências de atividades. As sequências de atividades são:

Com base em uma educação infantil que se norteie pelo desenvolvimento da identidade e conquista da autonomia, ambos, intimamente, relacionados com o processo de socialização e a importância do trabalho para formação pessoal e social da criança. Referente a essa proposição assinale a alternativa INCORRETA:

A rotina é utilizada nas instituições educativas para auxiliar o trabalho do educador garantindo um atendimento de qualidade para as crianças. Assinale a alternativa INCORRETA em relação a rotina nas instituições de Educação Infantil:

O professor da educação infantil necessita articular condições de organização dos espaços, tempos, materiais e das interações nas atividades para que as crianças possam expressar sua imaginação. Analise as afirmativas abaixo: I - A criança deve ter a possibilidade de fazer deslocamentos e movimentos apenas nos espaço interno da sala. II - A criança deve envolver-se em explorações e brincadeiras com objetos e materiais diversificados. III - A criança nessa etapa não precisa ter acesso a espaços culturais diversificados como a participação em apresentações musicais, teatrais, fotográficas e plásticas. Está CORRETO o que se afirma em:

Estão entre os critérios para políticas e programas de creche:

I- A política de creche procura responder ao princípio de igualdade de oportunidade para as classes sociais, os sexos, as raças e os credos.

II- A política de creche estimula a produção e o intercâmbio de conhecimentos sobre educação infantil.

III- O orçamento para creches não prevê a compra e reposição de brinquedos, material para expressão artística e livros em quantidade e qualidade satisfatórias conforme o número de crianças e suas respectivas faixas etárias.

IV- O orçamento das creches prevê compra, reposição e manutenção de roupas necessárias para as crianças dormirem, se trocarem em caso de imprevistos e se lavarem.

V- A política de creche incorpora a preocupação de promover o desenvolvimento infantil, submetendo precocemente as crianças a um modelo escolar rígido.

Estão CORRETAS as afirmativas:

A poesia destaca um aspecto importante, que o professor deve levar em consideração na recepção de crianças de seis anos de idade no ensino fundamental de nove anos, relacionado ao

Segundo Tizuko Kishimoto, no livro Jogos Tradicionais Infantis, editado pela editora Vozes, o jogo tradicional está sempre em transformação, incorporando criações anônimas das gerações que vão se sucedendo. Acerca desses jogos, é verdadeiro afirmar.

Estimular a participação das crianças nas atividades de grupo como jogos e brincadeiras, deve visar:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282