Seguindo os princípios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9.394/96 e alterações, a avaliação na Educação Infantil deverá ser realizada:
O uso da literatura infantil torna o caminho da alfabetização mais atrativo e interessante para a criança. Portanto esse recurso didático amplia:
À luz dos preceitos legais, em vigor, a resolução nº 5/2009 do Conselho Nacional de Educação (CNE) estabeleceu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), adotando os pressupostos da educação inclusiva. Assim, as creches e pré-escolas passaram a se constituir em estabelecimentos educacionais, públicos ou privados, destinados à educação das crianças de 0 a 5 anos de idade, por meio da implementação de proposta pedagógica elaborada e desenvolvida por professores habilitados, superando:
Nas instituições que oferecem a Educação Infantil é necessário organizar o tempo didático, ou seja, o tempo de trabalho educativo realizado com as crianças. A rotina deve envolver:
A prática educativa deve se organizar de forma que as crianças de zero a três anos de idade desenvolvam várias capacidades, dentre elas:
De acordo com as recomendações dos RCNEI, o trabalho com os conhecimentos derivados das Ciências Humanas e Naturais deve ser voltado para:
No que concerne à Resolução CNE/CEB n.º 5 de 17 de dezembro de 2009, assinale a alternativa incorreta:
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010, a escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento a alguns requisitos. Assinale a alternativa que não se refere a esses requisitos:
As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos, de acordo com a Resolução CNE/CEB n.º 5, de 17 de dezembro de 2009, para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo, exceto:
Acerca do conceito de centração utilizado por Jean Piaget, é correto afirmar que:
Na teoria desenvolvimentista, Gallahue e Donnelly (2008), demonstram um processo no qual a aprendizagem do movimento é diretamente relacionada a diversos fatores como afetividade e cognição. Neste mesmo processo, os autores descrevem também que as habilidades motoras fundamentais de base são expressas por meio de:
Na creche é fundamental articular as condições de organização dos espaços, tempos, materiais e interações sociais com as práticas educativas:
O atendimento à educação infantil requer da instituição escolar:
I. localização e acessibilidade adequadas.
II. segurança e salubridade;
III. estética e luminosidade;
IV. competência e comprometimento.
Estão corretas as afirmativas:
A rotina na Educação Infantil pode ser facilitadora ou cerceadora dos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Analise as afirmativas acerca da organização do tempo e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Rotinas rígidas e inflexíveis favorecem a adaptação da criança, pois não há surpresas e nem ansiedade causada pelo novo.
( ) A organização do tempo deve prever possibilidades diversas e, muitas vezes, simultâneas de atividades.
( ) Uma rotina clara e compreensível para as crianças é fator de desestímulo, pois se torna repetitiva e monótona.
( ) A rotina pode orientar as ações das crianças, possibilitando a antecipação de situações que irão acontecer.
Assinale a sequência CORRETA.
O texto faz referência a um princípio fundamental previsto nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil relacionado à dimensão