De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 05, as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências. Em relação a essas experiências, assinale a alternativa incorreta:
Numa sala da Educação Infantil duas crianças com 3 anos dialogam. Num determinado momento uma criança brinca com um avião e pergunta para a outra:
- Maria, foi nesse avião que o seu pai aviou?
A professora interveio no mesmo momento:
- Não é aviou, é viajou.
Lucinha de imediato respondeu:
- Mas ele foi de avião tia!
Olhou para a Maria, que respondeu afirmativamente com a cabeça, Lucinha olha para a professora e fala:
- Tá vendo? Foi de avião.
Olhou para a amiga e falou:
- Maria foi nesse avião que seu pai aviajou?
(Texto adaptado SEBER, 1997)
Leia as hipóteses diagnósticas e destaque a alternativa CORRETA:
A entrada da criança na escola infantil faz com que ela se depare com um novo ambiente, composto de adultos e crianças com as quais nunca interagiu.
Analise as afirmativas sobre o período de adaptação.
I. A maneira como a família vê a entrada do filho na escola tem uma influência marcante nas reações da criança durante o processo.
II. As instituições de Educação Infantil devem ter flexibilidade diante das singularidades das crianças, ajudando pais e filhos na adaptação.
III. Acolher os pais com suas dúvidas e preocupações, oferecendo apoio e tranquilidade, contribui para que a criança se sinta menos insegura.
Estão corretas as afirmativas:
Para se atingir os objetivos dos cuidados, é necessário que as atitudes e procedimentos estejam baseados em conhecimentos específicos sobre o
Os momentos das refeições constituem uma prática social e cultural que precisa ser aprendida e realizada com autonomia pelas crianças. Na pré-escola, são práticas pedagógicas importantes a serem desenvolvidas no momento das refeições, EXCETO:
Seguindo os princípios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9.394/96 e alterações, a avaliação na Educação Infantil deverá ser realizada:
O uso da literatura infantil torna o caminho da alfabetização mais atrativo e interessante para a criança. Portanto esse recurso didático amplia:
À luz dos preceitos legais, em vigor, a resolução nº 5/2009 do Conselho Nacional de Educação (CNE) estabeleceu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), adotando os pressupostos da educação inclusiva. Assim, as creches e pré-escolas passaram a se constituir em estabelecimentos educacionais, públicos ou privados, destinados à educação das crianças de 0 a 5 anos de idade, por meio da implementação de proposta pedagógica elaborada e desenvolvida por professores habilitados, superando:
Nas instituições que oferecem a Educação Infantil é necessário organizar o tempo didático, ou seja, o tempo de trabalho educativo realizado com as crianças. A rotina deve envolver:
A prática educativa deve se organizar de forma que as crianças de zero a três anos de idade desenvolvam várias capacidades, dentre elas:
De acordo com as recomendações dos RCNEI, o trabalho com os conhecimentos derivados das Ciências Humanas e Naturais deve ser voltado para:
No que concerne à Resolução CNE/CEB n.º 5 de 17 de dezembro de 2009, assinale a alternativa incorreta:
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010, a escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento a alguns requisitos. Assinale a alternativa que não se refere a esses requisitos:
As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos, de acordo com a Resolução CNE/CEB n.º 5, de 17 de dezembro de 2009, para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo, exceto:
Acerca do conceito de centração utilizado por Jean Piaget, é correto afirmar que: