Os objetivos, conteúdos e atividades pedagógicas na educação de crianças, conforme orientações contidas no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI devem ser selecionados, a fim de garantirem o direito a criança viver a infância e se desenvolver por meio de experiências que possibilitem o seu encontro com:
Fazer anotações nas agendas das crianças, relatando os acontecimentos do dia, deve ter como objetivo:
Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é:
A creche deve planejar ações que favoreçam o desenvolvimento da oralidade das crianças, nas diversas situações comunicativas. Nessa perspectiva é importante:
Acerca do brincar no processo de ensino/aprendizagem analise as assertivas e assinale a resposta correta:
I. Brincar é uma importante forma de comunicação, através da brincadeira a criança pode reproduzir o seu cotidiano.
II. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.
III. É importante que jogos e brincadeiras sejam sempre utilizados para o processo de ensino/aprendizagem. Devem ser sempre dirigidos e orientados pelo professor.
IV. Através do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da personalidade 4 como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as(os):
As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, devem garantir algumas experiências. Marque a opção incorreta em relação a essas experiências:
Analise as seguintes afirmativas sobre o brincar.
I. Enquanto brincam, as crianças constroem conhecimentos e vivem relações sociais específicas, repletas de valores e significados.
II. As brincadeiras de faz de conta possibilitam às crianças treinarem sua entrada no mundo adulto e expressarem suas vivências afetivas.
III. Brincar permite à criança desenvolver algumas capacidades importantes, como a de viver sem regras ou linguagens.
Estão corretas as afirmativas:
Aquilo que um menino ou menina sabe fazer em determinado momento depende de múltiplos fatores. Em termos gerais, pode-se dizer que as capacidades atuais de uma criança estão definidas pela interação entre a maturação psicofísica e as possibilidades que lhe foram oferecidas pelo contexto nesse momento. Assim sendo, os traços gerais da evolução da criança durante a etapa da educação infantil são indicados em três áreas do desenvolvimento. Estas áreas são:
Como método avaliativo voltado à Educação Infantil, aponte a alternativa que é a menos adequada:
Na observância das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica, exceto:
Qual das alternativas abaixo não contempla um dos critérios para a unidade creche, contidos no documento Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças?
No desenvolvimento intelectual na fase do 0 a 6 anos:
A educação infantil é a primeira etapa da educação básica. Assinale a alternativa CORRETA, sobre a finalidade da educação infantil:
A psicogênese da noção de espaço passa por níveis próprios da evolução geral da criança na construção do conhecimento: do vivido ao percebido e deste ao concebido. Dessa forma, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Espaço vivido.
II- Espaço percebido.
III- Espaço concebido.
( )A criança, nos primeiros anos de vida, adquire certa noção espacial. Na idade escolar, nas séries iniciais, quando consegue recordar do caminho da escola para casa, a criança vai ampliando seu processo e apropriação espacial, substituindo a necessidade de experimentação por outras habilidades, como a observação. Além de perceber o aqui, já entende o “acola". Neste momento, para ela, o estudo da geografia se concretiza.
( )Quando o aluno consegue relacionar espaços de uma área sem ter passado por ela, através de um mapa, ele passa a compreender mais o espaço. Estabelece relações espaciais entre elementos apenas através de sua representação, sendo capaz de raciocinar sobre uma área retratada no mapa, sem tê-la visto antes.
( )A alfabetização espacial acontece através da noção de espaço que a criança adquire socialmente no decorrer de sua idade, vivenciando através do movimento e do deslocamento. Brincadeiras, exercícios ritmos e psicomotores, de delimitações espaciais, de exploração do corpo e relações espaciais são importantes para seu aprendizado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: