Assinale a alternativa incorreta. A humanidade levou milênios para estabelecer a relação entre um grafismo e um som. Durante esse período, a representação gráfica deixou de ser motivada pelos objetos e ocorreu um deslocamento da representação do significado das palavras para a representação convencional de sons dessas palavras. No alfabeto ugarítico, por exemplo, as consoantes, mais salientes sonoramente e em maior número, foram isoladas primeiro. Pesquisas sobre a construção da língua escrita pela criança mostram que, nesse processo, é preciso:
O início da infância, é marcado pelo aprendizado. A todo momento a criança entra em contato com novos estímulos, esses que serão fundamentais para o desenvolvimento da criatividade ao longo de toda a vida. Para propiciar criatividade no brincar, a coisa mais valiosa que professor e seu auxiliar podem fazer é: Todas estão erradas, EXCETO.
O professor deve eleger temas que possibilitem tanto o conhecimento de hábitos e costumes socioculturais diversos quanto a articulação com aqueles que as crianças conhecem, como tipos de alimentação, vestimentas, jogos e brincadeiras, atividades de trabalho e lazer, dentre outros. Assim, as crianças devem aprender a:
Leia as afirmativas quanto à avaliação na Educação Infantil: I- Na Educação Infantil, o trabalho desenvolvido em sala é sempre mediado pelo professor, buscando o desenvolvimento integral de todas as crianças. II- Na Educação Infantil a atuação do professor não privilegia alguns em detrimento a outros, buscar a autonomia, a coletividade, o desenvolvimento da linguagem e a construção do conhecimento são ações presentes no planejamento e na avaliação do processo. III- Para que a criança possa avançar para a turma subsequente é obrigatório o desenvolvimento da leitura, da escrita e do cálculo na Educação Infantil. O professor deve avaliar individualmente as condições de cada um para tecer seu veredito. IV- Na Educação Infantil avaliar tem fim de avanço ou retenção baseado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, visto que esta etapa é parte do Ensino Fundamental brasileiro. Assinale a alternativa que contém todas as respostas INCORRETAS:
Quanto às brincadeiras com areia, água e materiais diversos, no atendimento às crianças com 3 (três) anos de idade, o adulto deve:
Ao socorrer criança vítima de convulsão, uma das medidas recomendadas é:
O cuidado e a educação para a educação infantil são conceitos que devem ser considerados:
Assinale a alternativa correta sobre o Cuidar e o Educar na educação Infantil:
A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o “não-brincar”. Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação isto implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica. Isto quer dizer que é preciso:
A instituição de educação infantil deve ajudar as crianças a organizarem melhor as suas informações e estratégias, bem como proporcionar condições para a aquisição de novos conhecimentos matemáticos. O trabalho com noções matemáticas na educação infantil atende, por um lado, às necessidades das próprias crianças de construírem conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento; por outro lado corresponde a uma necessidade social de:
A Educação Infantil tem como principal objetivo criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças. Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos Referenciais Curriculares da Educação Infantil:
Ao falarmos sobre identidade e autonomia algumas ações diárias percorrem o ambiente escolar e familiar tais como: alimentação, banho, sono dentre outras. Porém o cuidar e o educar são tarefas indissociáveis na Educação Infantil e devem proporcionar o desenvolvimento infantil para:
O jogo educativo surgiu a partir da compreensão da necessidade da criança brincar e da tarefa de educar, fazendo com que seja entendido como "metade jogo, metade educação", assumindo duas importantes características atualmente na educação: uma função que propicia diversão, prazer e desprazer ao ser escolhido espontaneamente pela própria criança e uma outra função que é apontada como facilitador de aprendizagem.
O desafio do educador é buscar e manter o equilíbrio entre estas duas funções que caracterizam o jogo educativo a partir de uma prática pedagógica intencional, visando não só a organização do espaço escolar, tornando-o propício para a execução dos jogos, mas também fazer a relação dos brinquedos a partir dos objetivos traçados.
As funções a que o texto acima se refere são respectivamente:
Sabendo que a aprendizagem da linguagem oral
e escrita é um dos elementos importantes para as
crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e
de participação nas diversas práticas sociais.
Assinale V (verdadeiro) e F(falso) nas afirmativas
abaixo:
( ) A linguagem oral é apenas vocabulário, lista de
palavras ou sentenças.
( ) A linguagem escrita possibilita comunicar ideias,
pensamentos e intenções de diversas naturezas,
influenciar o outro e estabelecer relações
interpessoais.
( ) Para aprender a ler e a escrever, a criança precisa
construir um conhecimento de natureza conceitual:
precisa compreender não só o que a escrita
representa, mas também de que forma ela representa
graficamente a linguagem.
( ) Nas inúmeras interações com a linguagem oral, as
crianças vão tentando descobrir as regularidades que
a constitui, usando todos os recursos de que
dispõem: histórias que conhecem, vocabulário
familiar.
( ) Nas sociedades letradas, as crianças, desde os
primeiros meses, estão em permanente contato com
a linguagem escrita.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA:
Julgue os itens a seguir com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
A Educação Infantil pode ser oferecida em creches e pré-escolas institucionais ou domésticas.