Ao socorrer criança vítima de convulsão, uma das medidas recomendadas é:
O cuidado e a educação para a educação infantil são conceitos que devem ser considerados:
Assinale a alternativa correta sobre o Cuidar e o Educar na educação Infantil:
A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o “não-brincar”. Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação isto implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica. Isto quer dizer que é preciso:
A instituição de educação infantil deve ajudar as crianças a organizarem melhor as suas informações e estratégias, bem como proporcionar condições para a aquisição de novos conhecimentos matemáticos. O trabalho com noções matemáticas na educação infantil atende, por um lado, às necessidades das próprias crianças de construírem conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento; por outro lado corresponde a uma necessidade social de:
A Educação Infantil tem como principal objetivo criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças. Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos Referenciais Curriculares da Educação Infantil:
Ao falarmos sobre identidade e autonomia algumas ações diárias percorrem o ambiente escolar e familiar tais como: alimentação, banho, sono dentre outras. Porém o cuidar e o educar são tarefas indissociáveis na Educação Infantil e devem proporcionar o desenvolvimento infantil para:
O jogo educativo surgiu a partir da compreensão da necessidade da criança brincar e da tarefa de educar, fazendo com que seja entendido como "metade jogo, metade educação", assumindo duas importantes características atualmente na educação: uma função que propicia diversão, prazer e desprazer ao ser escolhido espontaneamente pela própria criança e uma outra função que é apontada como facilitador de aprendizagem.
O desafio do educador é buscar e manter o equilíbrio entre estas duas funções que caracterizam o jogo educativo a partir de uma prática pedagógica intencional, visando não só a organização do espaço escolar, tornando-o propício para a execução dos jogos, mas também fazer a relação dos brinquedos a partir dos objetivos traçados.
As funções a que o texto acima se refere são respectivamente:
Sabendo que a aprendizagem da linguagem oral
e escrita é um dos elementos importantes para as
crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e
de participação nas diversas práticas sociais.
Assinale V (verdadeiro) e F(falso) nas afirmativas
abaixo:
( ) A linguagem oral é apenas vocabulário, lista de
palavras ou sentenças.
( ) A linguagem escrita possibilita comunicar ideias,
pensamentos e intenções de diversas naturezas,
influenciar o outro e estabelecer relações
interpessoais.
( ) Para aprender a ler e a escrever, a criança precisa
construir um conhecimento de natureza conceitual:
precisa compreender não só o que a escrita
representa, mas também de que forma ela representa
graficamente a linguagem.
( ) Nas inúmeras interações com a linguagem oral, as
crianças vão tentando descobrir as regularidades que
a constitui, usando todos os recursos de que
dispõem: histórias que conhecem, vocabulário
familiar.
( ) Nas sociedades letradas, as crianças, desde os
primeiros meses, estão em permanente contato com
a linguagem escrita.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA:
Julgue os itens a seguir com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
A Educação Infantil pode ser oferecida em creches e pré-escolas institucionais ou domésticas.
Os objetivos, conteúdos e atividades pedagógicas na educação de crianças, conforme orientações contidas no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI devem ser selecionados, a fim de garantirem o direito a criança viver a infância e se desenvolver por meio de experiências que possibilitem o seu encontro com:
Fazer anotações nas agendas das crianças, relatando os acontecimentos do dia, deve ter como objetivo:
Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é:
A creche deve planejar ações que favoreçam o desenvolvimento da oralidade das crianças, nas diversas situações comunicativas. Nessa perspectiva é importante:
Acerca do brincar no processo de ensino/aprendizagem analise as assertivas e assinale a resposta correta:
I. Brincar é uma importante forma de comunicação, através da brincadeira a criança pode reproduzir o seu cotidiano.
II. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.
III. É importante que jogos e brincadeiras sejam sempre utilizados para o processo de ensino/aprendizagem. Devem ser sempre dirigidos e orientados pelo professor.
IV. Através do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da personalidade 4 como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.