Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 189 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • Certo
    • Errado

Assinale a alternativa incorreta. A humanidade levou milênios para estabelecer a relação entre um grafismo e um som. Durante esse período, a representação gráfica deixou de ser motivada pelos objetos e ocorreu um deslocamento da representação do significado das palavras para a representação convencional de sons dessas palavras. No alfabeto ugarítico, por exemplo, as consoantes, mais salientes sonoramente e em maior número, foram isoladas primeiro. Pesquisas sobre a construção da língua escrita pela criança mostram que, nesse processo, é preciso:

O início da infância, é marcado pelo aprendizado. A todo momento a criança entra em contato com novos estímulos, esses que serão fundamentais para o desenvolvimento da criatividade ao longo de toda a vida. Para propiciar criatividade no brincar, a coisa mais valiosa que professor e seu auxiliar podem fazer é: Todas estão erradas, EXCETO.

O professor deve eleger temas que possibilitem tanto o conhecimento de hábitos e costumes socioculturais diversos quanto a articulação com aqueles que as crianças conhecem, como tipos de alimentação, vestimentas, jogos e brincadeiras, atividades de trabalho e lazer, dentre outros. Assim, as crianças devem aprender a:

Leia as afirmativas quanto à avaliação na Educação Infantil: I- Na Educação Infantil, o trabalho desenvolvido em sala é sempre mediado pelo professor, buscando o desenvolvimento integral de todas as crianças. II- Na Educação Infantil a atuação do professor não privilegia alguns em detrimento a outros, buscar a autonomia, a coletividade, o desenvolvimento da linguagem e a construção do conhecimento são ações presentes no planejamento e na avaliação do processo. III- Para que a criança possa avançar para a turma subsequente é obrigatório o desenvolvimento da leitura, da escrita e do cálculo na Educação Infantil. O professor deve avaliar individualmente as condições de cada um para tecer seu veredito. IV- Na Educação Infantil avaliar tem fim de avanço ou retenção baseado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, visto que esta etapa é parte do Ensino Fundamental brasileiro. Assinale a alternativa que contém todas as respostas INCORRETAS:

Quanto às brincadeiras com areia, água e materiais diversos, no atendimento às crianças com 3 (três) anos de idade, o adulto deve:

Ao socorrer criança vítima de convulsão, uma das medidas recomendadas é:

O cuidado e a educação para a educação infantil são conceitos que devem ser considerados:

Assinale a alternativa correta sobre o Cuidar e o Educar na educação Infantil:

A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o “não-brincar”. Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação isto implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica. Isto quer dizer que é preciso:

A instituição de educação infantil deve ajudar as crianças a organizarem melhor as suas informações e estratégias, bem como proporcionar condições para a aquisição de novos conhecimentos matemáticos. O trabalho com noções matemáticas na educação infantil atende, por um lado, às necessidades das próprias crianças de construírem conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento; por outro lado corresponde a uma necessidade social de:

A Educação Infantil tem como principal objetivo criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças. Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos Referenciais Curriculares da Educação Infantil:

Ao falarmos sobre identidade e autonomia algumas ações diárias percorrem o ambiente escolar e familiar tais como: alimentação, banho, sono dentre outras. Porém o cuidar e o educar são tarefas indissociáveis na Educação Infantil e devem proporcionar o desenvolvimento infantil para:

O jogo educativo surgiu a partir da compreensão da necessidade da criança brincar e da tarefa de educar, fazendo com que seja entendido como "metade jogo, metade educação", assumindo duas importantes características atualmente na educação: uma função que propicia diversão, prazer e desprazer ao ser escolhido espontaneamente pela própria criança e uma outra função que é apontada como facilitador de aprendizagem.

O desafio do educador é buscar e manter o equilíbrio entre estas duas funções que caracterizam o jogo educativo a partir de uma prática pedagógica intencional, visando não só a organização do espaço escolar, tornando-o propício para a execução dos jogos, mas também fazer a relação dos brinquedos a partir dos objetivos traçados.

As funções a que o texto acima se refere são respectivamente:

Sabendo que a aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais. Assinale V (verdadeiro) e F(falso) nas afirmativas abaixo:
( ) A linguagem oral é apenas vocabulário, lista de palavras ou sentenças.
( ) A linguagem escrita possibilita comunicar ideias, pensamentos e intenções de diversas naturezas, influenciar o outro e estabelecer relações interpessoais.
( ) Para aprender a ler e a escrever, a criança precisa construir um conhecimento de natureza conceitual: precisa compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa graficamente a linguagem.
( ) Nas inúmeras interações com a linguagem oral, as crianças vão tentando descobrir as regularidades que a constitui, usando todos os recursos de que dispõem: histórias que conhecem, vocabulário familiar.
( ) Nas sociedades letradas, as crianças, desde os primeiros meses, estão em permanente contato com a linguagem escrita.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Julgue os itens a seguir com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

A Educação Infantil pode ser oferecida em creches e pré-escolas institucionais ou domésticas.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282