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Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, é dada a definição dos Conteúdos Mínimos das Áreas de Conhecimento (CMAC).

Assinale a alternativa que apresenta a MELHOR definição para os CMAC.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em vigor, no que se refere à Educação Especial, é correto afirmar que

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, assinale a alternativa correta em relação à matrícula da criança:

“Conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade."
(Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil).

A definição refere à(ao):

Art. 2º - Estas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica têm por objetivos:

I - Sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.

II - Estimular a aceitação passiva do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.

III - Orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.

Com base na Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, está incorreto o que se afirma em:

A criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que se desenvolve nas interações, relações e práticas cotidianas. Nessas condições, o cuidador de creche deve colaborar, com os demais profissionais, para que a criança possa:

As estratégias inclusivas não podem apenas ser feitas na forma discursiva, mas na realização de experiências em que as possibilidades de cada um possam ser manifestadas. Assim, conforme Brasil (2010) destacamos alguns princípios básicos para a efetivação da Inclusão: I. acesso dos alunos com necessidades educacionais especiais às classes comuns; II. a frequência desses alunos a escolas próximas as suas casas; III. a aprendizagem conjunta, mesmo tendo objetivos e processos diferentes; IV. um suporte técnico aos professores de classe comum, para que possam desenvolver formas criativas de atuação com as crianças com deficiência. São consideradas estratégias inclusivas:

São práticas pedagógicas da educação infantil de acordo com as Diretrizes Curriculares, EXCETO:

Art. 7º - Na observância destas Diretrizes, a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica:

I. Possibilitando, especificamente, a convivência entre crianças quanto à ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas.

II. Construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa.

III. Assumindo a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias.

De acordo com a Resolução CNE/CEB n.º 5 de 2009, está incorreto o que se afirma em:

Sobre o binômio "educare cuidar'', no cotidiano das instituições da Educação Infantil, pode-se afirmar:

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, os três anos iniciais do ensino fundamental devem assegurar:

O Artigo 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB, no Título IV-Da Organização da Educação Nacional, trata das incumbências dos docentes. Dentre estas, estão:

As escolas públicas que seguem as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Básica – DCNEB, devem observar a atenção à diversidade dos alunos, como eixo estruturador. A operacionalização deste eixo estruturador requer que a escola planeje as suas atividades considerando:

Na Educação Infantil, a literatura infantil traz reflexões de fortalecimento identitário que auxiliam na construção da identidade da criança e na socialização. Sobre o tema leia as afirmativas. I. Acredita-se que, quando as referências das literaturas infantis são semelhantes à da criança, na qual esta percebe suas características físicas e/ou fenotípicas aparecem nas tramas de forma positiva, contribui expressivamente para o aumento da autoestima, na formação da identidade social e individual, na construção de conceitos e na interação como o outro. II. A Literatura Afro-Brasileira, se usada de forma comprometida, tendo como princípio básico a desconstrução de estereótipos e preconceitos racistas, arrigados no seio da sociedade brasileira pode ser uma grande aliada no despertar da subjetividade infantil; na formação da identidade étnica-racial. III. Trabalhar com a literatura infantil afro-brasileira, onde os heróis são referências em histórias como protagonistas negros, pode contribuir, tanto para a construção da identidade e da autoestima de crianças negras como para a desvalorização da convivência na diversidade com a criança branca. Está correto apenas o que se apresenta em:

Oferecer brinquedos que sejam divertidos, interessantes, desafiadores e instigantes é dever do adulto que respeita a criança como sujeito com direito ao brincar. Ao escolher um brinquedo, é preciso atentar para:

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