São diretrizes do Plano Nacional de Educação – PNE (Lei n° 13.005 de 2014):
( ) Erradicação do preconceito e da homofobia nas escolas.
( ) Universalização do atendimento escolar.
( ) Promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País.
( ) Inclusão efetiva de alunos com doenças psicossomáticas.
( ) Melhoria da qualidade da educação.
Indique se as alternativas acima são verdadeiras V ou falsas F:
Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, assinale a alternativa incorreta: dependerá de aprovação do Conselho Nacional de Educação e de homologação pelo Ministro de Estado da Educação.
Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos, indique a alternativa correta: em que o sujeito aprende a constituir e reconstituir a sua identidade, em meio a transformações corporais, afetivo emocionais, socioemocionais, cognitivas e socioculturais, respeitando e valorizando as diferenças. Liberdade e pluralidade tornam-se, portanto, exigências do projeto educacional.
Ler os números, compará-los e ordená-los são procedimentos indispensáveis para a compreensão do significado da notação numérica. Pensando em uma concepção de criança como sujeito histórico-cultural e não apenas executoras de instruções, para ler e produzir escritas numéricas, é necessário que o professor planeje atividades nas quais a:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais, ao propor uma educação comprometida com a cidadania, elegeram, baseados no texto constitucional, princípios segundo os quais orientar a educação escolar: I. Igualdade de direitos. II. Dignidade da pessoa humana. III. Participação. IV. Proatividade. V. Corresponsabilidade pela vida social. Qual das alternativas acima não corresponde aos princípios segundo os quais a educação escolar deverá ser orientada?
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° 9.394/1996, art. 22, ________________ tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
A questão se refere ao disposto na Resolução CNE n.º 7, DE 14 de dezembro de 2010 - Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.
Os componentes curriculares obrigatórios do Ensino Fundamental serão assim organizados em relação às áreas de conhecimento:
Marília é a coordenadora pedagógica da Creche Horizonte. Num determinado momento da reunião, enfatizou que as práticas pedagógicas da instituição devem estar articuladas com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil que preveem como eixos curriculares:
Segundo Barbosa (201 0), a Pedagogia da Infância "constitui-se de um conjunto de fundamentos e indicações de ação pedagógica que tem como referência as crianças e as múltiplas concepções de infância em diferentes espaços educacionais". A partir dessa consideração, pode-se dizer que as propostas pedagógicas baseadas nesta perspectiva devem considerar:
Considerando que brinquedos e produtos educativos e pedagógicos auxiliam no desenvolvimento das crianças, observe e analise a imagem e a descrição a seguir:
E, de forma específica, o brinquedo / objeto demonstrado possibilita o seguinte objetivo de aprendizagem:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei nº 9394/96, estabelece as incumbências das escolas e dos docentes. De acordo com a lei não é correto afirmar que cabe à escola:
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, o Plano Nacional de Educação - PNE estabeleceu em sua Meta 1, a universalização do Ensino Fundamental, garantindo o acesso e a permanência de todas as crianças na escola. A Meta 2 do PNE estabeleceu a ampliação deste para 9 (nove) anos. Com base nesses dados, é correto afirmar que a ideia central das propostas contidas no Plano é que
Sobre a educação infantil, de acordo com as Diretrizes gerais da legislação educacional para esse nível de ensino, é correto afirmar que
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, componente importante da legislação educacional, constituem características de um sistema de educação os seguintes princípios:
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, as escolas deverão estabelecer, como norteadores de suas ações pedagógicas: