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Consta nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs) que:

1.Brincar dá à criança oportunidade para imitar o conhecido e construir o novo, conforme ela reconstrói o cenário necessário para que sua fantasia se aproxime ou se distancie da realidade vivida, assumindo personagens e transformando objetos pelo uso que deles faz.

2.Na brincadeira de faz de conta se produz um tipo de comunicação rica em matizes e que possibilita às crianças indagar sobre o mundo e sobre si mesmas e por à prova seus conhecimentos no uso interativo de objetos e conversações.

3.Por meio das brincadeiras e outras propostas cotidianas que ocorrem nas instituições de Educação Infantil, a criança aprende a assumir papéis diferentes e, ao se colocar no lugar do outro, aprende a coordenar seu comportamento com os de seus parceiros e a desenvolver habilidades variadas, construindo sua identidade.

4.As brincadeiras geram nas crianças exclusivamente as sensações de prazer e bem-estar, pois nelas as crianças sempre realizam seus desejos e atendem às suas expectativas imediatas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Muitas são as discussões atuais sobre o sentido da escolarização, os desafios que enfrentam os sistemas de ensino, a problemática cotidiana da educação escolar, particularmente o Ensino Fundamental e Médio. Basta ler os jornais diários de ampla circulação e/ou assistir os jornais televisivos para constatar a pluralidade de questões que atravessam hoje a dinâmica escolar.

Sobre o motivo pelo qual a escola encontra-se na ordem do dia, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Universalização da escolarização.

( ) Qualidade da educação.

( ) Projetos político-pedagógicos.

( ) Concepções curriculares.

( ) Relações com a comunidade

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais os objetivos para o Ensino Fundamental, no ensino da matemática, visam levar o aluno a compreender e transformar o mundo à sua volta, estabelecendo relações qualitativas e quantitativas. No ensino da Matemática, é necessário:

I. A eliminação do ensino mecânico.

II. A organização dos conteúdos em espiral.

III. A estimulação do trabalho individual.

IV. A utilização da história da Matemática.

Estão corretas apenas:

De acordo com a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação, os currículos dos cursos de formação de docentes terão por referência

Sobre a redação correta e atual do artigo 6º da LDB nº 9394/96, que considera a participação e responsabilidade dos pais, marque a alternativa CORRETA.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, a educação escolar deve se comprometer a garantir, exceto:

É dever da instituição de educação infantil zelar pela qualidade de seus espaços e tempos, garantindo condições adequadas para o desenvolvimento das crianças. Nesse sentido, oferecer conforto e proteção não significa

Aos docentes fica incumbido, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, exceto:

A escola, sendo uma das facilitadoras do processo educacional, tem por finalidade possibilitar espaços onde sujeitos possam desenvolver-se, mediante um processo dialético que se estabelece entre a socialização e individuação de cada estudante, objetivando a construção da autonomia, através da formação de indivíduos capazes de assumir uma postura crítica frente ao mundo. O ser humano, nas diversas esferas relacionais no qual participa – sejam elas na família, na escola, na igreja, nos clubes – está sempre aprendendo algo, mediada pelos mais variados motivos. Sobre educação e sua concepção, assinale a alternativa CORRETA. I. Todo local é espaço de educação, ou seja, não existe um único local para que a educação seja oferecida e acessível, e o aprendizado aconteça. Viver é um processo constante entre educar e ser educado. O educador deveria afastar a criança dos vícios da sociedade permitindo abrir-se espontaneamente, o que lhe não é inato. II. A função final da educação é desenvolver nos indivíduos toda a perfeição que este seja capaz, sendo que educação deve pensar no sujeito como um todo, e não o fragmentar à apenas uma dimensão –como exclusivamente para o trabalho, por exemplo, contato da criança com o mundo que a rodeia é que irá despertá-la. III. A educação é tida em nossa sociedade como uma oportunidade para o desenvolvimento, não só porque permite a apropriação dos conceitos científicos, mas também pela ampliação das redes de relação que ela proporciona, e que por isso deve ser de qualidade. IV. É um conjunto de conhecimentos, valores, costumes, que a criança vai incorporando ao longo de sua vida e incorporando ao seu modo de pensar e agir, tornando-a um ser autônomo e feliz.

Pensando nas necessidades mais urgentes para o desenvolvimento de um projeto pedagógico para a Educação infantil, é importante romper com noções que:

Ao considerar as creches e pré-escolas na produção de novas formas de sociabilidade e de subjetividades, os profissionais que nelas atuam devem se comprometer:

Para responder à questão, considere o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

Para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo: I. A interação com crianças da mesma idade e de idades diferentes em situações diversas como fator de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se. II. Somente a individualidade. III. A resolução de problemas como forma de aprendizagem. Quais estão corretas?

Segundo a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, assinale a alternativa incorreta:

Art. 27 - Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes: ( ) Orientação para o trabalho. ( ) A difusão de valores fundamentais ao interesse pessoal, aos direitos e deveres individuais, de respeito ao bem próprio. ( ) Promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas formais. ( ) Consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento. Em consonância com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, indique se as alternativas acima são verdadeiras V ou falsas F:

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