Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 178 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Ao longo da história, a concepção que define o que é infância mudou muito. São várias as concepções históricas e suas análises por especialistas nesse assunto variam, porém, antes da concepção da criança como um indivíduo particular e que necessita dos cuidados dos mais velhos e de seus responsáveis, antes, haviam diversas concepções:

I- Uma concepção muito comum e que perdurou ao longo da história era a que a criança era um adulto em miniatura, ainda em formação em certo sentido, mas que podia ser tratado e julgado do mesmo modo como adultos de fato;

II- Durante muitos séculos as crianças poderiam não ser tratadas com grande afetividade, já que devido a medicina, a qualidade de vida baixa e as condições sanitárias, a mortalidade infantil sempre foi muito alta;

III- Quando o fator da afetividade ganha lugar nas famílias e as crianças passam a ser tratadas de um modo diferente, tal mudança é acompanhada pelas noções de ampliar a qualidade na criação, na educação, na instrução e formação do mesmo para a vida adulta;

IV- É uma noção clássica e constante a ideia de que a criança é não só obrigação dos pais e responsáveis, mas também obrigação do Estado e, assim, deve ser amparada pelas leis, por tratados e decisões político-sociais que as amparem.

Assinale a alternativa correta:

Considerando o objetivo principal da educação infantil, responda qual é a visão que melhor constitui o objetivo para o desenvolvimento da criança nessa fase:

De acordo com as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores:

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª a 4ª Séries, ao se trabalhar a temática transversal “Respeito mútuo” espera-se que os alunos dos primeiros e segundo ciclos do Ensino Fundamental construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Ética, que lhes permitam ser capazes de:

É importante que a instituição de educação infantil disponha de um cardápio nutricional variado e rico que atenda às necessidades das crianças, inclusive daquelas que necessitam de dietas especiais como as que possuem intolerância à lactose e a glúten por exemplo. No ambiente educativo, tal fato sinaliza qualidade na educação. O que pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:

Em conformidade com o documento do Ministério da Educação do Brasil (MEC), de 2002, denominado “Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações”, a classe hospitalar é destinada a educandos

O documento do Ministério da Educação do Brasil (MEC), de 2002, denominado “Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações", indica que as classes hospitalares existentes ou a serem implementadas deverão estar em conformidade com o preconizado

Na Educação Infantil, como ação educativa, o Professor poderá apresentar aos seus alunos seguinte cantiga popular:


Ao desenvolver a atividade apresentada, o Professor terá trabalhado o seguinte campo da formação humana:

Para proteger a criança cujos direitos foram violados em seu lar, a autoridade competente poderá determinar uma série de medidas.

As alternativas abaixo apresentam algumas dessas medidas, EXCETO:

Pedro é uma criança que faz uso cotidiano de medicamento e, por isso, leva o remédio para ser tomado no horário escolar. Controlar a guarda, o horário e a ingestão do medicamento é uma atividade que compete:

Um dos locais de que Beatriz, de 1 (um) ano de idade, mais gosta em sua creche é a Sala de Atividades. Esse espaço tem características importantes, propostas pelo MEC. A lista correta dessas características aponta para um espaço:

João trabalha em uma escola de Educação Infantil e busca sempre favorecer e ampliar sua interação com as crianças e delas entre si. A forma mais adequada de alcançar tal objetivo é:

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, referente a organização curricular, é correto afirmar sobre a parte diversificada do currículo:

As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, a fim de garantir:

Os chamados espaços educadores sustentáveis como um princípio da educação integral, quando aplicados à educação escolar, são

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282