Ao longo da história, a concepção que define o que é infância mudou muito. São várias as concepções históricas e suas análises por especialistas nesse assunto variam, porém, antes da concepção da criança como um indivíduo particular e que necessita dos cuidados dos mais velhos e de seus responsáveis, antes, haviam diversas concepções:
I- Uma concepção muito comum e que perdurou ao longo da história era a que a criança era um adulto em miniatura, ainda em formação em certo sentido, mas que podia ser tratado e julgado do mesmo modo como adultos de fato;
II- Durante muitos séculos as crianças poderiam não ser tratadas com grande afetividade, já que devido a medicina, a qualidade de vida baixa e as condições sanitárias, a mortalidade infantil sempre foi muito alta;
III- Quando o fator da afetividade ganha lugar nas famílias e as crianças passam a ser tratadas de um modo diferente, tal mudança é acompanhada pelas noções de ampliar a qualidade na criação, na educação, na instrução e formação do mesmo para a vida adulta;
IV- É uma noção clássica e constante a ideia de que a criança é não só obrigação dos pais e responsáveis, mas também obrigação do Estado e, assim, deve ser amparada pelas leis, por tratados e decisões político-sociais que as amparem.
Assinale a alternativa correta:
Considerando o objetivo principal da educação infantil, responda qual é a visão que melhor constitui o objetivo para o desenvolvimento da criança nessa fase:
De acordo com as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª a 4ª Séries, ao se trabalhar a temática transversal “Respeito mútuo” espera-se que os alunos dos primeiros e segundo ciclos do Ensino Fundamental construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Ética, que lhes permitam ser capazes de:
É importante que a instituição de educação infantil disponha de um cardápio nutricional variado e rico que atenda às necessidades das crianças, inclusive daquelas que necessitam de dietas especiais como as que possuem intolerância à lactose e a glúten por exemplo. No ambiente educativo, tal fato sinaliza qualidade na educação. O que pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:
Em conformidade com o documento do Ministério da Educação do Brasil (MEC), de 2002, denominado “Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações”, a classe hospitalar é destinada a educandos
O documento do Ministério da Educação do Brasil (MEC), de 2002, denominado “Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações", indica que as classes hospitalares existentes ou a serem implementadas deverão estar em conformidade com o preconizado
Na Educação Infantil, como ação educativa, o Professor poderá apresentar aos seus alunos seguinte cantiga popular:
Ao desenvolver a atividade apresentada, o Professor terá trabalhado o seguinte campo da formação humana:
Para proteger a criança cujos direitos foram violados em seu lar, a autoridade competente poderá determinar uma série de medidas.
As alternativas abaixo apresentam algumas dessas medidas, EXCETO:
Pedro é uma criança que faz uso cotidiano de medicamento e, por isso, leva o remédio para ser tomado no horário escolar. Controlar a guarda, o horário e a ingestão do medicamento é uma atividade que compete:
Um dos locais de que Beatriz, de 1 (um) ano de idade, mais gosta em sua creche é a Sala de Atividades. Esse espaço tem características importantes, propostas pelo MEC. A lista correta dessas características aponta para um espaço:
João trabalha em uma escola de Educação Infantil e busca sempre favorecer e ampliar sua interação com as crianças e delas entre si. A forma mais adequada de alcançar tal objetivo é:
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, referente a organização curricular, é correto afirmar sobre a parte diversificada do currículo:
As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, a fim de garantir:
Os chamados espaços educadores sustentáveis como um princípio da educação integral, quando aplicados à educação escolar, são