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Considerando-se o debate do Serviço Social frente às conceituações/definições sobre assessoria e consultoria, considere:
1- assessoria; 2- consultoria; e 3- supervisão profissional. O trabalho de ...... I é mais pontual que o de ...... II , em que a equipe ou o profissional que recebe a ....... III já tem, supostamente, algum acúmulo no assunto a ser tratado, enquanto a ...... IV é um processo que necessita de maior tempo devido à complexidade de assuntos e ações a serem desenvolvidas. A diferença entre a ...... V e a assessoria se dá pelo grau de autonomia que a esta última pressupõe.
As lacunas I, II, III, IV e V são preenchidas, correta e respectivamente, por

Conforme a lei que regulamenta a profissão de Assistente Social (lei 8.662/93), compete aos CRESS, em suas respectivas áreas de jurisdição, na qualidade de órgão executivo e de primeira instância, o exercício das seguintes atribuições:

I- Organizar e manter o registro profissional dos assistentes sociais e o cadastro das instituições e obras sociais públicas e privadas, ou de fins filantrópicos.

II- Fiscalizar e disciplinar o exercício da profissão de assistente social na respectiva região.

III- Funcionar como tribunal superior de ética profissional.

IV- Prestar assessoria técnico-consultiva aos organismos públicos ou privados, em matéria de serviço social.

V- Fixar, em assembleia da categoria, as anuidades que devem ser pagas pelos assistentes sociais.

Estão CORRETAS

A atuação interdisciplinar tem sido fortemente requisitada para os assistentes sociais na atualidade. O trabalho interdisciplinar pressupõe:

Segundo Netto “os projetos profissionais apresentam a auto-imagem de uma profissão, elegem os valores que a legitimam socialmente, delimitam e priorizam seus objetivos e funções, formulam os requisitos (teóricos, práticos e institucionais) para o seu exercício, prescrevem normas para o comportamento dos profissionais e estabelecem as bases das suas relações com os usuários de seus serviços, com as outras profissões e com as organizações e instituições sociais privadas e públicas” (2006, p.4). Desse modo, nos processos de trabalho em que o assistente social se insere, ele deve ter a clareza em qual projeto societário a sua atuação irá se pautar. Isso requer que a categoria se aproprie do Projeto Ético-político do Serviço Social, materializado por meio.

Nos diversos espaços sócio-ocupacionais, onde estão inseridos os profissionais de Serviço Social, vários são os outros profissionais que compõem a equipe de trabalho. Assim, para um atendimento na totalidade e integralidade dos usuários, faz-se necessário um trabalho de equipe interdisciplinar, significando a

Conforme o estabelecido pelo Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1993, associe a segunda coluna com a primeira:

I. Princípios fundamentais

lI. Direitos do assistente social

III. Deveres do assistente social na relação com os usuários

IV. Direitos do assistente social na relação com as instituições empregadoras e outras

V. Deveres do assistente social na relação com as instituições empregadoras e outras

( ) Participação na elaboração e gerenciamento das políticas sociais, e na formulação e implementação de programas sociais.

( ) Contribuir para a correlação de forças institucionais, apoiando as legítimas demandas de interesse da população usuária.

( ) Democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos/as usuários/as.

( ) Ter livre acesso à população usuária.

( ) Exercício do serviço social sem ser discriminado/a, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

O Título II do Código de Ética do/a Assistente social, trata dos direitos e das responsabilidades gerais do/a Assistente Social, tendo como objeto Jurídico: “A Defesa das prerrogativas e da qualidade do exercício profissional do Assistente Social". Considerando o Art. 2º, constitui-se um dos direitos do profissional:

O Código de Ética do assistente social, orienta sobre deveres junto ao usuário, sendo ele :

É uma atribuição privativa do assistente social segundo a Lei n.º8.662/93.

O fazer profissional do Assistente Social é balizado pelas legislações especificas da profissional, a destacar o Código de Ética Profissional e a Lei 8.662/93. Entre as atividades exercidas pelo assistente social incluem-se: “planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais", que constituem:

As formas de objetivação da ética ocorrem contraditoriamente, variando em cada formação social. Nesse sentido, considere: I. O núcleo básico constituído pela existência da divisão social do trabalho, da propriedade privada e da exploração do trabalho é indispensável para compreender as formas de objetivação da ética.
II. As objetivações éticas se reproduzem pela afirmação e negação da própria ética, em seus modos de ser.
III. É fundamental para a apreensão das objetivações éticas: a moral, a virtude e as motivações singulares.
Está correto o que consta em

O Serviço Social brasileiro apresenta uma feição acadêmica profissional e social renovada, voltada à defesa do trabalho e dos trabalhadores. Diante disso, de acordo com a Lei 8.662/93 de regulamentação da profissão, o exercício profissional do Assistente Social, em todo território nacional, é livre e requer prévio registro nos Conselhos Regionais os quais tenham jurisdição sobre a área de atuação do interessado nos termos da Lei e somente poderão exercer a profissão:

I. os possuidores de diploma em curso de graduação em Serviço Social, oficialmente reconhecido, expedido por estabelecimento de ensino superior existente no País, devidamente registrado no órgão competente.
II. os possuidores de diploma de curso superior em Serviço Social, em nível de graduação ou equivalente, expedido por estabelecimento de ensino sediado em países estrangeiros, conveniado ou não com o governo brasileiro, desde que devidamente revalidado e registrado em órgão competente no Brasil.
III. os agentes sociais, qualquer que seja sua denominação com funções nos vários órgãos públicos, segundo o disposto no art. 14 e seu parágrafo único da Lei nº 1.889, de 13 de junho de 1953.
IV. os possuidores de diploma de curso superior em Serviço Social, em nível de graduação ou equivalente, expedido por estabelecimento de ensino sediado em países estrangeiros, conveniado ou não com o governo brasileiro.

Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa CORRETA.

Para trabalhar com a Política de Assistência Social é essencial que o profissional do Serviço Social tenha determinadas competências, habilidades e atribuições, tomando como base a Lei de Regulamentação da Profissão (CFESS, 2011). Nesse contexto, esse trabalho requisita do profissional, como competências gerais que garantem à compreensão do contexto sócio histórico em que se situa sua intervenção:

I. Apreensão crítica dos processos sociais de produção e reprodução das relações sociais numa perspectiva de totalidade;

II. Compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio histórico, nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade;

III. Compreensão do processo de renovação da profissão e os avanços alcançados pela profissão e pela política;

IV. Identificação das demandas presentes na sociedade, visando a formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social, considerando as novas articulações entre o público e o privado.

A partir do exposto em relação às competências gerais para o profissional atuar na política de assistência social estão corretas.

Historicamente a assistente social desenvolveu seu trabalho por ciclo de vida e por segmento em diferentes espaços sócio ocupacionais. A partir da Política Nacional de Assistência Social − PNAS/04 a matricialidade sociofamiliar coloca a família no centro da atenção pública, exigindo do/a assistente social novas atribuições no trabalho com famílias. Desse modo, a prática de orientação e acompanhamento das famílias/indivíduos tem caráter

Com relação ao Código de Ética Profissional de 1993 e com base na autora Barroco (2006), analise as assertivas:

I) A hegemonia alcançada pelo Código de 1993 é universal em toda a categoria profissional, sendo destituída de conflitos e desafios.

II) O Código passa a ser uma das referências de encaminhamentos e posicionamentos por parte dos profissionais, em face de desdobramentos da política neoliberal e dos desdobramentos para o conjunto de trabalhadores.

III) O Código contribui com a ruptura de um conservadorismo profissional, colaborando na construção de uma cultura profissional democrática e radicalmente oposta à hegemonia política do capital.

IV) Os valores eticamente legitimados no Código de 1993 expressam conquistas históricas essenciais, e sua permanência ou perda é sempre relativa e não depende apenas da categoria profissional, mas do conjunto das forças sociais democrático-populares.

Estão corretas apenas:

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