Após apresentação de projeto de intervenção profissional do assistente social, um profissional identificou que havia, no projeto, filiação à teoria dialético-crítica. Além disso, destacou o questionário aplicado aos usuários e apontou que o projeto estava incompleto por não indicar mecanismos de controle social de seu trabalho.
Com relação à situação hipotética precedente e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item seguinte.
A escolha pela aplicação de questionário pode ser adequada quando se pretende captar aspectos gerais considerados relevantes de um problema de investigação, para estabelecer relações e generalizações.
Julgue o item a seguir, referentes aos direitos de cidadania e à questão social e suas formas de enfrentamento.
O projeto profissional do serviço social remete ao enfrentamento das contradições postas à profissão e assume, na atualidade, um compromisso ético-político com os direitos humanos e com a cidadania, além de contemplar o pluralismo das correntes teóricas.
A fiscalização do exercício profissional do Assistente Social supervisor nos campos de estágio, compete
O Código de Ética do Assistente Social prevê penalidades para as infrações que possam ser cometidas pelos profissionais.
Sobre a advertência pública, assinale a afirmativa correta.
De acordo com a Lei de regulamentação da profissão de assistente social (Lei nº 8662, 1993), são atividades privativas dos assistentes sociais:
Sobre os pressupostos para a análise do Serviço Social na atualidade, tal como defende Iamamoto (2005), é CORRETO afirmar:
No que se refere ao conhecimento científico em torno da produção intelectual da profissão, analise as assertivas a seguir: I. Atualmente a categoria profissional enfrenta impedimentos em função da direção tomada pelo Projeto Ético-Político Profissional para a pesquisa e a produção do conhecimento na área do Serviço Social. II. Deve-se reconhecer a importância da pesquisa no Serviço Social no cenário da construção do conhecimento científico no país. III. O campo da formação da Pós-Graduação em Serviço Social fortalece a aproximação com formas de resistência que emergem no bojo das desigualdades sociais. Quais estão corretas?
“Os projetos profissionais apresentam a auto-imagem de uma profissão, elegem os valores que a legitimam socialmente, delimitam e priorizam seus objetivos e funções, formulam os requisitos (teóricos, práticos e institucionais) para o seu exercício, prescrevem normas para o comportamento dos profissionais e estabelecem as bases das suas relações com os usuários de seus serviços, com as outras profissões e com as organizações e instituições sociais privadas e públicas (inclusive o Estado, a que cabe o reconhecimento jurídico dos estatutos profissionais)."
Para que um projeto profissional se afirme na sociedade, é necessário que ele tenha
Leia o fragmento a seguir.
“Prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade."
O fragmento mostra
Em 2012, o Caderno de Orientação Técnico Social (COTS), que regulamenta o trabalho social realizado em intervenções de provisão habitacional e urbanização de assentamentos precários foi reformulado. Essa reformulação culminou com a publicação do Manual de Instruções do Trabalho Social nos Programas e Ações do Ministério das Cidades.
Neste escopo, segundo o CFESS (2016), o trabalho social é regulamentado como aquele que é realizado
De acordo com o Código de Ética Profissional, é vedado ao/a Assistente Social, revelar o sigilo profissional (Art. 17º). Entretanto no seu Art. 18º, preceitua que a quebra do sigilo só é admissível:
De acordo com o Código de Ética Profissional do Assistente Social, são deveres do assistente social na sua relação com os usuários:
Sobre o sigilo profissional, expresso no Código de Ética profissional do assistente social, é INCORRETO afirmar:
A profissão de Serviço Social teve sua primeira Lei de Regulamentação aprovada em 27 de agosto de 1957. Em 1993 é aprovada uma nova Lei de Regulamentação (8.662) que estabelece nos Artigos 4º e 5º respectivamente, as competências e atribuições dos profissionais do Serviço Social. Em se tratando das atribuições privativas do profissional, considere as opções abaixo.
I. realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social;
II. orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos;
III. elaborar provas, presidir e compor bancas de exames e comissões julgadoras de concursos ou outras formas de seleção para Assistentes Sociais ou onde sejam aferidos conhecimentos inerentes ao Serviço Social;
IV. encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população.
Quanto ao exposto em relação as atribuições privativas do Assistente Social, somente é correto o que se afirma em:
O planejamento se apresenta como um processo que se apoia em relações de confiança entre as diversas partes interessadas e influenciadas pelas decisões. De acordo com Batista (2000), o planejamento se realiza a partir de um processo de aproximações, que tem como centro de interesse a situação delimitada como objeto da intervenção profissional. Desse modo, o planejamento consiste na definição do caminho a ser percorrido para se alcançar o objetivo e envolve uma soma de iniciativas, ações e etapas que são constituídas por: