Rogério está iniciando seu processo de estágio em uma empresa. Em seu primeiro dia como estagiário, é recebido pela assistente social Ângela, que estabelece encontros semanais para supervisão às 5ª feiras à tarde, uma vez que ela não pertence ao quadro da empresa, sendo contratada somente para supervisioná-lo.
Rogério, de acordo com as Diretrizes Curriculares do Serviço Social (ABESS/CEDEPSS, 1996), deve:
As prerrogativas e responsabilidades profissionais dos Assistentes Sociais são postas por uma série de dispositivos legais, dentre os quais podemos citar a Lei que Regulamenta a Profissão do Assistente Social. Também constitui referência às práticas profissionais dos Assistentes Sociais o Código de Ética Profissional do Assistente Social. Considerando o disposto no Código de Ética Profissional do Assistente Social, observe o texto destacado abaixo:
“Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças (CFESS, 1993, p.23)".
O texto acima, extraído do Código de Ética Profissional do Assistente Social é descrito em tal documento como sendo:
O movimento de reconceituação é caracterizado como um processo
de desconstrução de um paradigma dominante na formulação
teórica e prática do serviço social, em favor da construção de um
paradigma alternativo. Com relação a esse assunto e às influências
teórico-metodológicas do serviço social, julgue os itens que se
seguem.
A matriz teórico-metodológica que apreende o ser social a
partir de mediações tem como suporte a teoria social de Karl
Marx.
Acerca da formulação de projeto de intervenção profissional no
serviço social e dos aspectos teóricos e metodológicos,
fundamentos, instrumentos e técnicas de pesquisa social, julgue os
itens a seguir.
Na elaboração do projeto profissional, é desnecessário que o assistente social aponte os recursos financeiros: esse item não integra o arcabouço teórico-metodológico e técnico-operativo da profissão.
Relativamente à dimensão técnico-operativa do serviço social, às
concepções e debates sobre instrumentos e técnicas, julgue os
próximos itens.
Conforme o atual projeto ético-político hegemônico no serviço social, inscrito na tradição crítica, a subjetividade do assistente social não é afetada pelas relações de trabalho a que se submete nos diversos espaços sócio-ocupacionais, de modo que a emissão de registros e pareceres por essa categoria não incorre em posições fundadas no crivo subjetivo.
De acordo com as disposições da legislação profissional do
assistente social, julgue os itens subsequentes.
Todo material técnico produzido pelo assistente social a respeito de usuário dos serviços sociais está protegido pelo sigilo, imposto na CF.
Nas últimas quatro décadas, o serviço social no Brasil
Com referência ao projeto eticopolítico do serviço social, assinale a opção correta.
Acerca das estratégias, dos instrumentos e das técnicas de intervenção utilizados pelo assistente social nos diferentes espaços sócio-ocupacionais, julgue os itens seguintes.
A socialização das informações constitui uma ação de fortalecimento do usuário para acessar determinados bens ou serviços, o que inclui o direito dos usuários de usufruírem de todo conhecimento socialmente produzido.
Considerando que o parecer social no INSS tem como objetivo fornecer elementos para o reconhecimento de direitos, julgue os itens subsequentes.
Em se tratando de parecer social com vistas à concessão de um
benefício assistencial, o assistente social deve encaminhar ao
setor solicitante o parecer por ele elaborado, juntamente com
o estudo socioeconômico realizado.
De acordo com a Lei nº 8.662/93, é livre o exercício da profissão de assistente social aos possuidores de diploma em Serviço Social reconhecido oficialmente, sendo que o exercício da profissão de assistente social requer prévio registro nos Conselhos Regionais. De acordo com a referida lei, são atribuídas competências e atribuições privativas a estes profissionais, as quais podemos elencar como uma de suas competências profissionais:
Apesar de o Assistente Social dispor de uma autonomia relativa na condução de seu trabalho, os organismos empregadores também interferem na definição de metas a serem atingidas. As instituições detêm poder para estabelecer normas definidoras das competências exigidas de seus funcionários, das relações de trabalho e as condições para a sua realização. Nesse sentido, é correto afirmar que as instituições empregadoras, ao articularem um conjunto de condições que orientam o processamento da ação do Assistente Social,
A respeito do projeto ético-político do serviço social, julgue os
itens seguintes.
A direção social conferida aos objetivos de um projeto de ação profissional deve ser dotada de neutralidade.
No que tange à atuação do assistente social em equipe
multiprofissional e interdisciplinar, julgue os itens a seguir.
Uma das características principais da atuação do profissional do serviço social em equipes multidisciplinares é a necessidade de os diversos profissionais trabalharem de maneira uniforme e colaborativa, propondo ações integradas entre si.
Com relação à atuação do assistente social em visitas domiciliares
e institucionais, julgue os itens a seguir.
Uma das técnicas que pode ser utilizada pelo assistente social durante a visita domiciliar multiprofissional é a terapia familiar, por meio da qual se amplia o reconhecimento do campo psíquico do usuário e de sua relação familiar.