Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 215 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Sobre as vantagens de se trabalhar com projetos didáticos, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Conscientizar os alunos da necessidade de não faltar a aula.

( ) Permitir a interdisciplinaridade de forma mais flexível.

( ) Transformar o professor em pesquisador de seu próprio trabalho.

( ) Produzir atividades novas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

A exploração das noções de espaço e tempo deve se dar por meio de diferentes linguagens, de forma a permitir que os alunos:

A prática educativa do professor reflete também sua concepção de escola e de sociedade, quando o mesmo possui uma concepção crítica e emancipadora de educação possui uma compreensão quanto ao erro cometido pelo aluno. Quanto ao erro é CORRETO afirmar:

Nas últimas décadas, estudiosos e pesquisadores tem dedicado especial atenção ao lúdico no processo ensino-aprendizagem. Marque ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as alternativas falsas: ( ) Lúdico se refere a jogos e brincadeiras para introduzir novo assunto no contexto da sala de aula. É estratégia pedagógica com foco no docente. ( ) O lúdico promove nos alunos a construção de aspectos reflexivos, a criança reflete sobre sua história e realidade de forma a reelaborar significativamente conceitos e situações vividas. ( ) Ao brincar, a criança desenvolve inúmeras capacidades tais como: imaginação, memória, linguagem, atenção, imitação. A criança interpreta as situações, reflete sobre elas e constrói conceitos e significados. ( ) O lúdico na escola propicia aprendizagens positivas, o desenvolvimento ocorre exclusivamente na área estimulada e os conhecimentos absorvidos de forma artificial e básica. A alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:

A abordagem sobre o desenvolvimento da competência dos estudantes, pelo docente, pode levar o professor a refletir sobre cada situação de aprendizagem e, assim, tornar

O professor Marcelo, participa efetivamente da formação continuada, que tem como base o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Assim desenvolve a sua prática pedagógica considerando os conceitos de alfabetização e que as hipóteses elaboradas pelas crianças em seu processo de construção do conhecimento não são idênticas em uma mesma faixa etária, porque dependem do grau de letramento de seu ambiente social, ou seja, da importância que tem a escrita no meio em que vivem, bem como as práticas sociais de leitura e escrita que podem participar e presenciar. No processo de construção dessa aprendizagem as crianças cometem “erros”. Nessa perspectiva os “erros” devem servir para:

Quando se transforma a vida de aula e da escola, de modo que se possa vivenciar práticas sociais e intercâmbios acadêmicos que induzam à solidariedade, à colaboração, à experimentação compartilhada, assim como a outro tipo de relações com o conhecimento e com a cultura que estimulem a busca, a comparação, a iniciativa e a criação, identifica-se as características de uma Pedagogia:

Nos dias atuais é cada vez mais comum a utilização, por parte do professor, de materiais complementares para elaboração de suas aulas – fotografias, vídeos, música etc. Cenário muito diferente daquele vivido em décadas passadas, na qual utilizava-se apenas os ditos livros didáticos. Nos dias atuais, os livros didáticos deixam de assumir uma posição central na relação de ensino-aprendizagem, mas sem perder a sua relevância, pois continuam a auxiliar o professor na sua tarefa diária como uma espécie de instrumento auxiliar. Diante desse texto e de seus conhecimentos, é possível afirmar que:

Um aluno escreveu: “Na iscola estou aprendendo muitas coisas.; ...fomos andar de bicicleta no asfauto...”
BRASIL. MEC. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. Secretaria de Educação Básica – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008, p. 39
A frase do aluno revela ao professor um “erro” comum no processo de alfabetização relacionado à

Grupos operacionais e Coeducação são estratégias de aula que atende as dimensões:

Perrenoud apreende o movimento da profissão de professor em dez grandes famílias de competências. A alternativa que mostra uma dessas famílias de competência é:

“Distribuir os conteúdos no tempo é uma exigência inerente ao ensino. A opção tradicional – ao menos desde o século ______ – consistiu em distribui-los estabelecendo uma correspondência termo a termo entre parcelas de saber e parcelas de tempo [...]." (LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real). A autora se refere a qual século:

Delia Lerner afirma que “Em primeiro lugar, para possibilitar a escolarização das práticas sociais de leitura e escrita, para que os professores possam programar o ensino, um passo importante que deve ser dado em relação ao projeto curricular é o de explicitar, entre os aspectos implícitos nas práticas, aqueles que resultam hoje acessíveis graças aos estudos [...].” Assinale a alternativa que não corresponde a um desses estudos que a autora cita:

A área da Supervisão Educacional vem ganhando diferentes contornos no decorrer do seu processo histórico, suas funções/atribuições foram sendo modificado de acordo com as transformações ocorridas em âmbito social, político, econômico e educacional. Logicamente o supervisor escolar, em suas ações, pode delinear o início de uma nova era educacional, onde haja mais coletividade e o ensino seja buscado com qualidade, priorizando o aluno e valorizando as experiências significativas.
Analise as afirmativas:
I- ( ) No atual contexto da educação brasileira, cresce a importância do supervisor educacional, que representa uma das pessoas que procura direcionar o trabalho pedagógico na escola em que atua para que se efetive a qualidade em todo o processo educacional. Sabe-se que o Supervisor Escolar é um servidor especializado em manter a motivação do corpo docente, deve ser um idealista, definindo claramente que caminhos tomar, que papéis se propõe a desempenhar, buscando constantemente ser transformador, trabalhando em parceria, integrando a escola e a comunidade na qual se insere.
II- ( ) Diante das perspectivas de inovação o supervisor escolar representa uma figura de inovação. Aquele profissional que assume o papel fundamental de decodificar as necessidades, tanto da administração escolar, a fim de fazer com que sejam cumpridas as normas e como facilitador da atividade docente, garantindo o sucesso do aprendizado. Contudo, a ação supervisora tornarse-á sem efeito se não for integrada com os demais especialistas em educação, (Orientador Escolar, Secretário Escolar e Administrador Escolar) respectivamente.
III- ( ) A única função do supervisor de ensino se resume em realizar reuniões mensais para discutir as dificuldades em sala de aula, procurando promover ações que viabilizem a recuperação dos alunos que estão com dificuldades na aprendizagem. O supervisor deverá confeccionar uma ficha de acompanhamento individual do aluno, onde os professores deverão mensalmente analisar e preencher quadro de estatística de desenvolvimento e evolução.
IV- ( ) Nos dias atuais percebe-se o uso dos termos Supervisão Educacional e Coordenação Pedagógica, estes são dois elementos compreendidos por muitos sujeitos como termos sinônimos, ou seja, na literatura que debate estes temas, muitas vezes, encontra-se o mesmo conceito para caracterizar a Coordenação e a Supervisão Escolar
V- ( ) A função do supervisor escolar está centrada na ação pedagógica, processos de ensino e aprendizagem. Entendemos que o papel do supervisor escolar é muito importante, junto ao corpo docente e discente e toda equipe técnica escolar; porém ele é apenas um solucionador de problemas relacionados à prevenção da indisciplina na escola.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282