A tarefa principal do professor é garantir a unidade didática entre ensino e aprendizagem o que requer:
A didática é tratada nesta avaliação, como um ramo de estudo da Pedagogia partindo dos vínculos entre finalidades sócio-políticas e pedagógicas e as bases teórico-científicas e técnicas da direção do processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva o estudo sistemático da didática como teoria do processo de ensino, deve levar em conta:
Os conteúdos de ensino devem retratar a experiência social da humanidade no que se refere a conhecimentos e modos de ação, transformando-se em:
Considerada uma ciência que estuda os saberes necessários à prática docente, a Didática:
Método Montessori é o nome que se dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos criado ou idealizado inicialmente por Maria Montessori. De acordo com sua criadora, o ponto mais importante do método é, não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário. Os pilares educacionais citados por Montessori são:
I. Autoeducação
II. Educação como ciência
III. Educação Cósmica
IV. Ambiente Preparado
V. Adulto Preparado
VI. Criança Equilibrada
Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, a escola oportuniza o esclarecimento do tipo de situação descrita no texto promovendo
A pedagoga Lúcia planeja sistematicamente com os docentes, conforme as suas demandas e compreende que o esforço de integração parece ser a necessária disposição, por parte dos professores, em compartilhar as suas experiências e dificuldades, o que requer:
O pedagogo Paulo procura trabalhar com os professores as suas demandas e não o que ele considera ser necessário o docente aprender. Nessa perspectiva Paulo deve partir da compreensão que:
O professor Lucas participa do planejamento coletivo e da elaboração de projetos didáticos pedagógicos. Assim considera criticamente os limites e as possibilidades do contexto de trabalho, os princípios norteadores da ação, os objetivos, etapas e caminhos a seguir, de acordo com o PPP escolar, acompanhando sistematicamente o processo de ensino e aprendizagem, bem como os seus resultados. Nesse sentido os pressupostos definidos em qualquer projeto de trabalho escolar devem considerar:
O professor Alexandre sugeriu no planejamento bimestral algumas situações de aprendizagem que possibilitam tanto o conhecimento de hábitos e costumes socioculturais quanto a articulação com os conhecimentos que os estudantes já possuem. Os conhecimentos prévios dos estudantes devem ser considerados:
A partir da proposição de um tema, os alunos devem dizer o que lhes vem a cabeça, sem preocupação nem censura mental. Ao professor cabe anotar as ideias e fazer a análise, coletivamente, do que é relevante para prosseguir a aula. Estamos nos referindo a qual método?
Não se restringe a uma prática de ensino, mas se propõe a compreender a relação que se estabelece entre professor, aluno e matéria a ser ensinada:
“Na cabeça de quase todo mundo a sala de aula admite espacialmente uma única oposição: a mesa do professor versus o lugar coletivo dos alunos." (BRANDÃO, 1994, pág. 105)
A sala de aula a que se refere Brandão no trecho acima transcrito corresponde à organização espacial de uma escola tradicional na qual o professor é o sujeito:
O saber pertence à classe social que o produz pelo seu trabalho e deve ser por ela reapropriado, recuperando:
De acordo com Delia Lerner, “O necessário é fazer da escola uma comunidade de leitores que recorrem aos textos” para, exceto: