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Delia Lerner afirma que “Em primeiro lugar, para possibilitar a escolarização das práticas sociais de leitura e escrita, para que os professores possam programar o ensino, um passo importante que deve ser dado em relação ao projeto curricular é o de explicitar, entre os aspectos implícitos nas práticas, aqueles que resultam hoje acessíveis graças aos estudos [...].” Assinale a alternativa que não corresponde a um desses estudos que a autora cita:

A área da Supervisão Educacional vem ganhando diferentes contornos no decorrer do seu processo histórico, suas funções/atribuições foram sendo modificado de acordo com as transformações ocorridas em âmbito social, político, econômico e educacional. Logicamente o supervisor escolar, em suas ações, pode delinear o início de uma nova era educacional, onde haja mais coletividade e o ensino seja buscado com qualidade, priorizando o aluno e valorizando as experiências significativas.
Analise as afirmativas:
I- ( ) No atual contexto da educação brasileira, cresce a importância do supervisor educacional, que representa uma das pessoas que procura direcionar o trabalho pedagógico na escola em que atua para que se efetive a qualidade em todo o processo educacional. Sabe-se que o Supervisor Escolar é um servidor especializado em manter a motivação do corpo docente, deve ser um idealista, definindo claramente que caminhos tomar, que papéis se propõe a desempenhar, buscando constantemente ser transformador, trabalhando em parceria, integrando a escola e a comunidade na qual se insere.
II- ( ) Diante das perspectivas de inovação o supervisor escolar representa uma figura de inovação. Aquele profissional que assume o papel fundamental de decodificar as necessidades, tanto da administração escolar, a fim de fazer com que sejam cumpridas as normas e como facilitador da atividade docente, garantindo o sucesso do aprendizado. Contudo, a ação supervisora tornarse-á sem efeito se não for integrada com os demais especialistas em educação, (Orientador Escolar, Secretário Escolar e Administrador Escolar) respectivamente.
III- ( ) A única função do supervisor de ensino se resume em realizar reuniões mensais para discutir as dificuldades em sala de aula, procurando promover ações que viabilizem a recuperação dos alunos que estão com dificuldades na aprendizagem. O supervisor deverá confeccionar uma ficha de acompanhamento individual do aluno, onde os professores deverão mensalmente analisar e preencher quadro de estatística de desenvolvimento e evolução.
IV- ( ) Nos dias atuais percebe-se o uso dos termos Supervisão Educacional e Coordenação Pedagógica, estes são dois elementos compreendidos por muitos sujeitos como termos sinônimos, ou seja, na literatura que debate estes temas, muitas vezes, encontra-se o mesmo conceito para caracterizar a Coordenação e a Supervisão Escolar
V- ( ) A função do supervisor escolar está centrada na ação pedagógica, processos de ensino e aprendizagem. Entendemos que o papel do supervisor escolar é muito importante, junto ao corpo docente e discente e toda equipe técnica escolar; porém ele é apenas um solucionador de problemas relacionados à prevenção da indisciplina na escola.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

A pedagogia de Projetos pode ser definida como um método pelo qual a classe se ocupa em atividades proveitosas e com propósitos definidos. É o ensino através da experiência. Analise as afirmações abaixo com relação à Pedagogia de Projetos (PP)-

I- APP coloca o aluno em contato com algum projeto concreto em que esteja interessado e em que planeje o empreendimento, colha as informações e, finalmente, leve a efeito os seus planos.

II- No trabalho com projetos o próprio aluno constrói o conhecimento. O professor apenas propõe situações de ensino baseadas nas descobertas espontâneas e significativas dos alunos.

III- Uma das principais características de um trabalho educativo realizado por projetos é a intencionalidade. Todo projeto deve ser orientado por objetivos claros e definidos antecipadamente pelo professor de forma inflexível e austera.

Está(ão) CORRETA(S)

A função simbólica, alimentada pelo meio humano, vem despontando e nesse processo, no final do segundo ano, a fala e as condutas representativas são inegáveis, confirmando uma nova forma de relação com o real, que emancipará a inteligência do quadro perceptivo imediato. Esta função é frágil no início, apoia-se ainda muito tempo nos gestos que a transportam, surge em atos, por isso Wallon a chama de:

Quanto ao planejamento e à organização do trabalho pedagógico, julgue os itens subsecutivos.

O trabalho pedagógico ganha materialidade nas ações por meio do planejamento da escola em geral e do currículo em particular, do processo de ensinar e aprender e da avaliação do trabalho realizado, seja com relação a cada estudante individualmente ou ao conjunto da escola.

A origem da Didática está vinculada ao Pensamento Pedagógico de Amos Comênio. Sobre a origem da sistematização da Pedagogia e da Didática no Ocidente, podemos dizer:

Leia o fragmento abaixo:

“(...) a elaboração didática dos conhecimentos a serem ensinados e aprendidos preconiza um ensino que o autor denomina implicacionista, operacional e reflexivo (...)" (Nilcéa Lemos Pelandré, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura)

Observando o conceito pedagógico em destaque, considera-se correto o que está contido na alternativa, pois se trata de:

O diálogo enquanto ferramenta para o conhecimento desenvolvido entre professor e aluno para assuntos que promovem discussões sobre valores éticos e morais é:

Abaixo estão elencadas condições de avaliação que atendem as dimensões de conteúdos. Assinale a alternativa que atende a dimensão atitudinal.


Como pode ser classificado o tipo de escrita no exemplo da figura?

“O real é que levar à prática o necessário é uma tarefa difícil para a escola. Conhecer as dificuldades e compreender em que medida derivam (ou não) de necessidades legítimas da instituição escolar constituem passos indispensáveis para construir alternativas que permitam superá-las. É por isso que, antes de formular soluções – antes de desdobrar o possível -, é preciso enunciar e analisar as dificuldades." (LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real). Segundo a autora, existem algumas razões para que essa tarefa seja difícil. Marque a opção incorreta referente a essas razões:

Telma Weisz diz que os alunos aprendem a dar informações que julgam importantes para o colega num ambiente:

Marque a opção que não tem a ver com o diálogo entre o professor e o aprendiz e a organização de situações-aprendizagens feitas pelo professor, segundo Telma Weisz:

Analise as afirmações abaixo com relação aos livros didáticos da Educação do Campo.

I- A defesa de livros específicos para escolas rurais, e mais recentemente para escolas localizadas em áreas rurais, é uma questão quase coloca como um dos grandes desafios na atualidade.

II- A existência do PNLD-Campo se configura como uma aproximação da problemática e nos faz compreender que esse é um importante avanço para a produção e seleção de livros didáticos específicos para as escolas do campo.

III- O PNLD-Campo tem por objetivo resolver o problema de educação da população camponesa. Mesmo com o compromisso dos governos, dos últimos séculos, com tais finalidades e questões, ainda existem cerca de 23,2% das pessoas que vivem no campo que não sabem ler nem escrever.

Está(ão) CORRETA(s)

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional vigente, no currículo do ensino fundamental, a oferta da língua inglesa deve ser a partir do

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