Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 215 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A tarefa principal do professor é garantir a unidade didática entre ensino e aprendizagem o que requer:

A didática é tratada nesta avaliação, como um ramo de estudo da Pedagogia partindo dos vínculos entre finalidades sócio-políticas e pedagógicas e as bases teórico-científicas e técnicas da direção do processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva o estudo sistemático da didática como teoria do processo de ensino, deve levar em conta:

Os conteúdos de ensino devem retratar a experiência social da humanidade no que se refere a conhecimentos e modos de ação, transformando-se em:

Considerada uma ciência que estuda os saberes necessários à prática docente, a Didática:

Método Montessori é o nome que se dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos criado ou idealizado inicialmente por Maria Montessori. De acordo com sua criadora, o ponto mais importante do método é, não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário. Os pilares educacionais citados por Montessori são:

I. Autoeducação

II. Educação como ciência

III. Educação Cósmica

IV. Ambiente Preparado

V. Adulto Preparado

VI. Criança Equilibrada

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, a escola oportuniza o esclarecimento do tipo de situação descrita no texto promovendo

A pedagoga Lúcia planeja sistematicamente com os docentes, conforme as suas demandas e compreende que o esforço de integração parece ser a necessária disposição, por parte dos professores, em compartilhar as suas experiências e dificuldades, o que requer:

O pedagogo Paulo procura trabalhar com os professores as suas demandas e não o que ele considera ser necessário o docente aprender. Nessa perspectiva Paulo deve partir da compreensão que:

O professor Lucas participa do planejamento coletivo e da elaboração de projetos didáticos pedagógicos. Assim considera criticamente os limites e as possibilidades do contexto de trabalho, os princípios norteadores da ação, os objetivos, etapas e caminhos a seguir, de acordo com o PPP escolar, acompanhando sistematicamente o processo de ensino e aprendizagem, bem como os seus resultados. Nesse sentido os pressupostos definidos em qualquer projeto de trabalho escolar devem considerar:

O professor Alexandre sugeriu no planejamento bimestral algumas situações de aprendizagem que possibilitam tanto o conhecimento de hábitos e costumes socioculturais quanto a articulação com os conhecimentos que os estudantes já possuem. Os conhecimentos prévios dos estudantes devem ser considerados:

A partir da proposição de um tema, os alunos devem dizer o que lhes vem a cabeça, sem preocupação nem censura mental. Ao professor cabe anotar as ideias e fazer a análise, coletivamente, do que é relevante para prosseguir a aula. Estamos nos referindo a qual método?

“Na cabeça de quase todo mundo a sala de aula admite espacialmente uma única oposição: a mesa do professor versus o lugar coletivo dos alunos." (BRANDÃO, 1994, pág. 105)

A sala de aula a que se refere Brandão no trecho acima transcrito corresponde à organização espacial de uma escola tradicional na qual o professor é o sujeito:

O saber pertence à classe social que o produz pelo seu trabalho e deve ser por ela reapropriado, recuperando:

De acordo com Delia Lerner, “O necessário é fazer da escola uma comunidade de leitores que recorrem aos textos” para, exceto:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282