“[...] quando dizemos que os alunos devem ter problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem produzir, estamos nos referindo a uma questão de natureza ___________, que tem enormes consequências de natureza pedagógica (e vice-versa) [...]." (WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem). Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente:
Délia Lerner diz que na escola é necessário trabalhar a leitura com duplo propósito. Diante da afirmação acima, aponte a alternativa que mostra esse duplo propósito;
Assinale a alternativa INCORRETA sobre fluxogramas.
Nas sociedades complexas, em que o acervo cultural é muito vasto, torna-se necessário sistematizar uma parte significativa desse patrimônio cultural, para garantir sua transmissão às novas gerações, em um certo espaço de tempo e dentro de uma determinada sistemática, achada a mais conveniente naquele momento histórico e dentro daquele quadro cultural. Surge, então, a escola, instituição social criada, especificamente, para educar e ensinar. Educar é um termo mais amplo que ensinar, pois, enquanto a educação refere-se ao processo de formação humana, o ensino é:
Segundo Chalita, para que a família, a escola e a sociedade possam desempenhar suas funções e dar conta delas, é necessária também a existência de políticas públicas que contemplem as necessidades humanas em todas as suas dimensões: educação, saúde, segurança, lazer e moradia. Para o autor, políticas públicas é um conceito de política e de administração que designa certo tipo de orientação para a tomada de decisões em assuntos públicos. Ou seja, é o conjunto de:
No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, julgue os itens a seguir.
Didática é o conjunto dos meios e das condições por meio das quais o professor dirige e estimula o processo de ensino em função da atividade própria do aluno no processo da aprendizagem escolar, ou seja, da assimilação consciente e ativa dos conteúdos.
Ao trabalhar com a resolução de problemas deve-se considerar que o conhecimento é permanentemente (re)construído, pois essa metodologia de ensino vê o homem como um ser em constante processo de aprendizagem. A essência dessa educação problematizadora tem como base:
Sobre a atividade de recreação é INCORRETO afirmar:
O professor Mauro organiza a sala de aula de modo que os estudantes tenham acesso aos materiais de uso frequente, aos livros infanto juvenis, jogos pedagógicos, cantinho de Ciências, a fim de favorecer as descobertas e preservação do bem coletivo. Quando o espaço didático é tratado dessa maneira passa a ser objeto de:
As diferentes aprendizagens se dão por meio de sucessivas reorganizações do conhecimento, e este processo é protagonizado pelas crianças quando:
O processo didático caracterizado como mediação escolar, perpassado pelos objetivos-conteúdos-métodos, apoiado no processo de ensino e aprendizagem, deve ter em vista as finalidades da educação em nossa sociedade. Assim sendo os objetivos devem:
A professora Magda planeja e executa situações de ensino que motivam os alunos a estudarem sistematicamente. Assim sendo ela deve sempre retomar as atividades de casa identificando os acertos, ressignificando os erros e os considerando como algo:
Segundo Rubem Alves afirma, que a teoria faz parte do pressuposto e que os alunos percebam que o conhecimento que é adquirido nas escolas vai além do espaço da sala de aula. Entendendo que a educação não é uma ciência independente e que a escola faz parte da sociedade no geral. Agregando diversos tipos de:
Assinale a alternativa CORRETA:
A Teoria da Aprendizagem Social de Bandura também é chamada de:
O sucesso da criança na aprendizagem da leitura e escrita depende do seu amadurecimento: