A Didática e as metodologias específicas das matérias de ensino formam uma unidade, mantendo entre si relações recíprocas. A Didática, com base em seus vínculos com a Pedagogia, na visão crítica generaliza processos e procedimentos obtidos na investigação da matérias específicas, das ciências que:
Nessa perspectiva, é correto afirmar que o ensino, enquanto objeto de estudo da didática, deve estar focado
Sobre as vantagens de se trabalhar com projetos didáticos, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Conscientizar os alunos da necessidade de não faltar a aula.
( ) Permitir a interdisciplinaridade de forma mais flexível.
( ) Transformar o professor em pesquisador de seu próprio trabalho.
( ) Produzir atividades novas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A exploração das noções de espaço e tempo deve se dar por meio de diferentes linguagens, de forma a permitir que os alunos:
A prática educativa do professor reflete também sua concepção de escola e de sociedade, quando o mesmo possui uma concepção crítica e emancipadora de educação possui uma compreensão quanto ao erro cometido pelo aluno. Quanto ao erro é CORRETO afirmar:
Nas últimas décadas, estudiosos e pesquisadores tem dedicado especial atenção ao lúdico no processo ensino-aprendizagem. Marque ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as alternativas falsas: ( ) Lúdico se refere a jogos e brincadeiras para introduzir novo assunto no contexto da sala de aula. É estratégia pedagógica com foco no docente. ( ) O lúdico promove nos alunos a construção de aspectos reflexivos, a criança reflete sobre sua história e realidade de forma a reelaborar significativamente conceitos e situações vividas. ( ) Ao brincar, a criança desenvolve inúmeras capacidades tais como: imaginação, memória, linguagem, atenção, imitação. A criança interpreta as situações, reflete sobre elas e constrói conceitos e significados. ( ) O lúdico na escola propicia aprendizagens positivas, o desenvolvimento ocorre exclusivamente na área estimulada e os conhecimentos absorvidos de forma artificial e básica. A alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:
A abordagem sobre o desenvolvimento da competência dos estudantes, pelo docente, pode levar o professor a refletir sobre cada situação de aprendizagem e, assim, tornar
Segundo Demo, para transformar mero ensino em formação e mera aprendizagem em aprender a aprender, um dos passos mais decisivos é a:
O professor Marcelo, participa efetivamente da formação continuada, que tem como base o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Assim desenvolve a sua prática pedagógica considerando os conceitos de alfabetização e que as hipóteses elaboradas pelas crianças em seu processo de construção do conhecimento não são idênticas em uma mesma faixa etária, porque dependem do grau de letramento de seu ambiente social, ou seja, da importância que tem a escrita no meio em que vivem, bem como as práticas sociais de leitura e escrita que podem participar e presenciar. No processo de construção dessa aprendizagem as crianças cometem “erros”. Nessa perspectiva os “erros” devem servir para:
Quando se transforma a vida de aula e da escola, de modo que se possa vivenciar práticas sociais e intercâmbios acadêmicos que induzam à solidariedade, à colaboração, à experimentação compartilhada, assim como a outro tipo de relações com o conhecimento e com a cultura que estimulem a busca, a comparação, a iniciativa e a criação, identifica-se as características de uma Pedagogia:
Nos dias atuais é cada vez mais comum a utilização, por parte do professor, de materiais complementares para elaboração de suas aulas – fotografias, vídeos, música etc. Cenário muito diferente daquele vivido em décadas passadas, na qual utilizava-se apenas os ditos livros didáticos. Nos dias atuais, os livros didáticos deixam de assumir uma posição central na relação de ensino-aprendizagem, mas sem perder a sua relevância, pois continuam a auxiliar o professor na sua tarefa diária como uma espécie de instrumento auxiliar. Diante desse texto e de seus conhecimentos, é possível afirmar que:
Um aluno escreveu: “Na iscola estou aprendendo muitas
coisas.; ...fomos andar de bicicleta no asfauto...”
BRASIL. MEC. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries
Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. Secretaria de Educação Básica – Brasília:
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008, p. 39
A frase do aluno revela ao professor um “erro” comum no processo
de alfabetização relacionado à
Grupos operacionais e Coeducação são estratégias de aula que atende as dimensões:
Perrenoud apreende o movimento da profissão de professor em dez grandes famílias de competências. A alternativa que mostra uma dessas famílias de competência é:
“Distribuir os conteúdos no tempo é uma exigência inerente ao ensino. A opção tradicional – ao menos desde o século ______ – consistiu em distribui-los estabelecendo uma correspondência termo a termo entre parcelas de saber e parcelas de tempo [...]." (LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real). A autora se refere a qual século: