Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 215 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

A pedagogia de Projetos pode ser definida como um método pelo qual a classe se ocupa em atividades proveitosas e com propósitos definidos. É o ensino através da experiência. Analise as afirmações abaixo com relação à Pedagogia de Projetos (PP)-

I- APP coloca o aluno em contato com algum projeto concreto em que esteja interessado e em que planeje o empreendimento, colha as informações e, finalmente, leve a efeito os seus planos.

II- No trabalho com projetos o próprio aluno constrói o conhecimento. O professor apenas propõe situações de ensino baseadas nas descobertas espontâneas e significativas dos alunos.

III- Uma das principais características de um trabalho educativo realizado por projetos é a intencionalidade. Todo projeto deve ser orientado por objetivos claros e definidos antecipadamente pelo professor de forma inflexível e austera.

Está(ão) CORRETA(S)

A função simbólica, alimentada pelo meio humano, vem despontando e nesse processo, no final do segundo ano, a fala e as condutas representativas são inegáveis, confirmando uma nova forma de relação com o real, que emancipará a inteligência do quadro perceptivo imediato. Esta função é frágil no início, apoia-se ainda muito tempo nos gestos que a transportam, surge em atos, por isso Wallon a chama de:

Quanto ao planejamento e à organização do trabalho pedagógico, julgue os itens subsecutivos.

O trabalho pedagógico ganha materialidade nas ações por meio do planejamento da escola em geral e do currículo em particular, do processo de ensinar e aprender e da avaliação do trabalho realizado, seja com relação a cada estudante individualmente ou ao conjunto da escola.

A origem da Didática está vinculada ao Pensamento Pedagógico de Amos Comênio. Sobre a origem da sistematização da Pedagogia e da Didática no Ocidente, podemos dizer:

Leia o fragmento abaixo:

“(...) a elaboração didática dos conhecimentos a serem ensinados e aprendidos preconiza um ensino que o autor denomina implicacionista, operacional e reflexivo (...)" (Nilcéa Lemos Pelandré, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura)

Observando o conceito pedagógico em destaque, considera-se correto o que está contido na alternativa, pois se trata de:

O diálogo enquanto ferramenta para o conhecimento desenvolvido entre professor e aluno para assuntos que promovem discussões sobre valores éticos e morais é:

Abaixo estão elencadas condições de avaliação que atendem as dimensões de conteúdos. Assinale a alternativa que atende a dimensão atitudinal.


Como pode ser classificado o tipo de escrita no exemplo da figura?

“O real é que levar à prática o necessário é uma tarefa difícil para a escola. Conhecer as dificuldades e compreender em que medida derivam (ou não) de necessidades legítimas da instituição escolar constituem passos indispensáveis para construir alternativas que permitam superá-las. É por isso que, antes de formular soluções – antes de desdobrar o possível -, é preciso enunciar e analisar as dificuldades." (LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real). Segundo a autora, existem algumas razões para que essa tarefa seja difícil. Marque a opção incorreta referente a essas razões:

Telma Weisz diz que os alunos aprendem a dar informações que julgam importantes para o colega num ambiente:

Marque a opção que não tem a ver com o diálogo entre o professor e o aprendiz e a organização de situações-aprendizagens feitas pelo professor, segundo Telma Weisz:

Analise as afirmações abaixo com relação aos livros didáticos da Educação do Campo.

I- A defesa de livros específicos para escolas rurais, e mais recentemente para escolas localizadas em áreas rurais, é uma questão quase coloca como um dos grandes desafios na atualidade.

II- A existência do PNLD-Campo se configura como uma aproximação da problemática e nos faz compreender que esse é um importante avanço para a produção e seleção de livros didáticos específicos para as escolas do campo.

III- O PNLD-Campo tem por objetivo resolver o problema de educação da população camponesa. Mesmo com o compromisso dos governos, dos últimos séculos, com tais finalidades e questões, ainda existem cerca de 23,2% das pessoas que vivem no campo que não sabem ler nem escrever.

Está(ão) CORRETA(s)

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional vigente, no currículo do ensino fundamental, a oferta da língua inglesa deve ser a partir do

As propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil devem prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que visam assegurar, EXCETO:

Diariamente, ao chegar em sala de aula, os alunos da professora Luciana, que têm idade entre 3 e 4 anos, podem escolher as atividades que irão realizar e os amigos com os quais irão brincar naquele momento. Para ajudar na escolha dos brinquedos e atividades, Luciana organiza cantinhos na sala e, em cada um, ela coloca massinha, papéis e giz de cera, brinquedos de casinha, carrinhos ou jogos de encaixe para que as crianças escolham, livremente.

Sobre a ação da professora, é correto afirmar que está:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282