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Leia as afirmativas que se referem à sequência didática:

I- As sequências didáticas são conjuntos de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação.

II- As sequências didáticas são usadas em qualquer disciplina ou conteúdo, auxiliam o professor a organizar o trabalho na sala de aula de forma gradual, partindo de níveis de conhecimento que os alunos já dominam para chegar a níveis que eles precisam dominar.

III- A sequência didática é uma forma de organização do trabalho pedagógico que permite antecipar o que será enfocado em um determinado período, é variável em função do que os alunos precisam aprender, da mediação e do monitoramento do professor.

IV- O termo sequência didática surge no Brasil, após 1995, no documento ―Diretrizes Curriculares Nacionais para os Anos Iniciais‖ e seu significado relaciona-se a necessidade de definição de um currículo a ser abordado com estas turmas durante em curto período letivo.

Assinale a alternativa que apresenta a resposta INCORRETA:

Há tempos convencionou-se chamar de fracasso escolar os entraves para uma aprendizagem adequada, por parte do corpo discente, dos conteúdos, saberes e valores propagadas pela escola. Para os estudiosos dessa temática, as principais causas do fracasso escolar são:

A evasão escolar constitui preocupação para o gestor local, para os sistemas de ensino e para a sociedade como um todo, que se afasta dos mínimos desejados de educação para todos. Para evitá-la, é necessário que a escola inclua, entre as suas responsabilidades,

Torna-se evidente, quando as políticas públicas se voltam para universalização e a escola básica deixa de ser elitizada, que somente o acesso não é suficiente para que o sujeito aprenda ler e escrever. As práticas pedagógicas permanecem reproduzindo modelos culturais divergentes do grupo ao qual pertencem os alunos, contribuindo para o fracasso escolar, a evasão, e o analfabetismo funcional. Deste fato decorrem as seguintes situações:

I – Diminuição do contingente da EJA em virtude das políticas de acesso e permanência dos jovens na educação.

II - Aumento do contingente de jovens na EJA cujos motivos de abandono do espaço escolar no seu tempo correlato decorrem, dentre outros fatores, das reiteradas repetências, indicadoras do próprio “fracasso”, ou pelas exigências de compor renda familiar, insuficiente para a sobrevivência, face ao desemprego crescente, à informalidade e a degradação das relações de trabalho, ao decréscimo do número de postos.

III - Desafio para os educadores no tocante ao aspecto metodológico obrigando os mesmos a refletirem sobre o sentido das juventudes, bem como dos direitos da mesma.

Miguel Arroyo afirma que à medida que aumenta o número de alunos pobres na escola, aumentam também os índices de reprovação, evasão e defasagem. Assinale a alternativa que apresenta uma frase que resume essa situação.

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