A importância do domínio científico e da habilidade didática para uma educação científica de qualidade é ancorada na defesa de que a aprendizagem das ciências deve ser acompanhada por uma aprendizagem sobre as ciências. Considerando essa proposição, assinale a opção que NÃO corresponde a uma contribuição da inclusão da educação científica crítica no ensino de biologia.
Quando o professor precisa escolher um modelo de sequência didática, o docente depende:
Considerando o texto e as exigências metodológicas do ensino de ciências, julgue o item a seguir.
O uso de espaços denominados não formais, que estão além dos limites físicos das escolas, tem contribuído para a melhoria da qualidade do ensino de ciências.
Para Macedo, agora é fundamental um ensino e uma aprendizagem mais investigativa, ou seja, pautados por projetos ou pelo enfrentamento de situações-problema. O papel do professor, nesse novo cenário, é também o de um:
A professora Maria utiliza estratégias como jogos, atividades lúdicas e materiais manipuláveis para proporcionar aos alunos as diversas situações de aprendizagem as quais colaboram para o desenvolvimento integral dos mesmos. Esses recursos didáticos devem favorecer:
Assinale a alternativa que apresenta o conjunto de atividades, ligadas entre si, que visa a ensinar um conteúdo, gradativamente, etapa por etapa, de acordo com os objetivos propostos para a aprendizagem.
Para Perrenoud, o docente que trabalha a partir das representações dos seus alunos, a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem e constrói e planeja dispositivos e sequências didáticas, possui a competência de referência de:
A didática foi instituída no século XVI como ciência reguladora do ensino. A partir do significado atribuído à didática no campo educacional, é comum ouvir que o professor x ou y é um bom professor porque tem didática. Nos dias atuais, a definição de didática ganhou contornos mais amplos e deve ser compreendida enquanto um campo de estudo que discute as questões que envolvem os processos de ensino.
Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que se pode entender por didática:
Acerca da didática é correto afirmar que:
Gameficação é uma estratégia didática que
No livro Didática da Educação Física, organizado por Elenor Kunz (2016), Ribas apresenta uma classificação dos jogos e esportes de acordo com critérios de interação.
Assinale a alternativa em que, de acordo com Ribas, uma das práticas sociomotrizes está corretamente caracterizada, com a respectiva ênfase que deve ser dada nas atividades desenvolvidas.
Quando um professor utiliza o livro didático como única fonte de dados verdadeiros e não permite questionamentos ou análises vindas por parte dos alunos, ele está excluindo este aluno da sua própria história. Essa postura propicia que o aluno:
A professora Marina cria situações de aprendizagem que permitem aos estudantes pensar sobre os órgãos dos sentidos, estruturas responsáveis pelas diferentes sensações. Ao aliar os conteúdos estudados a prática de higiene e cuidados básicos, o aluno deve:
A didática concretiza planos e credibiliza o trabalho docente, dando suporte para a consumação da cientificidade, deixando de ser algo aleatório, mas autêntico. Nesse sentido, vislumbrando expressar sua competência interpessoal, o professor deve:
De acordo com Demo, para que se transforme o mero ensino em formação e mera aprendizagem em aprender a aprender, um dos passos mais decisivos é a