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Considerando o relato apresentado, julgue o item a seguir, a respeito do comportamento de pessoas surdocegas.

Apesar do seu pseudoisolamento, a pessoa surdocega apresenta grande habilidade em presumir eventos futuros a partir de pistas do ambiente.

Quando o objetivo é ler para os educandos buscando garantir a semelhança com as situações sociais em que faz sentido ler para outras pessoas, é importante, entre outros procedimentos, que o educador: 1- explicite sempre os motivos pelos quais deseja compartilhar a leitura com eles. 2- demonstre que a qualidade do texto é o que motivou a sua escolha como algo que vale a pena ser lido. 3- ofereça elementos contextuais que atribuam sentido à leitura e favorecem a antecipação do que o texto diz. 4- em se tratando de textos literários, prefira escolher aqueles em que o "didático" supere a qualidade literária, utilizando-os principalmente como pretexto para ensinar algum conteúdo escolar. Estão corretos apenas os itens:

Leia as afirmativas que se referem à sequência didática:

I- As sequências didáticas são conjuntos de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação.

II- As sequências didáticas são usadas em qualquer disciplina ou conteúdo, auxiliam o professor a organizar o trabalho na sala de aula de forma gradual, partindo de níveis de conhecimento que os alunos já dominam para chegar a níveis que eles precisam dominar.

III- A sequência didática é uma forma de organização do trabalho pedagógico que permite antecipar o que será enfocado em um determinado período, é variável em função do que os alunos precisam aprender, da mediação e do monitoramento do professor.

IV- O termo sequência didática surge no Brasil, após 1995, no documento ―Diretrizes Curriculares Nacionais para os Anos Iniciais‖ e seu significado relaciona-se a necessidade de definição de um currículo a ser abordado com estas turmas durante em curto período letivo.

Assinale a alternativa que apresenta a resposta INCORRETA:

As crianças adquirem (pelo menos) uma língua, seja essa uma língua oral ou manual. Esse fato é surpreendente dada a complexidade das línguas naturais. Além disso, adquirem uma língua quando ainda são muito novas, numa fase em que mal conseguem amarrar os sapatos ou desenhar em círculos. Ou seja, o processo de aquisição de linguagem, além de ser universal, é também rápido, uma vez que, por volta dos quatro anos de idade, quase toda a complexidade de uma língua é aprendida. Considerando tal complexidade das línguas naturais, questiona-se como todas as crianças adquirem uma língua, aparentemente sem esforço algum e sem serem explicitamente ensinadas. Como mencionado acima, toda criança normal adquire uma língua natural, sem nenhum treinamento especial e sem um input linguístico sequenciado, ou seja, sem nenhuma preocupação com a ordem em que as sentenças são faladas às crianças. Essa propriedade da aquisição de linguagem, segundo Crain e Lillo-Martin (1999), é chamada de universalidade da linguagem. Embora as línguas naturais sejam muito diversas, o curso de aquisição de linguagem é o mesmo em qualquer língua, como tem sido observado translinguisticamente. Para explicar o processo de aquisição de linguagem, uma teoria linguística tem de dar conta dessa universalidade e responder o que é especial sobre linguagem, e sobre as crianças, que garante que elas irão dominar um sistema de regras rico e complexo num período em que estão apenas entrando em idade escolar. Leias as afirmações seguintes sobre as teorias de aquisição da linguagem. I- Chomsky adota uma postura inatista na consideração do processo por meio do qual o ser humano adquire a linguagem. A linguagem, específica da espécie, dotação genética, é um conjunto de comportamentos verbais que seria adquirida como resultado do desencadear de um dispositivo inato, inscrito na mente. II- O argumento básico de Chomsky é: num tempo bastante curto (mais ou menos dos 18 aos 24 meses), a criança, que é exposta normalmente a uma fala precária, fragmentada, cheia de frases truncadas ou incompletas, é capaz de dominar um conjunto complexo de regras ou princípios básicos que constituem a gramática internalizada do falante. Esse argumento, constantemente reafirmado, é chamado de pobreza do estímulo. Um mecanismo ou dispositivo inato de aquisição da linguagem (em Inglês, LAD, Language Acquisition Device), que elabora hipóteses gramaticais sobre dados linguísticos primários (isto é, a língua a que a criança está exposta), gera uma gramática específica, que é a gramática da língua nativa da criança, de maneira totalmente fácil e com um alto grau de instantaneidade. Isto é, esse mecanismo inato faz "desabrochar" o que "já está lá", através da projeção, nos dados do ambiente, de um conhecimento linguístico prévio, sintático por natureza. III- A abordagem chamada de cognitivismo construtivista ou epigenético foi desenvolvida com base nos estudos do epistemólogo suíço Jean Piaget, segundo o qual o aparecimento da linguagem se dá na superação do estágio sensório-motor, por volta dos 18 meses. Neste estágio de desenvolvimento cognitivo se dá o desenvolvimento da função simbólica, por meio da qual um significante (ou um sinal) pode representar um objeto significado, além do desenvolvimento da representação, pela qual a experiência pode ser armazenada e recuperada. IV- Vygotsky explica o desenvolvimento da linguagem (e do pensamento) como tendo origens sociais, externas, nas trocas comunicativas entre a criança e o adulto. Tais estruturas construídas socialmente, "externamente", sofreriam, com o tempo (mais ou menos por volta de dois anos de idade), um movimento de interiorização e de representação mental do que antes era social e internalizado. O pensador propõe que fala e pensamento prático devem ser estudados sob um mesmo prisma e atribui à atividade simbólica, viabilizada pela fala, uma função organizadora do pensamento: com a ajuda da fala, a criança começa a controlar o ambiente e o próprio comportamento. O poderoso instrumento da linguagem é trazido pelo que chama de internalização da ação e do diálogo. V- A partir do início da década de 1980, os dramáticos avanços nas áreas da Neurociência e da Computação deram vazão a uma nova escola de pensamento na Psicologia e nas Ciências Cognitivas em geral – mais atualmente também na Linguística – denominada Conexionismo. Diferentemente do que é defendido pelos teóricos simbolistas, para os quais a linguagem constitui um domínio específico e localizado de conhecimento (domain specific), os conexionistas a concebem como fruto do mesmo mecanismo responsável por processar todas as faculdades cognitivas humanas (domain general). Embora os conexionistas admitam a existência de diferentes sistemas processadores no cérebro (ou seja, diferentes algoritmos de aprendizagem), os princípios que subjazem a esses diferentes processadores são os mesmos. Segundo essa visão, portanto, a natureza do hardware mental restringe a cognição e o que é universal são os princípios que a governam. Além disso, ao defenderem que a aprendizagem é moldada pelas demandas do ambiente, os defensores de modelos conexionistas sugerem uma ‗nova forma de inatismo‘: embora aceitem a postulação de uma estrutura cerebral inata responsável por restringir a aquisição da linguagem, questionam se essa é constituída de módulos especializados de acordo com o tipo de input a ser processado ou se incluem qualquer tipo de conhecimento prévio específico de estruturas gramaticais. É verdadeira a letra:

O professor Ricardo coleciona as produções das crianças, suas escritas, tecendo comentários edificantes no cotidiano, como observador do processo evolutivo de cada um de seus alunos. Essa atitude do professor possibilita:

São critérios que definem as adequações curriculares as afirmações a seguir apresentadas, com exceção somente em:

A didática foi instituída no século XVI como ciência reguladora do ensino. A partir do significado atribuído à didática no campo educacional, é comum ouvir que o professor x ou y é um bom professor porque tem didática. Nos dias atuais, a definição de didática ganhou contornos mais amplos e deve ser compreendida enquanto um campo de estudo que discute as questões que envolvem os processos de ensino.

Nesse sentido, sobre a didática, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Se propõe como princípios, forma e diretrizes que são comuns ao ensino de algumas áreas de conhecimento, buscando compreender a relação que estabelece entre professores, alunos e matéria a ser ensinada.

( ) É o ramo da ciência pedagógica voltada para a formação do aluno em função de finalidades educativas e que tem como objeto de estudo os processos de ensino e aprendizagem.

( ) Trata das relações que se estabelecem entre o ato de ensinar do professor e o ato de aprender do aluno.

( ) É o ramo da ciência pedagógica que aborda o ensino ou a arte de ensinar como um trabalho de mediação de ações pré-definidas destinadas à aprendizagem, criando condições e estratégias que assegurem a construção do conhecimento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

O plano de ensino é como um roteiro detalhado das unidades didáticas para o ano ou semestre. Podemos chamar também de plano de curso ou plano e unidades didáticas. Assinale a alternativa que não apresenta os componentes de um plano de ensino.

Considerando o texto e as exigências metodológicas do ensino de ciências, julgue o item a seguir.

A produção de materiais de boa qualidade informativa e a exposição entusiástica pelo professor na transmissão de seus conhecimentos para os estudantes constitui a base dos princípios construtivistas.

Para a dinâmica da sala de aula, diferentes momentos podem ser simultâneos ou sucessivos em termos de aprendizagem. Para Hoffmann, esses momentos podem ser: I. Algo novo a conhecer que o mobiliza, provocando-lhe desejo e/ou necessidade de aprender. II. Experiências educativas que constituirão o cenário de aprendizagem. III. A expressão do conhecimento através de várias formas de representação e diferentes patamares de reflexão. Quais estão corretas?

Para responder à questão, considere o tema Planejamento Escolar, de acordo com Celso Vasconcellos.

Um projeto de ensinoaprendizagem será um tanto melhor quanto mais estiver articulado à: I. Realidade dos alunos. II. Essência significativa da área do saber. III. Realidade social mais geral. Quais estão corretas?

Considerando o texto e as exigências metodológicas do ensino de ciências, julgue o item a seguir.

Tecnologias inovadoras como o uso de vídeos, simulações computacionais e aulas a distância devem ser empregadas no ensino de ciências, independentemente de os professores ou estudantes terem sido preparados para tais inovações.

Com relação às estratégias e práticas no ensino de física, julgue o item a seguir.

Transposição didática é um conceito similar ao conceito de divulgação científica.

A Didática e as metodologias específicas das matérias de ensino formam uma unidade, mantendo entre si relações recíprocas. A Didática, com base em seus vínculos com a Pedagogia, na visão crítica generaliza processos e procedimentos obtidos na investigação da matérias específicas, das ciências que:

Nessa perspectiva, é correto afirmar que o ensino, enquanto objeto de estudo da didática, deve estar focado

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