Para responder às questão, considere o tema Alfabetização e Letramento do MEC.
Quando pensamos em agrupar os alunos de forma produtiva, pensamos em organizar duplas ou pequenos grupos, em que umas crianças possibilitem proporcionar, através de ideias e questões, aprendizagens às outras. Para que isso aconteça, devemos ficar atentos a alguns detalhes: I. O educador precisa saber, entender e dominar o que seus educandos sabem, analisando se grafa e reconhece as letras. II. Os alunos têm capacidade de refletir sobre os sons da fala (consciência fonológica). III. Entendem a função da leitura e da escrita; percebem as unidades menores que compõem o sistema de escrita, dentre outras. Quais estão corretos?
Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o próximo item, relativos à metodologia de ensino de ciências.
Na abordagem cognitivista do ensino de ciências, o foco se dá na análise dos impactos ambientais promovidos pelo desenvolvimento científico e tecnológico e na promoção do desenvolvimento de ações de conservação, o que demanda a análise das implicações sociais, políticas e éticas.
Considerando o texto e as exigências metodológicas do ensino de ciências, julgue o item a seguir.
A escola deve se limitar a ensinar como os fenômenos da ciência ocorrem, evitando processos de construção da ciência, os quais frequentemente retiram o foco da aprendizagem.
O processo de aprendizagem deve levar em conta, de forma progressiva, a escola, a comunidade, o Estado e o país. É importante também que os alunos:
Sobre as vantagens de se trabalhar com projetos didáticos, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Produzir atividades novas e incrementar atividades realizadas.
( ) Envolver os alunos.
( ) Organizar e valorizar o conhecimento escolar.
( ) Conscientizar os alunos de seu processo de aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A escola tem papel fundamental no desenvolvimento de todos os alunos. Um desafio a ser perseguido neste cotidiano é o esforço em desenvolver alunos praticantes da leitura e da escrita. Neste sentido, é INCORRETO:
O professor Nicolau considera importante ler histórias e poesias para as crianças. Como um leitor crítico, Nicolau deve incentivar a leitura dos livros que são apresentados, em seguida, objetivando que as crianças possam:
Segundo Libâneo (2013), a interação professor-alunos é um aspecto fundamental da organização da situação didática, tendo em vista alcançar os objetivos do processo de ensino: a transmissão e assimilação dos conhecimentos, hábitos e habilidades. Associe as duas colunas, relacionando os aspectos da interação professor-alunos.
A sequência CORRETA dessa associação é:
Sobre o papel mediador do professor na prática pedagógica com crianças, leia as afirmativas.
1- Ele é responsável por criar condições, para que os alunos pensem e atuem por si mesmos e que consigam ter a capacidade de pensar e examinar criticamente as ide ias que lhes são apresentadas e a realidade social.
2- O professor mediador desempenha o papel de servir como elo entre o aluno e a matéria de aprendizagem.
3- O que quer que o professor faça nas atividades pedagógicas, se não resultar na interação do aluno com o objeto de aprendizagem e vice-versa, nada acontecerá na ação de construção do conhecimento.
4- O docente contribui, sobretudo, para o desenvolvimento da autonomia perante o conhecimento, o que significa contribuir para a formação de cidadãos críticos e capazes de fazer uma leitura consciente das situações que os cercam.
5- O papel do professor é estabelecer relações dialógicas de ensino e aprendizagem; em que ele estabeleça os caminhos a serem seguidos no processo de aprendizagem.
Está correto apenas o que se afirma em:
Para garantir a plena inclusão das pessoas com deficiência nas escolas, é necessário:
A alternativa que completa adequadamente a frase acima é:
Ao utilizar-se de sequências didáticas o educador deve estar ciente de que elas:
Dada a natureza dinâmica dos projetos, a interação entre alunos x docentes e alunos x alunos no processo de aprendizagem precisa ser:
O ponto de partida para a elaboração do planejamento didático, pelo professor é:
Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o próximo item, relativos à metodologia de ensino de ciências.
As propostas de ensino de ciências que valorizem a experimentação devem proporcionar aos estudantes a chance de fazer observações de determinado fenômeno e formular e testar hipóteses.
Considerando o texto e as exigências metodológicas do ensino de ciências, julgue o item a seguir.
O professor que consegue que os estudantes façam o papel de ouvintes atentos e quietos adota uma vivência interativa em sala de aula.