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Folha de respostas:

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No passado, o cuidado e a educação das crianças eram exclusivamente tarefas da família. Posteriormente, as crianças passaram a ser vistas como “pequenos adultos" e tinham que trabalhar logo cedo, quando alcançavam certo grau de independência. Já, nos dias atuais:


Assim, a todos os cidadãos, deve ser garantido:

I. Direito de um tratamento diferenciado, perante os tribunais ou outro órgão que administre justiça; direito à segurança ou à proteção do Estado, contra violência ou lesão corporal cometida, seja por funcionários de Governo, seja por qualquer indivíduo, grupo ou instituição.

II. Direito de participar das eleições - votar e ser votado - de acordo com o sistema de sufrágio universal e igual direito de tomar parte no Governo, assim como na direção de dois assuntos públicos, em qualquer grau, e o direito de acesso, em igualdade de condições, às funções públicas.

III. Direito de circular parcialmente e de escolher residência dentro das fronteiras do Estado; direito de deixar qualquer país, inclusive o seu, e de retornar a seu país.

IV. Direito a uma nacionalidade; direito de casar-se e escolher o cônjuge; direito tanto individual como coletivo à propriedade.

V. Direito ao trabalho, à escolha do trabalho, a condições equivalentes e satisfatórias de trabalho, à proteção contra o desemprego, a um salário igual para um trabalho igual e a uma remuneração equitativa e satisfatória.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

A importância do domínio científico e da habilidade didática para uma educação científica de qualidade é ancorada na defesa de que a aprendizagem das ciências deve ser acompanhada por uma aprendizagem sobre as ciências. Considerando essa proposição, assinale a opção que NÃO corresponde a uma contribuição da inclusão da educação científica crítica no ensino de biologia.

Quando o professor precisa escolher um modelo de sequência didática, o docente depende:

Considerando o texto e as exigências metodológicas do ensino de ciências, julgue o item a seguir.

O uso de espaços denominados não formais, que estão além dos limites físicos das escolas, tem contribuído para a melhoria da qualidade do ensino de ciências.

Para Macedo, agora é fundamental um ensino e uma aprendizagem mais investigativa, ou seja, pautados por projetos ou pelo enfrentamento de situações-problema. O papel do professor, nesse novo cenário, é também o de um:

A professora Maria utiliza estratégias como jogos, atividades lúdicas e materiais manipuláveis para proporcionar aos alunos as diversas situações de aprendizagem as quais colaboram para o desenvolvimento integral dos mesmos. Esses recursos didáticos devem favorecer:

Para Perrenoud, o docente que trabalha a partir das representações dos seus alunos, a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem e constrói e planeja dispositivos e sequências didáticas, possui a competência de referência de:

A didática foi instituída no século XVI como ciência reguladora do ensino. A partir do significado atribuído à didática no campo educacional, é comum ouvir que o professor x ou y é um bom professor porque tem didática. Nos dias atuais, a definição de didática ganhou contornos mais amplos e deve ser compreendida enquanto um campo de estudo que discute as questões que envolvem os processos de ensino.

Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que se pode entender por didática:

Acerca da didática é correto afirmar que:

Gameficação é uma estratégia didática que

No livro Didática da Educação Física, organizado por Elenor Kunz (2016), Ribas apresenta uma classificação dos jogos e esportes de acordo com critérios de interação.

Assinale a alternativa em que, de acordo com Ribas, uma das práticas sociomotrizes está corretamente caracterizada, com a respectiva ênfase que deve ser dada nas atividades desenvolvidas.

Quando um professor utiliza o livro didático como única fonte de dados verdadeiros e não permite questionamentos ou análises vindas por parte dos alunos, ele está excluindo este aluno da sua própria história. Essa postura propicia que o aluno:

A professora Marina cria situações de aprendizagem que permitem aos estudantes pensar sobre os órgãos dos sentidos, estruturas responsáveis pelas diferentes sensações. Ao aliar os conteúdos estudados a prática de higiene e cuidados básicos, o aluno deve:

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