Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 215 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Para responder às questão, considere o tema Alfabetização e Letramento do MEC.

Quando pensamos em agrupar os alunos de forma produtiva, pensamos em organizar duplas ou pequenos grupos, em que umas crianças possibilitem proporcionar, através de ideias e questões, aprendizagens às outras. Para que isso aconteça, devemos ficar atentos a alguns detalhes: I. O educador precisa saber, entender e dominar o que seus educandos sabem, analisando se grafa e reconhece as letras. II. Os alunos têm capacidade de refletir sobre os sons da fala (consciência fonológica). III. Entendem a função da leitura e da escrita; percebem as unidades menores que compõem o sistema de escrita, dentre outras. Quais estão corretos?

Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o próximo item, relativos à metodologia de ensino de ciências.

Na abordagem cognitivista do ensino de ciências, o foco se dá na análise dos impactos ambientais promovidos pelo desenvolvimento científico e tecnológico e na promoção do desenvolvimento de ações de conservação, o que demanda a análise das implicações sociais, políticas e éticas.

Considerando o texto e as exigências metodológicas do ensino de ciências, julgue o item a seguir.

A escola deve se limitar a ensinar como os fenômenos da ciência ocorrem, evitando processos de construção da ciência, os quais frequentemente retiram o foco da aprendizagem.

O processo de aprendizagem deve levar em conta, de forma progressiva, a escola, a comunidade, o Estado e o país. É importante também que os alunos:

Sobre as vantagens de se trabalhar com projetos didáticos, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Produzir atividades novas e incrementar atividades realizadas.

( ) Envolver os alunos.

( ) Organizar e valorizar o conhecimento escolar.

( ) Conscientizar os alunos de seu processo de aprendizagem.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

A escola tem papel fundamental no desenvolvimento de todos os alunos. Um desafio a ser perseguido neste cotidiano é o esforço em desenvolver alunos praticantes da leitura e da escrita. Neste sentido, é INCORRETO:

O professor Nicolau considera importante ler histórias e poesias para as crianças. Como um leitor crítico, Nicolau deve incentivar a leitura dos livros que são apresentados, em seguida, objetivando que as crianças possam:

Segundo Libâneo (2013), a interação professor-alunos é um aspecto fundamental da organização da situação didática, tendo em vista alcançar os objetivos do processo de ensino: a transmissão e assimilação dos conhecimentos, hábitos e habilidades. Associe as duas colunas, relacionando os aspectos da interação professor-alunos.

A sequência CORRETA dessa associação é:

Sobre o papel mediador do professor na prática pedagógica com crianças, leia as afirmativas.

1- Ele é responsável por criar condições, para que os alunos pensem e atuem por si mesmos e que consigam ter a capacidade de pensar e examinar criticamente as ide ias que lhes são apresentadas e a realidade social.

2- O professor mediador desempenha o papel de servir como elo entre o aluno e a matéria de aprendizagem.

3- O que quer que o professor faça nas atividades pedagógicas, se não resultar na interação do aluno com o objeto de aprendizagem e vice-versa, nada acontecerá na ação de construção do conhecimento.

4- O docente contribui, sobretudo, para o desenvolvimento da autonomia perante o conhecimento, o que significa contribuir para a formação de cidadãos críticos e capazes de fazer uma leitura consciente das situações que os cercam.

5- O papel do professor é estabelecer relações dialógicas de ensino e aprendizagem; em que ele estabeleça os caminhos a serem seguidos no processo de aprendizagem.

Está correto apenas o que se afirma em:

Para garantir a plena inclusão das pessoas com deficiência nas escolas, é necessário:

A alternativa que completa adequadamente a frase acima é:

Ao utilizar-se de sequências didáticas o educador deve estar ciente de que elas:

Dada a natureza dinâmica dos projetos, a interação entre alunos x docentes e alunos x alunos no processo de aprendizagem precisa ser:

O ponto de partida para a elaboração do planejamento didático, pelo professor é:

Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o próximo item, relativos à metodologia de ensino de ciências.

As propostas de ensino de ciências que valorizem a experimentação devem proporcionar aos estudantes a chance de fazer observações de determinado fenômeno e formular e testar hipóteses.

Considerando o texto e as exigências metodológicas do ensino de ciências, julgue o item a seguir.

O professor que consegue que os estudantes façam o papel de ouvintes atentos e quietos adota uma vivência interativa em sala de aula.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282